Pode Entrar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Multishow Registro Pode Entrar
Álbum de estúdio de Ivete Sangalo
Lançamento 5 de junho de 2009
(ver histórico de lançamento)
Gravação Estúdio Queridona (montado na própria casa de Ivete Sangalo em Salvador, Bahia), de novembro de 2008 a março de 2009
Gênero(s) Axé, MPB, forró, pop
Duração 66:32
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, download digital, DVD
Gravadora(s) Caco Discos
Universal Music
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Ivete Sangalo
Último
Último
Veveta e Saulinho - A Casa Amarela
(2008)
Duetos
(2010)
Próximo
Próximo
Singles de Multishow Registro: Pode Entrar
  1. "Cadê Dalila"
    Lançamento: Dezembro de 2008
  2. "Agora Eu Já Sei"
    Lançamento: Abril de 2009
  3. "Quanto Ao Tempo"
    Lançamento: 18 de agosto de 2009
  4. "Na Base do Beijo"
    Lançamento: 30 de outubro de 2009
  5. "Meu Segredo"
    Lançamento: 13 de abril de 2010[1]
Singles de Pode Entrar -
Singles Promocionais

Multishow Registro Pode Entrar, ou apenas Pode Entrar, é o décimo álbum de estúdio da cantora brasileira Ivete Sangalo, lançado no dia 5 de junho de 2009 em CD e DVD.

Gravado em um estúdio na sua casa e com mais de 500 mil cópias vendidas, o álbum recebeu criticas positivas e extraiu 2 hits número 1: "Cadê Dalila" & "Na Base do Beijo", além das baladas "Agora Eu Já Sei", "Quanto Ao Tempo" e "Meu Segredo". Foi também lançada como single promocional a canção "Sintonia e Desejo" nas rádios da Bahia & Teus Olhos como trilha sonora da novela Ti Ti Ti. O álbum recebeu três indicações ao Grammy Latino de 2009.

Sobre o álbum[editar | editar código-fonte]

Gravado em um estúdio montado na própria casa da cantora, em Salvador, o projeto traz Ivete em um clima intimista, recebendo amigos artistas em sua casa para duetos e parcerias musicais consagradas e também inéditas.

Entre os convidados, nomes consagrados da música brasileira, como Maria Bethânia, Lulu Santos e Carlinhos Brown; novas parcerias, como o cantor Marcelo Camelo (líder da banda Los Hermanos) e o grupo cearense de forró Aviões do Forró (representado por seus vocalistas Alexandre Avião e Solange Almeida, o sanfoneiro Valcir e o baterista Pedro Riquelme); e a participação de Saulo Fernandes, grande amigo de Ivete e atual líder da Banda Eva.

As principais canções do disco são "Cadê Dalila" (lançada em fins de 2008, fez grande sucesso no verão e no Carnaval de 2009, sendo considerada a música do Carnaval de Salvador), "Agora Eu Já Sei" (balada romântica lançada em abril de 2009), "Quanto Ao Tempo" (composição de Carlinhos Brown, que também foi gravada pelos Paralamas do Sucesso no álbum Brasil Afora), Na Base do Beijo (novo single da cantora, lançado em outubro de 2009).

Foram também regravadas as canções "Completo" (canção originalmente composta para a campanha publicitária do banco Bradesco, lançada como faixa bônus do disco Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã), que conta com a participação da irmã de Ivete, Mônica De San Galo;[2] e de Meu Maior Presente, originalmente gravada para o disco Festa, de 2001.

Também merecem destaque os duetos gravados para o disco: "Brumário" (regravação de Lulu Santos, com a participação deste), "Quanto ao Tempo" (composição de Carlinhos Brown, com participação deste), "Muito Obrigado Axé" (com participação de Maria Bethânia, esta é também uma canção de Carlinhos Brown, junto com "Quanto ao Tempo" e "Cadê Dalila"), "Vale Mais" (dueto com Saulo Fernandes, do EVA), "Sintonia e Desejo" (com os Aviões do Forró, que tocam a canção em suas turnês desde junho de 2009), "Teus Olhos" (regravação de Marcelo Camelo, com a participação deste), além de "Completo" (acima mencionado, com participação de Mônica De San Galo, irmã de Ivete).

