Filmografia de Lucero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lucero em Soy tu Dueña (2010)

A atriz, cantora e apresentadora mexicana Lucero já participou de novelas, filmes, especiais e peças de teatro.[1][2][3] Começou sua carreira em 1980, aos onze anos, apresentando o programa infantil Alegrías de Mediodía. Permaneceu no programa até em 1982, emendando com a série infantil Chiquilladas. Depois de Chiquilladas, Lucero passou a protagonizar novelas. Entre as mais conhecidas e bem sucedidas da artista estão Chispita (1982),[4] Lazos de Amor (1995),[5] Alborada (2005)[6] Soy tu Dueña (2010),[7] e Carinha de Anjo (2016).[8] Das dez novelas em que atuou, Lucero interpretou sete protagonistas, uma coprotagonista e duas antagonistas.

No cinema, protagonizou sete filmes e fez uma dublagem para o filme da Disney, Tarzan (1999), para exibição na América Latina. Dos sete filmes, seis foram comédias românticas e musicais, com Lucero interpretando jovens ricas e sonhadoras, que se apaixonam pelo protagonista.

Como apresentadora, Lucero já conduziu várias premiações como o Prêmio TVyNovelas do México, o Grammy Latino e o Latin American Music Awards dos EUA,[9] assim como o evento beneficente Teleton.[10] Além da versão mexicana, Lucero também compareceu nas edições de alguns outros países da América Latina. A artista também apresentou reality shows como La Voz... México[11] e Yo Soy el Artista.[12] Lucero também participou de especiais, como os festivais infantis Juguemos a Cantar (1982) e América, esta es tu canción (1982).

Novelas[editar | editar código-fonte]

Abertura de Chispita (1982)

Lucero começou sua carreira como atriz em 1982 aos treze anos, protagonizando a novela Chispita, produzida por Valentín Pimstein e exibida pela emissora mexicana Canal de las Estrellas (atual Las Estrellas). Remake da trama argentina Andrea Celeste (1979), escrita por Abel Santacruz, Chispita foi o primeiro grande sucesso de Lucero, fazendo com que a então artista mirim se estabilizasse no meio artístico mexicano. Na trama, Lucero interpretou Isabel, uma menina que se torna órfã após seu pai falecer e sua mãe (Angélica Aragón) perder a memória devido a um acidente e não reconhecer a menina como sua filha.[13] Chispita foi um grande sucesso no México, porém obteve êxito maior quando passou a ser exibido em outros países. No Brasil, por exemplo, foi exibida seis vezes pela emissora SBT entre 1984 e 1996,[14][15] e uma vez pela CNT em 1997.[16] Com esse numero de exibições, Chispita acabou se tornando a novela mais reprisada na televisão brasileira, assim como a segunda mais reprisada pelo SBT,[17] perdendo somente para as também mexicanas María la del Barrio (1995), protagonizada pela atriz e cantora Thalía, e La Usurpadora (1998), protagonizada pela atriz venezuelana Gabriela Spanic, ambas exibidas sete vezes pela emissora.[15]

Em 1989, após seis anos afastada das novelas, Lucero volta como a protagonista da trama Cuándo Llega el Amor, ao lado de Omar Fierro e Nailea Norvind. Produzida por Carla Estrada e exibida pelo Canal de las Estrellas, Lucero interpretou Isabel Contreras, uma menina rica e montadora de cavalos. Ao saber que seu noivo Rodrigo (Guillermo García Cantú) a traiu com sua prima Alejandra (Nailea Norvind), Isabel desiste de tudo e por impulso, acaba participando de uma maratona equestre, sem ter se preparado o suficiente. Alejandra acaba boicotando a participação de Isabel, cortando as rédias de seu cavalo e fazendo-a se acidentar. Após algum tempo ainda em recuperação, Isabel avista da janela de seu quarto, Luis Felipe (Omar Fierro), um fotógrafo que mora no mesmo edifício. Os dois se apaixonam e fazem de tudo para ficar juntos apesar das diferenças sociais.

Lucero como María Fernanda, María Paula e María Guadalupe em Lazos de Amor (1995)

Em 1993, Lucero voltou à televisão protagonizando Los Parientes Pobres. É a segunda novela com Lucero a ser produzida por Carla Estrada e foi exibida pelo Canal de las Estrellas. Na trama, Lucero foi Margarita Santos, uma jovem que pertence a uma família rica, que por conta de um golpe, acaba ficando na ruína.

Em 1995, Lucero protagonizou e antagonizou a novela Lazos de Amor, produzida novamente por Carla Estrada e exibida pelo Canal de las Estrellas. Lucero interpretou quatro personagens na trama: as trigêmeas María Guadalupe, María Fernanda e María Paula, e a mãe das irmãs, Isabel. Após um acidente de carro levando a morte de seus pais, María Guadalupe desaparece sendo encontrada por uma comerciante, María Fernanda acaba ficando cega e María Paula sai ilesa. Com Guadalupe desaparecida, a família passa anos e anos tentando encontrá-la.

