STS-8

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-8
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Espaçonave Challenger
Lançamento 30 de Agosto de 1983
2:32:00 a.m. EDT
39-A
Aterrissagem 5 de Setembro de 1983
12:40:43 a.m. PDT
-
Órbitas 98
Duração 6 dias, 1 hora, 8 minutos, 43 segundos
Altitude orbital 191 milhas náuticas (354 km)
Inclinação orbital 28.5 graus
Distância percorrida 2 514 478 milhas (4 046 660 km)
Imagem da tripulação
esquerda para a direita, sentados: estão Brandenstein, Truly e Bluford, Jr.; atrás, esquerda para a direita: Gardner e Thornton.
esquerda para a direita, sentados: estão Brandenstein, Truly e Bluford, Jr.; atrás, esquerda para a direita: Gardner e Thornton.
Navegação
Último
Último
STS-7 STS-7
STS-9 Sts9 flight insignia.png
Próximo
Próximo

A STS-8 foi a oitava missão a utilizar um ônibus espacial, e a terceira missão do Challenger. Ela realizou o primeiro lançamento e aterrissagem noturnos.[1]

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da missão[editar | editar código-fonte]

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

Bluford se tornou o primeiro afro-americano a voar no espaço. Os astronautas lançaram o INSAT-1B, um satélite multipropósito para a Índia. Nesta missão, a guiagem manteve a ponta do veículo distante do Sol por 14 horas para testa-la em condições de muito frio. Com o Development Flight Instrumentation Pallet (DFI PLT), o grupo filmou a performance de um aquecedor experimental montado no compartimento de carga.

Durante o vôo, o veículo desceu a uma altitude de 257 Km para realizar testes com o oxigênio atômico fino com o objetivo de identificar a causa do brilho do ônibus espacial à noite. Os astronautas testaram o braço robótico para avaliar as reações das junções e cargas maiores do que previamente examinado.

O vôo incluía experimentos de bioretorno com seis ratos dentro do Módulo de Enclausuramento de Animais para observar as reações dos animais no espaço. Além de outras cargas: Sistema de Fluxo Eletroforese Contínua (CFES); experimentos do Programa de Envolvimento de Estudantes (SSIP); Teste do Incubator-Cell Attachment (I CAT); Investigação da liminosidade atmosférica do ônibus espacial (ISAL); Equipamento de Monitoração de Radiação (RME); e cinco pacotes de experimentos Get Away especiais, foram levados nesta missão 261.900 envelopes postais com carimbos com o emblema da missão e em comemoração aos 25 anos da NASA. Os astronautas e a torre de comando testaram a comunicação entre o Tracking and Data Relay Satellite-I (TDRS-1) e o veículo usando a antena Ku-band, e foram prosseguidas as pesquisas sobre a Síndrome de Adaptação Espacial.

A aterrissagem da Challenger ocorreu no dia 5 de Setembro de 1983, às 12:40:43 a.m. PDT, na Pista 22 da Base de Edwards, na Califórnia, sendo a primeiro pouso noturno de um ônibus espacial.

Galeria[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NASA. STS-8. Página visitada em 13 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre STS-8
Precedido por
STS-7
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-9