O DVD apresenta uma faixa extra: a canção "Fã", uma composição de Mônica gravada por Ivete quando liderava a Banda Eva no álbum Eva, Você e Eu, de 1998.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Multishow Registro Pode Entrar
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Balakbak"   Esquisito, Pururu, Binho Nunes e Sand Vidal 4:15
2. "Cadê Dalila"   Carlinhos Brown e Alain Tavares 3:11
3. "Teus Olhos" ((part. Marcelo Camelo)) Marcelo Camelo 3:57
4. "Agora Eu Já Sei"   Ivete Sangalo e Gigi 4:37
5. "Brumário" ((part. Lulu Santos)) Lulu Santos 4:04
6. "Meu Segredo"   Ramón Cruz 4:00
7. "Completo" ((part. Mônica San Galo)) Ivete Sangalo e Gigi 3:57
8. "Eu Tô Vendo"   Ivete Sangalo, Fabinho O'Brian e Gigi 3:30
9. "Na Base do Beijo"   Alain Tavares e Rita Mendes 3:11
10. "Sintonia e Desejo" ((part. Aviões do Forró)) Ivete Sangalo e Gigi 3:43
11. "Oba Oba"   Ivan Lawinscky, Ivan Brasil e Sinho Maia 3:50
12. "Viver com Amor"   Ramón Cruz 3:12
13. "Vale Mais" ((part. Saulo Fernandes)) Ramón Cruz e Ivete Sangalo 4:12
14. "Meu Maior Presente"   Ramón Cruz 3:52
15. "Quanto Ao Tempo" ((part. Carlinhos Brown)) Carlinhos Brown e Michael Sullivan 4:34
16. "Muito Obrigado Axé" ((part. Maria Bethânia)) Carlinhos Brown 4:44
17. "Não Me Faça Esperar"   Fabinho O'Brian e Gigi 3:35
Duração total:
63:02

DVD[editar | editar código-fonte]

O DVD apresente a canção "", composta por Mônica de San Galo.

DVD Multishow Registro Pode Entrar
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Balakbak"   Esquisito, Pururu, Binho Nunes e Sand Vidal  
2. "Eu Tô Vendo"   Ivete Sangalo, Fabinho O'Brian e Gigi  
3. "Brumário" ((part. Lulu Santos)) Lulu Santos  
4. "Agora Eu Já Sei"   Ivete Sangalo e Gigi  
5. "Teus Olhos" ((part. Marcelo Camelo)) Marcelo Camelo  
6. "Meu Maior Presente"   Ramón Cruz  
7. "Completo" ((part. Mônica de San Galo)) Ivete Sangalo e Gigi  
8. "Na Base do Beijo"   Alain Tavares e Rita Mendes  
9. "Cadê Dalila"   Carlinhos Brown e Alain Tavares  
10. "Sintonia e Desejo" ((part. Aviões do Forró)) Ivete Sangalo e Gigi  
11. "Oba Oba"   Ivan Lawinscky, Ivan Brasil e Sinho Maia  
12. "Viver com Amor"   Ramón Cruz  
13. "Vale Mais" ((part. Saulo Fernandes)) Ramón Cruz e Ivete Sangalo  
14. "Meu Segredo"   Ramón Cruz  
15. "Quanto ao Tempo" ((part. Carlinhos Brown)) Carlinhos Brown e Michael Sullivan  
16. "Muito Obrigado Axé" ((part. Maria Bethânia)) Carlinhos Brown  
17. "Fã"   Mônica de San Galo  
18. "Não Me Faça Esperar"   Fabinho O'Brian e Gigi  

Recepção e vendagem[editar | editar código-fonte]

A maioria das críticas ao álbum foi positiva, devido à exploração de outros ritmos musicais e às parcerias. Porém, o dueto de Ivete com sua irmã Mônica San Galo' foi duramente criticado. Apesar disto, canções como "Balakbak", "Oba Oba" e "Meu Segredo" também foram bem aceitas pela crítica.

Em sua primeira semana de vendas, vendeu 100 mil cópias (disco de platina), sendo o álbum de mais rápida vendagem do ano de 2009 e o segundo da carreira da cantora. Até agora, contabilizam-se mais de 500 mil exemplares.

Singles[editar | editar código-fonte]

O primeiro single do álbum é "Cadê Dalila", que estreou no dia 28 de novembro de 2008 nas rádios do Brasil. Na quarta semana de rádio, a canção se torna o 11º single solo de Ivete a atingir o topo do Hot 100 Brasil.

O segundo single, a balada romântica "Agora Eu Já Sei", teve sua estreia no dia 23 de abril, chegando à segunda posição no Hot 100 Brasil.

O terceiro single, "Quanto Ao Tempo" chegou às rádios de todo o Brasil, no dia 18 de agosto. O dueto com Carlinhos Brown, também autor da canção, é o primeiro single oficial com participação especial. A canção debutou nas paradas na posição de nº 68 e ficou entre as 30 mais pedidas nas rádios.[3]

O quarto single do álbum, "Na Base do Beijo", foi lançado nas rádios no dia 30 de outubro.[4] A canção é uma das preferidas dos fãs no show, prometendo ser o sucesso do verão e do Carnaval 2010.[5] No Hot 100 Brasil, a canção se tornou o seu 12º número 1 e o 2º nº1 do álbum.