Em 2000, Lucero protagoniza ao lado de Jorge Salinas e Jaime Camil, a novela Mi Destino Eres Tú. Produzida mais uma vez por Carla Estrada e exibida pelo Canal de las Estrellas, Lucero interpreta Andrea San Vicente, uma jovem advogada que tenta reconstruir sua vida após a morte de seu marido, Ramiro (Mauricio Islas). Mi Destino Eres Tú foi a primeira novela adulta e polêmica de Lucero, assim como foi o seu primeiro fracasso na televisão.[18] A trama foi tão pesada para o público na época, principalmente para os seus fãs, que acabou perdendo audiência ao longo dos capítulos.[18]

A volta por cima veio em 2005, quando Lucero protagonizou a novela Alborada. Foi a quarta novela protagonizada por Lucero que foi produzida por Carla Estrada. Com Alborada, Lucero pela primeira vez contracenou com o ator Fernando Colunga. A trama histórica, se passou na época do México colonial, e a artista interpretou María Hipólita.

Em 2008, Lucero interpretou Rebecca Sánchez, sua segunda antagonista em Mañana es para Siempre, contracenando com Silvia Navarro e mais uma vez com Fernando Colunga. A trama foi produzida Nicandro Díaz González e exibida pelo Canal de las Estrellas. Sánchez é uma mulher ambiciosa e invejosa, que é enviada por Artemio Bravo (Rogelio Guerra), que guarda um grande ódio pela família Elizalde. Como parte do plano de vingança de Bravo, Sánchez muda sua identidade para Bárbara Greco, e consegue se ingressar na empresa leiteira da família como assistente pessoal do matriarca, o fazendeiro Gonzalo Elizalde (Guerra).

Fernando Colunga, Lucero e Valentino Lanus em Alborada (2005)

Em 2010, Lucero protagonizou a novela Soy tu Dueña, juntamente com Gabriela Spanic e pela terceira vez com Colunga. Produzida por Nicandro Díaz González e exibida pelo Canal de las Estrellas, Lucero interpretou Valentina Villalba, uma fazendeira amargurada que sofre por muitos anos pelo abandono de seu noivo no dia de seu casamento. Isso muda quando conhece o também fazendeiro José Miguel Montesinos (Colunga).

Em 2012, Lucero protagonizou sua última novela na Televisa até então, a cômica Por Ella... Soy Eva, ao lado de Jaime Camil. Produzida por Rosy Ocampo e exibida pelo Canal de las Estrellas, Lucero interpretou Helena Moreno, uma mãe solteira que batalha para sustentar seu filho e seus pais. Ela conta com um grande projeto que elaborou por anos referente a uma praia pequena do México, e recebe ajuda do empresário Juan Carlos Caballero (Camil), que de início planeja roubá-lo, mas depois desiste quando se vê apaixonado pela moça.

No dia 9 de Março de 2016, foi especulado que Lucero teria assinado um contrato com a emissora SBT, para participar do remake brasileiro da novela mexicana Carita de Ángel (2000).[19] No mesmo dia, a emissora se pronunciou dizendo que as negociações com a artista estavam avançadas, porém sua contratação foi negada.[20] Em 28 de Março, foi anunciado que Lucero assinou o contrato para sua participação na trama, se tornando a primeira atriz mexicana a coprotagonizar e a segunda a participar de uma novela brasileira.[21][22] A primeira foi a atriz e cantora Dulce María, que fez uma participação especial em Rebelde (2011) da RecordTV. Na trama, a artista interpreta Teresa Lários, a mãe da protagonista interpretada pela atriz-mirim Lorena Queiroz.[23] Teresa é mexicana e esposa de Gustavo Lários (Carlo Porto), empresário de uma cafeicultura brasileira. Após sofrer um acidente ao voar de asa-delta, Teresa morre e anos depois passa a estar constantemente presente nos sonhos da filha, se tornando sua conselheira.[24] Na versão mexicana, a personagem foi interpretada pela atriz Marisol Santacruz. Apesar de no início parte da mídia mexicana ter criticado bastante a contratação de Lucero pelo SBT e até ter definido a sua troca repentina do México pelo Brasil de "retrocesso" e "trabalho de baixo nível",[25][26] a artista acabou sendo elogiada posteriormente pela estréia da trama ter sido bem-sucedida, e sua atuação ter sido o destaque do primeiro capítulo.[27] Carinha de Anjo teve início em 21 de Novembro de 2016 e terminou no dia 6 de Junho de 2018, totalizando 403 capítulos.[28]

Séries de televisão[editar | editar código-fonte]

Em 1982, Lucero participou da série infantil Chiquilladas, ao lado de outros atores mirins da época como, Aleks Syntek, Ginny Hoffmann e Carlos Espejel. O programa que era transmitido pelo Canal de las Estrellas, era constituído por uma série de esquetes feita pelos atores mirins. Lucero, assim como os outros do elenco, interpretava vários personagens, inclusive paródias como a de Olívia Palito, da Branca de Neve e uma versão mirim da atriz Lupita D'Alessio.

