STS-127

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-127
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Ônibus espacial Endeavour
Lançamento 15 de julho de 2009 às 22h03 UTC
Plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 31 de julho de 2009 às 14h48 UTC
Centro Espacial Kennedy
Órbitas 248
Duração 15 dias, 16 horas, 44 minutos e 58 segundos
Altitude orbital 347 km 1
Inclinação orbital 51.6 graus
Distância percorrida 10.537.748 km
Imagem da tripulação
STS-127 Crew Photo.jpg
Navegação
Último
Último
STS-125 STS-125 patch.svg
STS-128 STS-128 patch.png
Próximo
Próximo
Visão geral do Kibo
Trabalhador faz reparos em vazamento
O Endeavour é lançado
Marshburn durante 1ª EVA
Cassidy durante 5ª EVA
O pouso do Endeavour

STS-127 foi uma missão da NASA realizada pelo ônibus espacial Endeavour em direção a Estação Espacial Internacional. O lançamento ocorreu no dia 15 de julho de 20092 . A STS-127 teve como objetivo finalizar a construção do Módulo de Experiências Japonês Kibo

Foi a missão 2J/A para a construção da ISS, sendo o 127° voo de um ônibus espacial e a 29ª missão, deste tipo de nave, até a ISS.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Levado para a ISS Expedição 20[editar | editar código-fonte]

Trazido da ISS Expedição 20[editar | editar código-fonte]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Finalizar a construção do Módulo de Experiências Japonês Kibo. Será instalado o Complexo Exposto (EF - Exposed Facility), que ficará conectado ao módulo principal do Kibo, o PM (Pressurized Module), no lado externo da estação espacial. Os experimentos serão transportados do PM para o EF com o auxilio de um braço robô.

Também serão substituída seis baterias do P6-Truss. As antigas serão armazenadas no compartimento de carga do Endeavour e serão enviadas à Terra.

Pré-lançamento[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de abril de 2009 3 o Endeavour foi posicionado na Plataforma de Lançamento 39-B, aguardando o voo do ônibus espacial Atlantis, na missão STS-125, que teve como objetivo reparar o Telescópio Espacial Hubble. O Endeavour ficou de prontidão caso houvesse a necessidade de uma missão de resgate da tripulação do Atlantis. Com o final exitoso da missão STS-125, o Endeavour foi reposicionado, no dia 31 de maio de 2009 4 , na plataforma 39-A para sua missão a ISS. Em 3 de junho, a NASA confirmou o lançamento do ônibus espacial para o dia 13 de junho, às 11h17 (UTC)5 . Contudo, poucas horas antes do lançamento, os diretores da missão anunciaram o adiamento devido ao vazamento de hidrogênio no sistema de abastecimento do tanque externo.

A agência espacial norte-americana anunciou que uma tentativa não ocorrerá num prazo inferior 96 horas 6 . Em 15 de junho, a Nasa confirmou o lançamento do Endeavour para o dia 17 de junho, o que acarretou no adiamento do início da missão do Lunar Reconnaissance Orbiter 7 . Novamente, no dia programado para o lançamento, outro vazamento de combustível forçou que a missão fosse postergada para o dia 11 de julho de 2009.8

Em 1º de julho de 2009, a NASA realizou um teste de abastecimento da nave. Os resultados indicaram que o problema que havia forçado os dois últimos adiamentos foi resolvido 9 e confirmou o lançamento para o dia 11 de julho. Contudo, a queda de raios próximo a plataforma de lançamento 10 forçou a um novo adiamento do início da missão em 24 horas.

No dia 12 de julho, poucos minutos antes da hora marcada para o lançamento, mais uma vez, o voo do Endeavour é cancelado, agora em virtude das condições meteorológicas desfavoráveis, postergando o início da missão em mais um dia. Em 13 de julho, pela quinta vez, e novamente, a poucos minutos da decolagem, o lançamento é adiado devido ao mau tempo no KSC e a NASA remarcou uma nova tentativa para a quarta-feira 11 . Finalmente, no dia 15 de julho, a agência espacial norte-americana conseguiu realizar o lançamento do Endeavour rumo a ISS.

Dia a dia[editar | editar código-fonte]

15 de julho - Quarta-feira

Após cinco cancelamentos, finalmente o Endeavour parte em direção a ISS, transportando o 500° homem a ir ao espaço.

16 de julho - Quinta-feira

A Nasa informou que durante o lançamento uma série de fragmentos despreendeu do tanque externo. Os astronautas do Endeavour realizaram com auxilio de um scanner acoplado ao braço robô da nave, uma varredura no escuto termíco do ônibus espacial buscando avarias 12 . Após a análise dos dados nenhuma dano foi encontrado.

