Companhia Aeronáutica Tachikawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Companhia Aeronáutica Tachikawa
Nome nativo 立川飛行機株式会社 Tachikawa Hikōki Kabushiki Kaisha
Atividade Aeronáutica
Fundação 1924
Encerramento 1955
Sede Tachikawa, Império do Japão
Produtos Aeronaves
Antecessora(s) Companhia Aeronáutica Ishikawajima
Sucessora(s) Tachihi K.K.
Website oficial www.tachihi.co.jp

A Companhia Aeronáutica Tachikawa (立川飛行機株式会社 Tachikawa Hikōki Kabushiki Kaisha?) foi uma indústria aeronáutica estabelecida no Império do Japão, especializada primariamente em aeronaves para o Serviço Aéreo do Exército Imperial Japonês. Sua sede era em Tachikawa.

História[editar | editar código-fonte]

Tachikawa[editar | editar código-fonte]

Em Novembro de 1924, o estaleiro Ishikawajima (a futura IHI Corporation) estabeleceu uma companhia subsidiária, a Companhia Aeronáutica Ishikawajima (石川島飛行機製作所 Ishikawajima Hikōki Seisakushō?). A primeira aeronave da empresa foi uma aeronave de treinamento chamada de Libélula vermelha.

Em 1936, o Exército imperial japonês adquiriu uma parte da companhia, renomeando-a para Companhia Aeronáutica Tachikawa. A companhia fabricou vários tipos de aeronaves, sendo a maior parte aviões de treinamento e caças para o Exército imperial japonês. Alguns de seus próprios projetos foram colocados em produção, tal como o Ki-9 e o Ki-36. Outras aeronaves e protótipos também foram construídos, mas não chegaram a entrar em produção, como o Ki-77.

Em 1940, a companhia recebeu os direitos de produção do Lockheed Model 14 Super Electra, produzindo a versão de transporte Army Type LO. A Tachikawa também produziu aeronaves projetadas por outros fabricantes japoneses, incluindo o famoso caça Mitsubishi A6M Zero.

Assim como todos os fabricantes japoneses, a produção de todos os modelos foi encerrada após a Rendição do Japão aos Aliados da Segunda Guerra Mundial em Agosto de 1945. As facilidades da Tachikawa foram severamente destruídas por bombardeios durante a guerra, e a maior parte de sua propriedade, incluindo seu aeródromo, destruídos pelos militares norte-americanos, tornando-se parte do então Aeródromo de Tachikawa. Muitos de seus engenheiros foram trabalhar para a Nissan e para a Toyota, ajudando a desenvolver as tecnologias da Indústria automotiva no Japão. A Prince Motor Company (adquirida pela Nissan) era uma sucessora direta da Companhia Aeronáutica Tachikawa.[1]

Nova Companhia Aeronáutica Tachikawa[editar | editar código-fonte]

Durante a Ocupação do Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial, toda a indústria aeroespacial japonesa foi desmontada, os projetos destruídos e as fábricas convertidas para outros usos. Após o fim do banimento de produção de aeronaves, em Novembro de 1949, a Tachikawa Aircraft foi reconstituída como Nova Companhia Aeronáutica Tachikawa (新立川飛行機株式会社 Shin Tachikawa Kōkūki Kabushiki Kaisha?).

A Shin Tachikawa construiu protótipos de aeronaves de treinamento, o R-52 e o R-53 no início da década de 1950. O R-52 foi a primeira aeronave construída completamente no Japão após a guerra.[2] Entretanto, a aeronave não foi bem sucedida e a companhia teve de sobreviver ao produzir componentes de precisão para aeronaves, e outros produtos para indústrias diversas. Em 1955, o nome foi alterado para Tachihi Kigyō (立飛企業株式会社 Tachihi K.K.?), afim de enfatizar sua falta de envolvimento com a indústria aeronáutica. Desde 1976, após o retorno de uma grande quantidade de terra ocupada pela Força Aérea dos Estados Unidos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa se virou para a Incorporação imobiliária, produtos eletrônicos e produção de peças automotivas.

Aeronaves[editar | editar código-fonte]

Tachikawa[editar | editar código-fonte]

Tachikawa Ki-9
Tachikawa Ki-55

Shin Tachikawa[editar | editar código-fonte]

  • R-52 - Aeronave para treinamento civil
  • R-53 - Aeronave para treinamento civil
  • R-MH-310 - Aeronave para treinamento civil

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Veículo elétrico Tama E4S-47 (Sítio oficial da JSAE)». Consultado em 17 de outubro de 2017. Arquivado do original em 1 de setembro de 2009 
  2. Mondey, David. The Complete Illustrated Encyclopedia of the World's Aircraft. [S.l.: s.n.] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Companhia Aeronáutica Tachikawa