Em 1985, Lucero participou da primeira temporada da renomada série mexicana, Mujer, Casos de la Vida Real, exibido pelo Canal de las Estrellas. A artista interpretou Chelo, no episódio "El Exámen", contracenando Adriana Barraza e Eric del Castillo. Chelo era uma menina que tinha tudo para ter uma vida normal, porém por conta de seu pai controlador e obssessivo, a garota passou somente a se dedicar aos estudos, se privando do lazer, para poder ser aprovada no último ano. Ao saber do resultado da prova, Chelo fica chocada ao ver que tinha sido reprovada. Com medo de sofrer alguma repressão de seu pai, a garota demora para voltar para casa, enquanto sua família a espera com festa, pensando o contrário. Ao chegar em casa, Chelo se tranca no quarto e ao perceber sua demora para sair, seu pai arromba a porta e encontra a filha desmaiada na cama, ao lado de um vidro de comprimidos vazio.

Em 1988, Lucero participou de dois episódios da sitcom Papá Soltero, como ela mesma. Os episódios também serviram de divulgação para o seu então novo álbum de estúdio, Lucerito. A série mostra o dia-a-dia de Don César Costa (César Costa), diretor e produtor de televisão, e sua família. Seu segundo filho, Césarino (Luis Mario Quiroz), é um grande fã de Lucero e sonha em conhecê-la, porém suas tentativas fracassam. Com a ajuda de seu irmão e seu pai, Cesarin envia um grande buque de flores para a artista. A princípio, Lucero pensa que quem lhe enviou foi seu namorado, como pedido de desculpas, já que a relação entre os dois estava estremecida. Mais tarde, Lucero descobre pelo seu namorado que não foi ele que mandou, e sim um fã. Cesarin, ao descobrir que Lucero se enganou sobre as flores, se decepciona mais uma vez, porém ainda insiste em conhecê-la, comparecendo a sua apresentação no programa Siempre en Domingo. De surpresa, Lucero antes de cantar, agradece ao seu namorado e a Cesarin, pelo buque de flores. Papá Soltero foi a última série que Lucero participou até então.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Pedro Fernández e Lucero (então creditada como Lucerito) no pôster do filme Coqueta (1983)

Lucero estreou no cinema em 1983, quando protagonizou o filme Coqueta, ao lado do ator e cantor mexicano Pedro Fernández.[29] O filme foi dirigido por Sergio Vejar e Lucero interpretou Rocío, uma jovem que conhece e se apaixona por Pablo, interpretado por Fernández.[29] O romance dos dois é interrompido quando Rocío sofre um acidente no dia de seu aniversário e para esconder as consequências deste grave acidente, Pablo e a família da menina faz de tudo para deixá-la feliz.[29]

Em 1984, Lucero protagonizou o filme Delincuente, também dirigido por Sergio Vejar.[30] Em Delincuente, Lucero contracena mais uma vez com Pedro Fernández, intepretando Cecília e Alejandro. Cecília é uma jovem rica, que sonha em ser modelo. Com isso, ela vive posando para fotos feita por seu amigo que é fotógrafo. Certa noite, este conhece Alejandro, interpretado por Fernández, um menino de rua, e resolve acolhê-lo. Ao ver uma das fotos de Cecília na casa do fotógrafo, Alejandro se apaixona por ela e decide conquistá-la. Com isso, Alejandro fará de tudo para esconder que é pobre, já que Cecília é de família rica. Delincuente foi um filme feito às pressas devido aos pedidos dos fãs de Lucero e Fernández, que ficaram descontentes com o final dos seus respectivos personagens em Coqueta.

Em 1985, Lucero protagonizou Fiebre de Amor, dirigido por René Cardona, Jr.[31] No filme, Lucero atuou ao lado do cantor Luis Miguel, que também já era um ídolo juvenil na época.[31] A artista interpretou uma jovem que mora em Acapulco, e que é fanática por um cantor teen (Miguel). Ela vibra com a notícia de que o cantor virá a cidade para shows, e resolve fazer de tudo para conhecê-lo, imaginando situações inusitadas. Em uma dessas ocasiões, a jovem acaba sendo sequestrada, e caberá ao cantor ir atrás dos bandidos para salvá-la. O filme foi um sucesso comercialmente, fazendo com que ficasse em exibição nos cinemas mexicanos por seis meses.[31]

Luis Miguel e Lucero no pôster do filme Fiebre de Amor (1985)

Em 1987, Lucero repete a parceria com o diretor René Cardona, Jr. protagonizando o filme Escápate Conmigo. No filme, a artista interpretou Lucerito, uma jovem que mora em um castelo, pertencente a sua tia Raymunda (Adriana Welter). Raymunda, por ser bastante controladora, quer que sua sobrinha se case com Don Gastón (Alfredo Wally Barrón). Certo dia, ao ver na televisão que terá um concurso chamado "Rainha por um Dia" e o prêmio será entregue por um velho amigo seu (Manuel Mijares), Lucerito acaba fugindo do castelo para a capital e pelo caminho, acaba encontrando várias pessoas estranhas e se metendo em várias confusões. Foi por conta deste filme, que Lucero conheceria seu então futuro esposo, o também cantor e ator mexicano Manuel Mijares. Lucero e Mijares se casariam dez anos depois do lançamento do filme, em 1997.