17 de julho - Sexta-feira

O Endeavour acoplou a ISS às 17h47 UTC. Antes do acoplamento o comandante Polanski fez com que o ônibus espacial desse um giro completo em torno da estação espacial, para que os astronautas da EEI pudessem fotografar a nave e identificar possíveis avarias no escudo térmico 13 . Com a chegado do ônibus espacial, pela primeira vez a Estação Espacial, recebe o número recorde de 13 astronautas. O astronauta Kopra passou a fazer parte da expedição 20 substuindo o engenheiro de voo japonês Koichi que retornará a Terra, após mais de três meses no espaço.

18 de julho - Sábado

A primeira caminhada espacial da missão foi realizada pelos astronautas Wolf e Kopra 14 e teve início às 16h19 UTC. O principal objetivo da EVA foi preparar o atracamento do "Japanese Exposed Facility" (JEF) ao laboratório Kibo. O JEP funcionará como plataforma para experimentos que exigem exposição direta no espaço.

Toda atividade requereu a participação de três braços robóticos. Os braços robóticos do Endeavour e da estação espacial removeram o JEF do compartimento de carga do ônibus espacial para o laboratório Kibo e o braço robótico do Kibo foi utilizado para visualizar a instalação.

19 de julho - Domingo

Os astronautas Julie Payette e Tim Kopra usando os braços robóticos do Endeavour e da Estação Espacial Internacional, transportaram o "Integrated Cargo Carrier - Vertical Light deployable" ou ICC-VLD (na sigla em inglês) do ônibus espacial para a EEI. A instalação será realizada durante a segunda caminhada espacial. Contudo, na véspera do dia em que a NASA celebra os 40 anos do primeiro pouso do homem na Lua, os astronautas da estação estiveram a volta com problemas mais triviais, como consertar o vaso sanitário da Estação Espacial, o que gerou transtornos devido a população recorde que está atualmente em órbita 15 .

20 de julho - Segunda-feira

A segunda caminhada espacial realizada pelos astronautas Wolf e Marshburn teve como objetivo a instalação de uma plataforma de armazenamento, com uma nova antena, que será acoplada na viga da ISS. 16

21 de julho - Terça-feira

Os equipamentos para experiências que serão utilizados no O braço robótico Kibo foi inaugurado operacionalmente com que seja usado para instalar experiências sobre o japonês expostos facilidade. Os três experimentos, transferidos a partir da palete de carga japonês, consistiu em Monitor de Todos-céu de raios X, Imagem, Comunicação Sistema Interamericano de órbita e Aquisição de Dados Espaciais Ambiente Equipamento-Attached Payload. Como por o plano revisto de EVA 4 astronautas Cassidy e Marshburn irá substituir os restantes quatro baterias em P6 e completar a instalação já adiada de uma câmera sobre a experiência japonesa facilidade, são conectados provisoriamente, com a ajuda dos braços robôs, esperando a conclusão da terceira caminhadas.

22 de julho - Quarta-feira

A terceira caminha da missão STS-127, teve como objetivo substituir quatro baterias, de 168 kg de massa, localizadas na ponta da viga da ISS. As duas primeiras baterias foram trocadas com êxito, contudo, a EVA teve que ser interrompida, pois um sensor indicou que havia aumento concentração de CO2 no traje do astronauta Cassidy. 17

23 de julho - Quinta-feira

O braço robótico do laboratório Kibo foi inaugurado operacionalmente, sendo usado para instalação das cargas úteis no "Japanese Exposed Facility" (JEF). São realizados os preparativos para a quarta EVA 4.

24 de julho - Sexta-feira

Os astronautas Cassidy e Marshburn, na quarta caminhada espacial da missão, substituíram as baterias em P6, a previsão as novas que durem por pelo menos seis anos e meio.

25 de julho - Sábado

Dia de folga para as tripulações da STS-127 e da Expedição 20.

26 de julho - Domingo

Realizados os preparativos para a última caminhada da missão.

28 de julho - Terça-feira

A nave Endeavour iniciou as operações de retorno à Terra ao final de uma missão na plataforma orbital que incluiu cinco dias de caminhadas espaciais. Os sete astronautas do ônibus espacial se despediram hoje dos seis integrantes da Estação Espacial Internacional.

