Sesóstris III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senuseret III)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sesóstris III. Museu de Luxor

Khakaura Senuseret III 1 (do egípcio «o homem da deusa Useret», também conhecido pela sua versão grecizada de Sesóstris III) [carece de fontes?] foi o quinto faraó da XII dinastia do Egipto, cujo reinado (de 1862 a.C. a 1844 a.C.)1 marca o apogeu do Império Médio. É muito conhecido do público devido ao elevado número de estátuas realistas que o representam e que provavelmente tentam mostrar o rei como alguém que levava o governo muito a sério, um governante sábio e cauteloso, verdadeiramente preocupado em manter o rigor da realeza.[carece de fontes?] Foi antecedido por Khakheperra Senusret II e sucedido por Nymara Amunemhet III.1

Recordado como um faraó muito interessado pelo aspecto militar, especialmente as suas actividades na Núbia mostram o seu interesse em alargar o poder do Egipto e em proteger as suas fronteiras. Grande parte da riqueza que conseguiu nas suas campanhas na Núbia foi destinada à construção de templos no Egipto. Em Tebas mandou construir um sofisticado templo que há muito foi destruído e era dedicado ao deus Montu, o senhor da guerra do Antigo Egipto e protector da Tebaida.

Referências

  1. a b c Jona Lendering, Egyptian Pharaohs [em linha]
Precedido por
Sesóstris II
Faraó
XII Dinastia
Sucedido por
Amenemés III
Ícone de esboço Este artigo sobre um Faraó é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.