Em 1988, Lucero protagonizou o filme Quisiera ser Hombre, dirigido por Abel Salazar. O filme conta a história de Manuela (Lucero), que não consegue arrumar um emprego como design de moda, pelo mercado somente preferir homens para trabalhar nesta área. Manuela decide então se vestir como homem e enfim consegue um trabalho como ajudante do desenhista Miguel (Guillermo Capetillo). Ao saber que o "rapaz" tinha acabado de chegar a cidade e não tinha nenhum lugar para ficar, Miguel resolve convidá-lo para se hospedar em sua casa. A cada dia que passa, Manuela se vê mais com problemas ao manter seu disfarce. A gota d'água é quando se apaixona pelo seu próprio chefe.

Em 1989, Lucero em mais uma parceria com o diretor René Cardona, Jr., protagoniza o filme Deliciosa Sinvergüenza. Lucero interpretou uma ladra profissional que é procurada constantemente pela polícia. Para despistá-la, a jovem usa seu talento em inventar diversos disfarces. Deliciosa Sinvergüenza foi o último filme que Lucero protagonizou em seu auge na década de 80. Nos anos 90, a artista somente se dedicaria em atuar na televisão.

Em 1999, Lucero emprestou sua voz para o filme de animação Tarzan, dublando a personagem Jane.[32] Sua dublagem valeu para alguns países da América Latina. A artista fez parceria com o ator mexicano Eduardo Palomo, que dublou Tarzan.[32] Este foi o único filme de animação até então que Lucero realizou uma dublagem.

Após quinze anos de hiatus, Lucero voltou ao cinema participando do filme Zapata: El Sueño del Héroe. O filme, dirigido por Alfonso Arau, é até hoje considerado um dos mais caros do cinema mexicano, e conta a história de Emiliano Zapata, interpretado pelo ator e cantor Alejandro Fernández, e tem como pano de fundo a revolução mexicana. Lucero interpretou Esperanza, uma moça da alta sociedade que se torna amante de Zapata. Este foi o último filme que Lucero participou até então.

Programas e especiais[editar | editar código-fonte]

Lucero iniciou sua carreira como apresentadora em 1980, conduzindo o programa Alegrías de Mediodía no Canal de las Estrellas. O programa foi a estréia oficial de Lucero na televisão, e a artista o apresentou até em 1982. Alegrías de Mediodía foi um programa musical infantil, em que se apresentavam vários calouros mirins. No mesmo ano, Lucero compareceu em dois festivais infantis, Juguemos a cantar e América, esta es tu canción. Sua participação em ambos os festivais foram pequenas e somente durante o encerramento, para cantar suas canções-temas.

Já referente às premiações, Lucero apresentou o Prêmio TVyNovelas por quatro vezes (1989, 1991, 2005 e 2007), o Grammy Laitno por sete vezes (2006, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), sendo considerada a artista que mais apresentou ambos os prêmios, as duas primeiras edições do Latin American Music Awards em 2015 e 2016,[33] e o Prêmio Bandamax em 2019.[34]

Em 1997, Lucero foi escolhida para ser embaixadora e apresentadora oficial da versão mexicana do Teleton. Devido a sua exitosa condução da primeria edição do evento, Lucero acabou sendo escalada para apresentar as edições seguintes. Em 2003, devido a uma polêmica envolvendo um de seus seguranças e a imprensa mexicana, a Televisa, que transmitia o evento, acabou tirando Lucero da sua condução, sendo substituída pela atriz Verónica Castro.[35] Lucero só retornaria ao programa em 2010, participando também em 2011, 2012 e 2013, mas não como apresentadora principal. Na edição americana para o público latino, Lucero chegou a integrar ao time de apresentadores duas vezes, em 2012 e 2013. A artista também já participou das edições do Chile em 1991, 2000 e 2007, El Salvador e Guatemala em 2014, Equador em 2015, e do Brasil em 2015 e 2016.[36][37] Lucero também participou e apresentou reality shows como a edição mexicana de The Voice, sendo uma das juradas, ao lado dos cantores Aleks Syntek, Alejandro Sanz e Espinoza Paz, e Yo Soy el Artista, da emissora Telemundo.

No dia 13 de Dezembro de 2016, a emissora SBT transmitiu o show do último capítulo da novela Cúmplices de um Resgate (2015), que ocorreu nos dias 27 e 28 de Julho no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Lucero fez uma participação especial na apresentação, cantando os temas "Carinha de Anjo", "Filha Linda" e "Pequena Aprendiz", que fazem parte da trilha de Carinha de Anjo, trama que sucedeu Cúmplices de um Resgate.[38] A exibição obteve êxito, deixando o SBT na vice-liderança e por vezes em primeiro lugar, ultrapassando o último episódio da série Supermax (2016), transmitido pela Rede Globo.[39]

Em 2017, Lucero acabou saindo da Telemundo e assinou um contrato com outra emissora latino-americana, Univision. Seu primeiro trabalho na emissora foi ser jurada do reality show La Reina de la Canción.[40] Aproveitando o período em que Lucero estava lançando um álbum de banda sinaloense chamado Enamorada con Banda, o objetivo do programa era escolher uma nova cantora desse mesmo gênero musical.[40]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Lucero no pôster promocional de Regina (2003)

Lucero estreou no teatro em 1986, participando da peça Don Juan Tenório, um drama religioso dividido em duas partes e publicado em 1844 por José Zorrilla y Moral. Esta versão foi produzida e dirigida pelo ator mexicano Gonzalo Vega e Lucero interpretou Dona Inés, uma freira que não resiste aos encantos de Don Juan e acaba se apaixonando por ele, se transformando em um amor impossível.

