João de Mendonça Furtado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:


== Dados Genealógicos ==
== Dados Genealógicos ==
Filho de:
'''Filho de:'''
* António de Mendoça Furtado e de D. Isabel de Noronha e Castro, filha de D. [[Fernando de Almada, 2.º conde de Avranches|Fernando de Almada]], 2.º [[conde de Avranches|conde de Abranches]].
* António de Mendoça Furtado e de D. [[Isabel de Noronha|Isabel de Noronha e Castro]], filha de D. [[Fernando de Almada, 2.º conde de Avranches|Fernando de Almada]], 2.º [[conde de Avranches|conde de Abranches]].
Casado com:
'''Casado com:'''
* Joana de Aragão, filha de Nuno Rodrigues Barreto, Alcaide-mor de Faro, & Veador da Fazenda do Algarve, & de sua mulher D. Leonor de Milão.
* Joana de Aragão, filha de Nuno Rodrigues Barreto, Alcaide-mor de Faro, & Veador da Fazenda do Algarve, & de sua mulher D. Leonor de Milão.
Pais de:
'''Pais de:'''
* Nuno de Mendoça, 1º conde de Vale de Reis, que foi da Chave dourada do Cardeal Alberto e seu Gentil-homem da Câmara, Comendador de Armamar na Ordem de Cristo, Capitão General em Tanger e Governador desse "Reino". Casou com Guiomar da Silva Teles de Menezes, filha de Luís da Silva, Alcaide-mor de Moura e Comendador de Campanhã na Ordem de Cristo.
* [[Nuno de Mendonça|Nuno de Mendoça]], 1º [[conde de Vale de Reis]], que foi da Chave dourada do Cardeal Alberto e seu Gentil-homem da Câmara, Comendador de Armamar na Ordem de Cristo, Capitão General em Tanger e Governador desse "Reino". Casou com Guiomar da Silva Teles de Menezes, filha de Luís da Silva, Alcaide-mor de Moura e Comendador de Campanhã na Ordem de Cristo.


== Bibliografia ==
== Bibliografia ==

Revisão das 18h17min de 5 de julho de 2010

João de Mendonça Furtado (1530Batalha de Alcácer-Quibir, 1578) foi um militar português. Foi o 21.º Governador da Índia. Rumou para a Índia ainda em 1547, sendo nomeado comandante da Fortaleza de Chaul e depois, Capitão de Malaca. Em 1564, foi nomeado Governador da Índia, de forma interina entre fevereiro e setembro daquele ano.[1] Esteve ao lado de Dom Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir.

Dados Genealógicos

Filho de:

Casado com:

  • Joana de Aragão, filha de Nuno Rodrigues Barreto, Alcaide-mor de Faro, & Veador da Fazenda do Algarve, & de sua mulher D. Leonor de Milão.

Pais de:

  • Nuno de Mendoça, 1º conde de Vale de Reis, que foi da Chave dourada do Cardeal Alberto e seu Gentil-homem da Câmara, Comendador de Armamar na Ordem de Cristo, Capitão General em Tanger e Governador desse "Reino". Casou com Guiomar da Silva Teles de Menezes, filha de Luís da Silva, Alcaide-mor de Moura e Comendador de Campanhã na Ordem de Cristo.

Bibliografia

  • António Carvalho da Costa, Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso reyno de Portugal, na Off. de Valentim da Costa Deslandes, 1708, pág. 564.

Ligações Externas

Referências


Precedido por
Francisco Coutinho, 3.º Conde de Redondo
Governador da Índia Portuguesa
1564
Sucedido por
Antão de Noronha