O quinto single do álbum é "Meu Segredo" e foi lançado no dia 13 de Abril de 2010.[1] A canção debutou no Hot 100 Brasil na posição de nº 72 e até agora alcançou a posição de nº 32.

Outras canções[editar | editar código-fonte]

Em algumas rádios da Bahia, foi lançado em Junho um single não-oficial da canção "Sintonia e Desejo", em dueto com a banda Aviões do Forró.

"Teus Olhos" foi incluída na trilha sonora da novela das 19:00: Ti Ti Ti.[6] Devido a isso, a canção começou a ser executada nas rádios e estreou na posição #98 no Hot 100 Singles do hot100brasil. A canção já chegou a posição #82.

Era cotada para ser o 5º single do álbum, a canção Balakbak, já que é a música preferida de Ivete do álbum. A canção já foi tocada em algumas rádios da Bahia, mas acabou não se tornando single.

Convidados[editar | editar código-fonte]

  • Marcelo Camelo - "Teus Olhos". "É uma música bem intimista, com guitarras havaianas, que ele fez pra mim. Começo a cantar num registro mais grave para acompanhá-lo."
  • Saulo Fernandes - "Vale Mais". "Eu e Saulo temos muita coisa em comum. Quando mostrei a ele esse reggae inspirado numa banda que eu adoro, chamada Catch a Fire, ele ficou louco e cantou lindamente.""Saulo é um pé quente danado. A presença dele é incrível".
  • Aviões do Forró - "Sintonia e Desejo". "Eu e Gigi somos nordestinos e temos uma relação especial com a festa de São João. Os Aviões trazem uma respiração nova para o forró. Fazem um forró mais "pop", digamos assim. "
  • Mônica San Galo - "Completo". "Foi ela quem me ensinou a cantar, a tocar um instrumento e ter a consciência de uma melodia. Esse projeto é diferente de um show energético e o estilo de Mônica é mais intimista."
  • Lulu Santos - "Brumário". "Fizemos uma levada bem samba reggae, com surdo, com timbal, com conga, muito sopro. É uma música bem povoada e foi maravilhoso, porque Lulu faz parte da vida de qualquer pessoa que gosta de música."
  • Maria Bethânia - "Muito Obrigado Axé". "Maria Bethânia é um sonho de consumo para qualquer artista. Quando despontei na Banda Eva, a Bethânia deu uma entrevista e falou que eu seria uma grande cantora, quiçá a maior do país. Ela se encaixou nesse projeto com todas as honras"
  • Carlinhos Brown - "Quanto ao Tempo". "Brown é aquele entusiasmo físico. Eu conheço ele de há muito tempo e sei do potencial que ele tem".

[7]

Indicações[editar | editar código-fonte]

"Pode Entrar" recebeu três indicações para o Grammy Latino 2009, nas categorias brasileiras de "Mehor Álbum Pop Conteporâneo" e "Canção do Ano" (Agora Eu Já Sei) e na categoria geral de "Melhor DVD".

Com as quatro recentes indicações (as três de "Pode Entrar" e a indicação do álbum anterior, "A Casa Amarela"), Ivete soma 15 indicações ao prêmio. Nas mesmas, não foi considerada a indicação da canção "A Lua Q Eu T Dei" (do álbum Beat Beleza, de 2000), devido ao fato desta ser uma composição de Herbert Vianna, líder d'Os Paralamas do Sucesso.

Turnê[editar | editar código-fonte]

Ivete Sangalo está trazendo a sua “Tour 2010″ para muitas partes do Brasil, incluindo Recife, Natal, entre outras. A produção, com efeitos especiais e muitos dançarinos, destaca a vitalidade da cantora e seus muitos sucessos que vão do carnaval às rádios, até todo tipo de festa. A cantora ainda está no embalo da música “Na base do beijo”, eleita a melhor música do carnaval deste ano pelos foliões.

O repertório da baiana conta com muitas músicas que o povo sabe cantar e dançar, como “Berimbau Metalizado", "A Galera", "Alô, Paixão", "Pra Abalar", "Flores", "Carro Velho", "Abalou", "Céu da Boca", "Arerê", "Festa", "Levada Louca", "Eva", "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", "Chorando Se Foi", entre outras. Agora, além da dedicação à turnê nacional, Ivete também está se preparando para a gravação do DVD no Madison Square Garden, em Nova Iorque.[8]

Paradas musicais e certificações[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Lista das datas de lançamentos, mostrando o país, a gravadora e o número de catálogo
País Data Formato Gravadora Catálogo
Reino Unido[12] 13 de junho de 2009 CD Universal Music 2709393
Países Baixos[13] 13 de agosto de 2009 CD e download digital 0602527093932
Austrália[14] 23 de julho de 2010 2709393

Referências