Em 2003, Lucero protagonizou o musical Regina.[41] A história foi baseada no livro Regina: Dos de Octubre No se Olvida de António Velazco Piña, foi escrita por António Calvo e dirigida por Rafael Perrin.[41] Antes de Lucero, várias outras atrizes foram cogitadas para protagonizar a peça, e assim que foi convidada, Lucero aceitou participar por ver aquilo como uma oportunidade.[42] A peça conta a história da dakini Regina (Lucero), que possui poderes sobrenaturais concedidos por Dalai Lama, que controlam as forças da natureza. Com isso, seu tutor (Moisés Suarez) a incentiva a seguir os mesmos passos e ter os mesmos objetivos que Lama teve ao longo de sua vida.

Canções interpretadas nos filmes[editar | editar código-fonte]

O filme Coqueta não teve trilha sonora, porém Lucero interpretou duas canções suas: "Música" e "Llévame", do álbum Con Tan Pocos Años (1983). "Llévame" foi escrita por Sérgio Andrade, então empresário da artista, e "Música" foi escrita pela própria Lucero. Assim como Coqueta, seu segundo filme Delincuente, também não teve trilha sonora, mas Lucero novamente interpretou uma canção sua no filme: "Con Tan Pocos Años", do álbum de mesmo nome e foi escrita por Andrade também.

Em 1984, foi lançado um filme de animação mexicano, Katy, la Oruga. Lucero contribuiu para sua trilha sonora, gravando as canções "Katy, la Oruga", escrita por Silvia Roche e J. G. Esquivel, e "Un Día Volaré", escrita por Roche e Nacho Méndez. Posteriormente, essas canções foram lançadas em um maxi single.

Fiebre de Amor (1985), teve sua trilha sonora, porém boa parte dela, não foi interpretada por Lucero e sim por Luis Miguel. Lucero somente interpretou duas canções no filme: "Siempre te Seguiré" e "Todo el Amor del Mundo", este sendo em parceria com Miguel. Todas as canções foram escritas por Luis Rey, pai do cantor, e a trilha sonora foi lançada com a intenção de ser mais um álbum de estúdio de Miguel.

Para o filme Escápate Conmigo (1987), foi lançado um EP/trilha sonora, com quatro canções somente interpretadas por Lucero, que foram tocadas durante o filme: "Buén Día", "Refresco para Dos" e "Corazón Aventurero", escritas por Sue e Javier, e "Sueños" e "Un Mundo Mejor", escritas por Armando Manzanero.

Em 1989, Lucero tinha lançado seu nono álbum de estúdio, Cuéntame. Duas faixas desde álbum foram tocadas no filme Deliciosa Sinvergüenza (1989): "Cuéntame" e "Me Gusta tu Diñero", escritas por César Valle e José Ramón Flórez.

O filme Zapata: El Sueño del Héroe, teve sua trilha sonora, com canções instrumentais e também interpretadas pelo elenco principal. Lucero gravou uma canção para o filme, "Quédate en Mí", escrita por Reyli Barba.

Personagens cotados[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua carreira, Lucero já foi cogitada a interpretar vários outros papéis em novelas, que terminaram ficando com outras atrizes. O primeiro caso ocorreu em 1982 com Chispita. De acordo com a própria artista durante uma entrevista no programa The Noite com Danilo Gentili em 2015, Lucero de início tinha conseguido passar nos testes para ser a antagonista da trama, porém, a outra atriz que seria a protagonista Isabel, desistiu do projeto. Os produtores para não perder tempo, escalou Lucero para ser a protagonista e escolheu outra atriz para ser a vilã da trama.[43]

Em 1988, Lucero chegou a ser cotada para protagonizar a novela Carrusel (1989). Além da artista, outras atrizes também foram cogitadas como: Salma Hayek, Victoria Ruffo, Erika Buenfil e Edith González, porém, o papel acabou ficando com a atriz Gabriela Rivero.[44] De acordo com Rivero, os produtores a escolheram pois a atriz já tinha apresentado um programa para crianças e na época estava atuando em uma peça infantil.[45]

Em 1997, Lucero foi uma das cotadas para protagonizar a novela El Privilegio de Amar (1998), porém, a escolha ficou com a atriz Adela Noriega.[46] Mesmo não tendo passado no casting, a artista acabou sendo escolhida para interpretar sua canção-tema, em parceria com seu então marido, o cantor Manuel Mijares.[46]

Em 2003, a artista chegou a ser cotada pela produtora Carla Estrada para protagonizar a novela Amor Real (2003), ao lado de Fernando Colunga. Lucero acabou recusando o convite por na época estar comprometida com a divulgação de seu então novo álbum de estúdio Un Nuevo Amor (2002), e optado por protagonizar a peça Regina. O personagem acabou ficando mais uma vez com a atriz Adela Noriega.[42]

Em 2014, Lucero foi cotada para interpretar sua terceira antagonista na novela La Malquerida (2014),[47] mas por conta dos produtores da trama e a artista não terem chegado a um acordo referente à salário, Lucero desistiu do papel ficando posteriormente para a atriz Sabine Moussier.[48] A desistência de Lucero em relação à novela e o desinteresse da Televisa em encontrar um novo projeto para a artista, foram um dos motivos de sua saída da emissora no mesmo ano.

