Catetinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Catetinho
Tipo museu, Residência oficial
Inauguração 1956 (62 anos)
Geografia
Coordenadas 15° 56' 51.43" S 47° 59' 18.20" O
Cidade Brasília
País Brasil

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente do Brasil Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília. Está situado às margens da rodovia BR-040, próximo às cidades de Santa Maria e Gama.

História[editar | editar código-fonte]

O nome é uma ligação com a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956. É um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como "Palácio de Tábuas".

Foi planejado sem conforto ou honras oficiais, para que o Presidente não se distanciasse dos trabalhadores, que viviam em barracos e tendas. Ainda hoje de pé, abrem-se, aos visitantes, alguns cômodos, como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.

O Catetinho foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1959.[1]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catetinho

Referências

  1. «DePHA - Bens Tombados e Bem Registrado». Consultado em 11 de agosto de 2008. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.