Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Forte de Paimogo)
Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo
Apresentação
Tipo
Fundação
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo
Forte de N. Sra. dos Anjos de Paimogo, Lourinhã.
<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção D. Pedro II (1674)
Estilo
Conservação Renovado
Homologação
(IGESPAR)
IIP
Aberto ao público Não

O Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, também conhecido como Forte de Paimogo ou Forte da Lourinhã, ergue-se em posição dominante sobre a praia de Paimogo, na atual freguesia de Lourinhã e Atalaia no município da Lourinhã, distrito de Lisboa, em Portugal.[1]

O Forte de Paimogo está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1957.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O forte seiscentista[editar | editar código-fonte]

Erguido a partir de 1674, por determinação de D. António Luís de Menezes, Marquês de Marialva e depois Conde de Cantanhede, herói da guerra da Restauração da independência, com a função de defesa daquele trecho do litoral, integrava a segunda linha de defesa da barra do rio Tejo, que se estendia da Praça-forte de Peniche até Cascais.

Ao término da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), e diante da evolução dos meios bélicos, perdeu a sua função defensiva.

Do século XX aos nossos dias[editar | editar código-fonte]

Classificado como Imóvel de Interesse Público, em meados do século XX o forte encontrava-se abandonado e em avançado estado de degradação, com as suas fundações pelo lado sudoeste erodidas, trazendo risco iminente de derrocada à muralha naquele trecho.

No segundo semestre de 2004 a Câmara local fechou um acordo com a Direcção-Geral do Património para a cedência do imóvel por vinte e cinco anos, renováveis, com o propósito de investir na sua reforma e futura utilização como espaço cultural integrante da Rota dos Dinossauros do Instituto da Conservação da Natureza. Os trabalhos foram iniciados em 2006.

Em 2017, e apesar do seu enorme potencial turístico, com uma das melhores vistas de mar do continente português, este forte continua votado ao abandono e corre o risco de ruir.

Características[editar | editar código-fonte]

Este pequeno forte marítimo, abaluartado, apresenta planta quadrangular com guaritas cilíndricas nos vértices e bateria pelo lado do mar.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]