Em Maio de 2015, já como contratada da Telemundo, foi anunciado que Lucero estaria cotada para protagonizar sua primeira novela na emissora que se chamaria La Indomable.[49] Lucero atuaria ao lado de Willian Levy, porém de acordo com a imprensa, a artista recusou por achar sua personagem "velha demais" e as negociações não avançaram.[50]

Em 2016, foi especulado que a artista protagonizaria ao lado da atriz Angélica Vale a novela Silvana Sin Lana (2016) da Telemundo.[51] Como Lucero se desinteressou pelo projeto por optar em atuar na novela Carinha de Anjo, seu papel acabou ficando com a atriz Maritza Rodríguez.

No fim de 2018, muito se especulou a volta de Lucero à televisão mexicana com o remake de Cuna de Lobos (1986), em que a artista interpretaria a antagonista Catalina Creel.[52] Em Abril de 2019, a artista revelou que tinha recusado a proposta pois se achava muito nova para o papel.[53] O personagem acabou ficando para a atriz espanhola Paz Vega.[54]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Novelas
Ano Título Papel Emissora Nota Ref.
1982–83 Chispita Isabel "Chispita" Canal de las Estrellas Protagonista
[55]
1989–1990 Cuándo Llega el Amor Isabel Contreras
1993 Los Parientes Pobres Margarita Santos
1995–96 Lazos de Amor María Guadalupe / María Fernanda / María Paula / Laura Protagonista / Antagonista
2000 Mi Destino Eres Tú Andrea San Vicente Protagonista
2005–06 Alborada María Hipólita
2008–09 Mañana Es Para Siempre Rebecca Sánchez / Bárbara Greco Antagonista
2010 Soy tu Dueña Valentina Villalba Protagonista
2012 Una Família con Suerte Ela mesma Participação especial
Por Ella... Soy Eva Helena Moreno Protagonista
2016–18 Carinha de Anjo Teresa Lários SBT Co-protagonista
Séries
Ano Título Papel Emissora Nota Ref.
1985 Mujer, Casos de la Vida Real Chelo Canal de las Estrellas Episódio: "El Exámen"
[56]
1982
1986
Chiquilladas Vários / Ela mesma
1988 Papá Soltero Ela mesma 3 episódios
Filmes
Ano Título Papel Diretor Nota Ref.
1983 Coqueta Rocío Sergio Vejar
[57]
1984 Delinquente Cecilia
1985 Fiebre de Amor Lucerito René Cardona, Jr.
1987 Escápate Conmigo
1989 Quisiera Ser Hombre Manuela / Manuel Abel Salazar
1990 Deliciosa Sinvergüenza Lucero René Cardona, Jr.
1999 Tarzan Jane Chris Buck
Kevin Lima
Voz (versão para América Latina)
[58]
2004 Zapata: El Sueño del Héroe Esperanza Alfonso Arau
[57]
Especiais
Ano Título Papel Emissora Nota Ref.
1980–82 Alegrías de Mediodía Apresentadora Canal de las Estrellas Programa de variedades
[59]
1982 Juguemos a Cantar Ela mesma Especial
América, esta es tu canción
1995 Lucero Siempre Contigo
1989
1991
2005
2007
Prêmio TVyNovelas Apresentadora
1991
2000
2007
Teleton Chile Ela mesma Canal 13
2006–09 Latin Grammy Celebra Apresentadora Univision
2011 La Voz... México Jurada Canal de las Estrellas Reality show
1997–2002
2010–13
Teleton México Apresentadora Especial
2006–07
2009–13
Grammy Latino Univision
2012–13 Teleton USA
2014 Teleton El Salvador TCS
Teleton Guatemala Canal 13
Teleonce
Yo Soy el Artista Telemundo Reality show
Aquí Estoy Ela mesma Especial
2015 Teleton Equador Ecuavisa
2015–16 Latin American Music Awards Apresentadora Telemundo
Teleton Brasil Ela mesma SBT
2016 Cúmplices de um Resgate: O Show
2017 La Reina de la Canción Jurada Univision Reality show
Pase VIP Convidada Especial
2018 Mañanitas a Santa Maria de Guadalupe Ela mesma Las Estrellas
2019 La Voz Kids Jurada Reality show
Prêmio Bandamax Apresentadora Especial
Teatro
Ano Título Papel Diretor Nota Ref.
1986 Don Juan Tenório Dona Inéz de Ulloa Gonzago Vega Protagonista
[60]
2003 Regina Regina Rafael Perrin
Web
Ano Título Papel Nota Ref.
2020 Mucho Que Contar Ela mesma Especial; 21 episódios
Comerciais
Ano Comercial Descrição Ref.
1985 Mirinda Porta-voz dos novos sabores do refrigerante
[61]
1992 Head & Shoulders Porta-voz da edição mexicana do produto
1998 Bimbo Porta-voz da nova linha de pães saudáveis da marca
1999 Banamex Porta-voz em comemoração do então centésimo aniversário do banco
1998–2000 Telcel Porta-voz em comemoração do então centésimo aniversário do banco
2000 Doritos e Pepsi Campanha feita em parceria com o cantor Chayanne
1999–2002 SBC Porta-voz dos novos serviços de banda larga para a comunidade latina dos EUA
2002–06 Sabritas Porta-voz em comemoração do então sexagésimo aniversário da marca
2003–08 Fragrância Lucero Divulgação de sua primeira fragrância
2008–09 Governo do Estado de México Porta-voz das conquistas do governo
2011 DirecTV Intitulada como Vamos por Más, a campanha divulgou a televisão à cabo para a comunidade latina dos EUA
2008–13 Olay Porta-voz da nova linha de cremes, maquiagem e sabonetes da marca
2011–13 Pantene Porta-voz do shampoo da marca
2018–19 Lucero Línea de Ropa Coleção de roupas e calçados
2020 GRS Electrodomésticos Porta-voz da linha de eletrodomésticos da marca

