Bens de produção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bem de capital)
Ir para: navegação, pesquisa

Bens de produção são bens usados na produção de outros bens, especialmente bens de consumo, embora não sejam diretamente incorporados ao produto final. São as máquinas, equipamentos e instalações de uma indústria, veículos e material de transporte. Alguns autores consideram bem de capital como sinônimo de bem de produção. Já outros incluem, entre os bens de produção, todos os bens utilizados na produção de um bem ou produto final - não apenas os bens de capital mas também os bens intermediários e matérias-primas.[1]

A indústria de bens de produção produz o equipamento necessário a outras indústrias - instrumentos, máquinas, ferramentas. [2] entao sao chamados de produçao de bens

Bens de consumo e bens de capital[editar | editar código-fonte]

É importante notar a diferença entre bem de consumo e bem de capital: o primeiro é utilizado, aplicado ou gasto para atender as necessidades de indivíduos ou empresas. Por exemplo, automóveis são frequentemente considerados bens de consumo duráveis, quando adquiridos para uso pessoal. Um caminhão betoneira, no entanto, pode ser considerado um bem de capital, pois é utilizado por empresas de construção na produção de casas, que afinal serão consumidas pelos indivíduos. Mas uma edificação também pode ser usada para instalar uma fábrica, onde serão produzidos outros bens; neste caso, essa edificação é considerada como um bem de capital.

Referências

  1. SANDRONI, Paulo. Bens de capital p. 51. Scribd: Novíssimo Dicionario de Economia.
  2. Michel Deliberali Marson (setembro-dezembro de 2008). A indústria de bens de capital no processo de industrialização na década de 1930: crescimento e diversificação no Estado de São Paulo. ANPEC.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.