Portal:Arquitetura e urbanismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bem vindos ao
Portal da Arquitetura e urbanismo

Este portal é parte integrante do Projeto Arquitetura e urbanismo.
O projeto livre que todos podemos editar.

1327 artigos de arquitetura e urbanismo em português
3 usuários ativos

Artigo destacado Apresentação


Pintura de William Bruce, por John Michael Wright, c. 1964, na Galeria Nacional da Escócia.

Sir William Bruce de Kinross, 1° Baronete de Balcaskie (c. 16301 de janeiro de 1710) foi um arquiteto-cavalheiro escocês, descrito por Howard Colvin como "o fundador efetivo da arquitetura clássica na Escócia". Como figura fundamental na introdução do palladianismo na Escócia, foi comparado a arquitetos ingleses, como Inigo Jones e Christopher Wren, e seus contemporâneos introdutores do estilo francês na arquitetura doméstica, Hugh May e sir Roger Pratt.

Bruce era um comerciante em Roterdã durante a década de 1650, e desempenhou um papel na restauração de Carlos II em 1659. Ele levou mensagens entre o rei exilado e o general George Monck, e sua lealdade a ele foi recompensada com lucrativas nomeações oficiais, incluindo a de Inspetor Geral das Obras do Rei da Escócia, tornando-o efetivamente "o arquiteto do rei". Seus patronos incluíam John Maitland, 1.º Duque de Lauderdale, o homem mais poderoso da Escócia na época, e Bruce tornou-se um membro do parlamento escocês, rapidamente integrando o Conselho Privado da Escócia.

Apesar de sua falta de conhecimentos técnicos, tornou-se o arquiteto mais importante de seu tempo, na Escócia. Ele trabalhava com pedreiros e construtores profissionais competentes, a quem transmitiu um vocabulário clássico; assim a sua influência foi levada muito além de seu próprio círculo aristocrático. Começando na década de 1660, Bruce construiu e remodelou uma série de casas de campo, incluindo o Castelo de Thirlestane para o Duque de Lauderdale, e Prestonfield House. Entre suas obras mais significativas estão a sua própria mansão palladiana em Kinross, construída em Loch Leven, propriedade que ele havia comprado em 1675. Como arquiteto do rei, ele empreendeu a reconstrução do Palácio Real de Holyrood na década de 1670, que deu ao palácio sua aparência atual. Após a morte de Carlos II, Bruce perdeu favores políticos, e mais tarde, após a adesão de Guilherme III e II e Maria II, ele foi preso mais de uma vez como um suspeito de jacobitismo. No entanto, conseguiu continuar a sua obra arquitetônica, muitas vezes fornecendo seus serviços a outros com simpatias jacobitas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

A Arquitetura refere-se tanto ao processo quanto ao produto de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Uma definição mais precisa da área envolve todo o design (ou seja, o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território). Neste percurso, o trabalho de arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do arquiteto), como prédios, casas, igrejas, palácios, entre outros edifícios. Segundo este ponto de vista, o trabalho do arquiteto envolveria, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.

Artigo bom Imagem em destaqueVE
Capa do catálogo de trabalhos da Vkhutemas, da autoria de El Lissitzky, 1927

Vkhutemas (em russo: Вхутемас, acrónimo para Высшие художественно-технические мастерские Vysshiye Khudojestvenno-Tekhnicheskiye Masterskiye (Escola Superior de Arte e Técnica) foi uma escola artística e tecnológica estatal Russa fundada em 1920 em Moscovo, sucedendo à Svomas. A instituição foi estabelecida por decreto de Vladimir Lenin com a finalidade de, nas palavras do governo Soviético, "preparar artistas com a mais alta qualificação para a indústria, e construtores e gestores para o ensino técnico-profissional." O corpo da escola era composto por 100 membros e frequentada por 2500 alunos. A Vkhutemas formou-se através da fusão de duas escolas existentes: a Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscovo e a Escola Stroganov de Artes Aplicadas. A instituição possuía as faculdades de artes e de indústria: a faculdade de artes leccionava cursos em artes gráficas, escultura e arquitetura, enquanto a faculdade de indústria leccionava cursos em impressão, têxtil, cerâmica, marcenaria e trabalho em metal. Foi um centro para três dos maiores movimentos artísticos da vanguarda russa na arte e arquitetura: construtivismo, racionalismo e suprematismo. Nas oficinas, alunos e professores transformavam posturas em arte e realidade através do uso de geometria precisa com ênfase no espaço, naquela que foi uma das maiores revoluções na história da arte. Em 1926 a escola foi reorganizada em função de um novo reitor e o nome seria alterado para "Instituto", ou Vkhutein (Вхутеин, Высший художественно-технический институт, Vkhutein, Vysshiye Khudojestvenno-Tekhnicheskii Institut). Foi extinta em 1930, face às pressões políticas externas e internas ao longo dos seus dez anos de existência. O corpo docente, estudantes e legado foram distribuídos por seis outras escolas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Biografia da semanaVE Construção da semanaVE
Antoni Placid Gaudí i Cornet, em foto de 15 de março de 1878, Barcelona, Espanha, por Pau Audouard.

Antoni Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.

Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Gaudi dedicava atenção aos mais íntimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.

Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, Gaudí tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudí raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.