Referências

  1. Lucero, la heredera del título de 'La Novia de América' (21/11/12). PP El Verdadero. Página visitada em 20 de Março de 2014.
  2. ¡Cómo han pasado los años! El antes y el después de... Lucero (20/12/11). Publimetro. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  3. Lucero, como los buenos vinos (4/09/11). OEM. Página visitada em 23 de Março de 2014
  4. 'Chispita' cumple 30 años (17/03/12). El Diario de Coahuila. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  5. Lazos de amor tuvo a tres Lucero distintas (10/04/12). PP El Verdadero. Página visitada em 20 de Janeiro de 2014.
  6. Un día como hoy se estrenó Alborada (24/10/13). Televisa.com. Página visitada em 29 de Julho de 2014.
  7. Lucero presenta 'Soy tu dueña' (14/05/10). Quién. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  8. Atriz mexicana Lucero chega ao Brasil dia 27 para gravar novela do SBT (2/06/16). Notícias da TV. Página visitada em 20 de Novembro de 2016.
  9. Lucero to Host First Edition of Latin American Music Awards (2/10/15). Billboard.com. Página visitada em 3 de Janeiro de 2016.
  10. Lucero habla de sus sentimientos tras dejar el Teletón (11/12/14). Quién.com. Página visitada em 24 de Outubro de 2015.
  11. Lucero, Aleks Syntek y Espinoza Paz serán los jueces de La Voz (4/08/11). People en Español. Página visitada em 3 de Janeiro de 2016.
  12. Lucero debuta en Yo soy el artista (15/09/14). El Universal. Página visitada em 3 de Janeiro de 2016.
  13. Lucero CHISPITA. Diva de México. Página visitada em 3 de Janeiro de 2016
  14. Vitalidade da produção e falta de estratégia do SBT (5/08/08). Observatório da Imprensa. Página visitada em 23 de Março de 2014.
  15. a b Novela "A Usurpadora" será exibida pela sétima vez no SBT (31/10/16). UOL. Página visitada em 3 de Novembro de 2016.
  16. Rede estréia nova linha de shows no final do mês (22/06/97). Folha Online. Página visitada em 7 de Abril de 2014.
  17. “Maria do Bairro”? Sim, eu já vi! (30/09/13). Tele Dossiê. Página visitada em 7 de Julho de 2014
  18. a b Segura de que cumplió expectativas (28/10/00). El Universal. Página visitada em 2 de Janeiro de 2015.
  19. Atriz mexicana Lucero é contratada pelo SBT para "Carinha de Anjo" (9/03/16). UOL. Página visitada en 28 de Março de 2016.
  20. SBT deve contratar a atriz mexicana Lucero; emissora ainda não confirma (9/03/16). Natelinha. Página visitada em 28 de Março de 2016.
  21. Lucero en portugués (3/04/16). El Universal. Página visitada em 6 de Abril de 2016.
  22. Oficial: Lucero assina contrato com o SBT e participará de "Carinha de Anjo" (28/03/16). Natelinha. Página visitada em 28 de Março de 2016.
  23. SBT anuncia o elenco da nova novela Carinha de Anjo, substituta de Cúmplices de um Resgate. Caras Online. Página visitada em 31 de Março de 2016.
  24. Veja as fotos da apresentação de Carinha de Anjo (9/11/16). LatinPop Brasil. Página visitada em 19 de Novembro de 2016.
  25. ¿Se apaga su estrella? Lucero acepta trabajo de bajo nivel. Mundo Hispánico. Página visitada em 26 de Novembro de 2016.
  26. Estrela mexicana é ‘desprezada’ por fazer novela no Brasil (17/11/16). KTV. Página visitada em 26 de Novembro de 2016.
  27. Lucero triunfa en Brasil con el estreno de la telenovela Carinha De Anjo: "Los niveles de audiencia en televisión fueron muy altos" (22/11/16). People en Español. Página visitada em 26 de Novembro de 2016.
  28. http://minhanovela.uol.com.br/noticias/tv/com-desfecho-emocionante-carinha-de-anjo-conquista-a-vice-lideranca-no-ultimo-capitulo.phtml#.Wx3Nt0gvzIU
  29. a b c Lucero COQUETA. Diva de México. Página visitada em 1 de Janeiro de 2016.
  30. Lucero DELINCUENTE. Diva de México. Página visitada em 1 de Janeiro de 2016.