31 de julho - Sexta-feira

O Endeavour aterrissou às 14h48 (UTC), como era previsto, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida, após permanecer quase 16 dias completos em missão no espaço. Quando estava voado a cerca de 320 Km acima do oceano Índico, o comandante Mark Polansky e o piloto Douglas Hurley acionaram os dois foguetes de frenagem do ônibus espacial, para reduzir a velocidade da nave e começar um período de planagem pela atmosfera, que teve duração de uma hora aproximadamente.

Caminhadas espaciais[editar | editar código-fonte]

EVA Astronautas Início (UTC) Fim (UTC) Duração
EVA 1
David Wolf
Timothy Kopra
18 de julho
16:19
18 de julho
21:51
5 horas, 32 minutos
Preparar o atracamento do "Japanese Exposed Facility" (JEF) ao laboratório Kibo. Instalação de uma transportadora de carga que não funcionou na missão anterior STS-119. Instalação de um sistema de engate que pode ser usado para peças sobressalentes, na estrutura da estação.
EVA 2
Wolf
Thomas Marshburn
20 de julho
15:27
20 de julho
22:20
6 horas, 53 minutos
Transferência de componentes do ICC-VLD para a "External Stowage Plataform - 3".
EVA 3
Wolf
Christopher Cassidy
22 de julho
14:32
22 de julho
20:31
5 horas, 59 minutos
Substituição de duas das seis baterias do "Port 6 truss"
EVA 4
Cassidy
Marshburn
24 de julho
13:54
24 de julho
21:06
7 horas, 12 minutos
Conclusão da substituição de quatro baterias restantes do conjunto de seis.
EVA 5
Cassidy
Marshburn
27 de julho
11:33
27 de julho
16:27
4 horas, 54 minutos
Substituição da proteção do Dextre. Ajustes na configuração do painel do "Starboard 3" e instalação de duas câmeras de TV no Kibo

Hora de acordar[editar | editar código-fonte]

No que se tornou uma tradição nas missões espaciais, é tocada uma música no começo de cada dia, escolhida especialmente por terem uma ligação com algum tripulante ou mesmo com a situação de momento

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Heaven Above: "ISS Height Profile". Página visitada em 1º de julho de 2009, em inglês. www.heavens-above.com - ISS Height Profile
  2. Folha de S. Paulo: "Nasa lança Endeavour com sucesso nos EUA ". Página visitada em 15 de julho de 2009. [1]
  3. NASA: "Space Shuttles Endeavour and Atlantis on Neighboring Launch Pads", Página visitada em 18 de abril de 2009, em inglês. [2]
  4. MSNBC "Endeavour moves to another launch pad". Página visitada em 18 de junho de 2009. [3]
  5. Folha de São Paulo: "Nasa confirma lançamento do Endeavour em 13 de junho". Página visitada em 4 de junho de 2009. [4]
  6. Folha de São Paulo. "Após vazamento, nave Endeavour vai ficar ao menos quatro dias "no chão". Página visitada em 13 de junho de 2009 [5]
  7. Estado de São Paulo: "Nasa adia envio de sondas à Lua para lançar ônibus espacial". Página visitada em 15 de junho de 2009. [6]
  8. Folha de São Paulo: "Vazamento volta a adiar lançamento do ônibus espacial Endeavour". Página visitada em 17 de junho de 2009. [7]
  9. Estado de São Paulo: "Nasa consegue superar vazamento em ônibus espacial".[8]
  10. Folha de S. Paulo: "Ação de raio faz a Nasa adiar lançamento do ônibus espacial Endeavour". Página visitada em 12 de julho de 2009. [9]
  11. Estado de São Paulo: "Mau tempo força novo adiamento do ônibus espacial Endeavour". Página visitada em 13 de julho de 2009 [10]
  12. Estado de São Paulo: "Astronautas buscam danos no ônibus espacial após decolagem". Página visitada em 16 de julho de 2009. [11]
  13. Estado de São Paulo: "Endeavour chega à estação espacial para missão de 11 dias". Página visitada em 17 de julho de 2009. [12]
  14. Folha de S. Paulo: "Dois astronautas do Endeavour concluem caminhada espacial". Página visitada em 19 de julho de 2009. [13]
  15. Folha de S. Paulo: "Vaso sanitário da ISS quebra e atrapalha caminhada espacial". Página visitada em 21 de julho. [14]
  16. Folha de S. Paulo: "Astronautas completam 2ª caminhada espacial na ISS". Página visitada em 21 de julho. [15]
  17. Estado de São Paulo: "Astronautas trocam baterias de US$ 3,6 milhões na ISS". Página visitada em 23 de julho de 2009. [16]
Commons
O Commons possui multimídias sobre STS-127

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
STS-125
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-128