A obra de Gaudí é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO. A devoção católica de Gaudí intensificou-se ao longo da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Maquete do Templo de Ártemis em seu auge no Miniatürk

O Templo de Ártemis ou Templo de Diana foi uma das sete maravilhas do Mundo Antigo, localizado em Éfeso. Era o maior templo do mundo antigo, e durante muito tempo o mais significativo feito da civilização grega e do helenismo, construído para a deusa grega Ártemis, da caça e dos animais selvagens. Foi construído no século VI a.C. no porto mais rico da Ásia Menor pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metágenes.

Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma. Duzentos anos mais tarde foi destruído por um grande incêndio, e reerguido por Alexandre, o Grande. Atualmente, após sucessivos terremotos e saques, apenas uma solitária coluna do templo reerguida por arqueólogos alemães no século XIX encontra-se de pé.

O primeiro santuário (têmeno) antecedeu a imigração jônica em muitos anos e data da Idade do Bronze. Calímaco, em seu Hino a Ártemis, atribuiu isto às Amazonas. No século VII a.C., o templo foi destruído por uma inundação. Sua reconstrução começou por volta de 550 a.C., sob o arquiteto cretense Quersifrão e seu filho Metágenes, à custa de Creso da Lídia: o projeto levou 10 anos para ser concluído. O templo foi destruído em 356 a.C. por um ato de incêndio por Heróstrato e foi novamente reconstruído, desta vez como a Maravilha.

Antípatro de Sídon, que compilou a lista das Sete Maravilhas, descreve o templo:


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
28 de abril na arquitetura e urbanismoVE Eventos atuaisVE
Empty Sky, memorial do 11 de setembro do qual Frederic Schwartz foi um dos arquitetos.

Mais eventos sobre o tema: 27 de abril28 de abril29 de abril



» 28 de abril de 2024

Praça das Artes, em São Paulo, no ano de 2016
  • 27/05/2020 – Domino Park em Nova Iorque introduz círculos no chão para garantir distanciamento – Fonte: Archdaily.com.br.
  • 26/05/2020 – Restaurante em Amsterdã recebe clientes em estufas privativas para garantir isolamento – Fonte: Archdaily.com.br.
  • 24/05/2020 – 10 Obras públicas no Brasil (foto) em que a qualidade falou mais alto – Fonte: Archdaily.com.br.
Vídeo da semanaVE Sabia que...VE
Ver no Commons
Imagens aéreas registradas por drone do não já existente Domo de Immerath
Créditos: Trabalho próprio de usuário do Commons, c:User:Elya.

Vídeo registrado por drone da Igreja de São Lamberto, em Immerath, Alemanha, a qual foi demolida em 2018 por conta da abertura de uma mina.



Casa da Cascata

... Frank Lloyd Wright teve que retirar as escoras da laje da Casa da Cascata com as próprias mãos, pois os operários temiam que ela viesse abaixo?

... o edifício Millennium Palace, na cidade de Balneário Camboriú, com 177,3 metros de altura e 52 andares, é a maior estrutura de concreto armado do Brasil?

... Oscar Niemeyer iniciou sua carreira, aos 28 anos, trabalhando sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão?

... Sérgio Bernardes, ao vencer a Bienal de Veneza, em 1964, trocou o prêmio em dinheiro por uma Ferrari, que levava em suas viagens ao exterior e pilotava em autódromos?

Categorias ColaboreVE
Colabore
Colabore

Ex-Artigos Destacados que precisam de Revisão
Arquitetura desconstrutivista | Arquitetura do Renascimento | Azulejo | Capela Sistina | Castelo dos Mouros (Sintra) | Catedral de Notre-Dame de Paris | Estilo Gótico | Fortaleza de Sagres | História da Arquitetura | Mosteiro da Batalha | Ordem arquitetónica | Palácio do Príncipe de Mônaco | Palácio Heian | Palácio Nacional da Pena | Pirâmides de Gizé | Taj Mahal | Urbanismo | Veja mais...


Fundir/Traduzir:
International Style (architecture) | Arquitetura brutalista | Veja mais...


Desenvolver:
arquitrave | canelura | cornija | estereóbata | estilóbata | entablamento | entasis | equino (arquitetura) | fuste | frontão | métopa | mútulo | propileus | tríglifo | Tímpano (arquitetura) | obra de arquitetura | espaço arquitetônico | ordem dórica | ordem jónica | ordem compósita | ordem toscana | | gentrificação | arquitectura da Roma Antiga | arquitetura do Egito Antigo | arquitetura high-tech | arquitetura orgânica | arquitectura islâmica | basílica | Ermínia Maricato | Rafael Moneo | catedral de Santiago de Compostela | Carta de Atenas | regionalismo crítico | arquitetura racionalista | clarabóia | tipologia (arquitectura) | arquitetura contemporânea | arquitetura historicista | reabilitação | arquitetura da Pré-História | arquitetura brutalista | Transformações de Paris no Segundo Império | Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes | | conforto ambiental mais:[1][2][3][4][5]


Pedidos
firmitas | utilitas | venustas | planejamento urbano participativo | pendente | Igreja de Santa Maria (Marco de Canavases) | polinucleação | Plano de Barcelona | trânsito de passagem | arquitetura das Américas | arquitetura da Oceania | Mecanoo | sistema estrutural | história do urbanismo | solo criado | instrumento urbanístico | uso e ocupação do solo | renda da terra | Carlos Milan | Edifício Sarti | David Chipperfield | Josiah Conder | George Grant Elmslie | Calvert Vaux | David Adjaye | Richard Upjohn | Veja mais...


Sem imagens
Instituto de Arquitetos do Brasil | Unidade de vizinhança | Obra do Berço | mais

Portais e projetos relacionadosVE
Arquitetura e urbanismo em outros projetos WikimediaVE