  31. a b c Lucero FIEBRE DE AMOR. Diva de México. Página visitada em 1 de Janeiro de 2016.
  32. a b Buenos para actuar, cantar y hasta para el doblaje (9/11/11). Quién. Página visitada em 2 de Janeiro de 2015.
  33. Lucero repite como presentadora en los Latin American Music Awards (29/09/16). holaciudad!. Página visitada em 6 de Outubro de 2016.
  34. https://www.bandamax.tv/premios-bandamax-2019/premios-bandamax-en-vivo-minuto-a-minuto-2019-donde-ver
  35. Lucero no conducirá la Teletón mexicana (24/10/03). El Universo. Página visitada em 1 de Dezembro de 2015.
  36. Nao me deixe ir Brasil (25/10/15). Lucero.com.mx. Página visitada em 6 de Novembro de 2016.
  37. Carinha de Teleton Brasil (6/11/16). Lucero.com.mx. Página visitada em 6 de Novembro de 2016.
  38. Lucero en Cúmplices de un Resgate (17/12/16). Lucero.com.mx. Página visitada em 18 de Dezembro de 2016.
  39. Com terça-feira histórica, SBT lidera por mais de quatro horas seguidas e vence final de Supermax (14/12/16). Observatório da Televisão. Página visitada em 18 de Dezembro de 2016.
  40. a b Lucero, la jueza que se identificará con las chicas en La Reina de la Canción (12/04/17). Univision. Página visitada em 15 de Abril de 2017.
  41. a b Lucero debutó en el teatro com 'Regina' (23/03/03). El Universo. Página visitada em 5 de Abril de 2014.
  42. a b Una historia de amor ambientada en época de emancipación (7/08/12) Arquivado em 7 de abril de 2014, no Wayback Machine.. El Telégrafo. Página visitada em 22 de Março de 2014.
  43. Entrevista com Lucero. SBT.com.br. Página visitada em 13 de Novembro de 2016.
  44. Gabriela Rivero, a eterna Professora Helena, conta tudo sobre os bastidores de Carrossel (6/09/11). M de Mulher. Página visitada em 13 de Novembro de 2016.
  45. Gabriela Rivera les ganó casting a Lucero y Salma Hayek para papel de maestra Jimena (29/09/16). elpopular.pe. Página visitada em 13 de Novembro de 2016.
  46. a b Lucero regresa a las telenovelas con remake de El privilegio de amar' (2/12/19). El Heraldo de México. Página visitada em 16 de Maio de 2020.
  47. LUCERO ¡VOLVERÍA A LAS TELENOVELAS CON LA MALQUERIDA (12/03/14). TVyNovelas. Página visitada em 31 de Março de 2016.
  48. Por no llegar a acuerdo económico, Lucero no estará en "La Malquerida". Con Flor Rubio (19/03/14). GrupoFórmula. Página visitada em 31 de Março de 2016.
  49. Lucero, ‘indomable’, protagonizará su primera telenovela en Telemundo (7/05/15). Hola!. Página visitada em 31 de Março de 2016.
  50. Lucero no haría *La Indomable* por personaje ruco (9/08/15). Telemundo Novelas. Página visitada em 31 de Março de 2016.
  51. LUCERO Y ANGÉLICA VALE JUNTAS EN… ¡SILVANA SIN LANA! (6/02/16). Hey! Espetáculos. Página visitada em 13 de Novembro de 2016.
  52. https://www.univision.com/entretenimiento/lucero-podria-ser-la-nueva-catalina-creel-en-el-remake-de-cuna-de-lobos-fotos
  53. Lucero recusou papel de vilã em Cuna de Lobos: “Não estou na idade” (1/04/19). Observatório da Televisão. Página visitada em 5 de Maio de 2019.
  54. https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2019/04/confirmado-paz-vega-sera-catalina-creel-no-remake-de-cuna-de-lobos
  55. http://lucero.com.mx/telenovelas/
  56. Mujer, casos de la vida real (1985): El exámen. no Internet Movie Database. Página visitada em 3 de Janeiro de 2015.
  57. a b Lucero - Cine. Lucero.com.mx. Página vistada em 10 de Maio de 2020.
  58. Prestan su voz (23/04/04). El Siglo de Durango. Página visitada em 8 de Abril de 2014.
  59. [1]. Lucero.com.mx. Página visitada em 2 de Janeiro de 2016.
  60. http://lucero.com.mx/teatro/
  61. http://lucero.com.mx/portavoz/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]