TV Assembleia (Maranhão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Assembleia
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
São Luís, Maranhão
Brasil
Tipo Educativa
Canais Digital: 51 UHF
Virtual: 9 PSIP
Outros canais 17 (TVN)
Sede São Luís, MA
Fundador(es) Marcelo Tavares Silva
Pertence a Assembleia Legislativa do Maranhão
Fundação 27 de janeiro de 2011 (13 anos)
Cobertura Grande São Luís e áreas próximas
Coord. do transmissor 2° 32' 28.1" S 44° 16' 49.4" O
Página oficial www.al.ma.leg.br/tv

TV Assembleia é uma emissora de televisão brasileira sediada em São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera no canal 17 da TVN e no canal 9.2 (51 UHF digital) do mux legislativo, e integra o sistema de comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, transmitindo sessões plenárias, eventos culturais e programas educativos. Seus estúdios estão em um anexo do Palácio Manuel Beckman no Parque Estadual do Sítio do Rangedor, e seus transmissores estão na torre da TV Brasil Maranhão, no Bairro de Fátima.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Assembleia entrou no ar no dia 27 de janeiro de 2011, que nesse mesmo dia, passou ser disponível na operadora de TV a cabo em São Luís, a TVN, pelo canal 38 e pelo site da ALEMA.

No dia 15 de dezembro, o presidente da Câmara do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP) assinou acordo para a cooperação técnica entre a emissora maranhense e a TV Senado. Com isso, a TV Assembleia poderá ser captada apenas em sinal aberto de televisão digital. Além disso, a emissora retransmitirá as programações da TV Câmara, TV Senado e TV Câmara Municipal (de São Luís), utilizando o recurso da multiprogramação, disponível apenas na TV digital. O acordo prevê, também, a implantação de emissora de rádio.

Em 4 de julho de 2012, às 15h30 foi assinado o Protocolo de Intenções pelo senador José Sarney, o presidente da ALEMA, deputado Arnaldo Melo (PMDB-MA) e o diretor da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Nelson Breve. A solenidade, na Presidência do Senado, contou com a presença do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Com isso, a ALEMA deu mais importante passo no protocolo assinado para iniciar parceria entre as Instituições no processo de concretização de transmissão da programação da emissora em sistema aberto e digital para São Luís e várias cidades do Estado, na qual permite a instalação conjunta das rádios e TVs Senado e Câmara. No protocolo, o Senado Federal vai adquirir equipamentos de transmissão e a cessão do canal 51 (digital), com a sub-canalização de quatro canais, o que fará com que a ALEMA crie a própria TV. Em contrapartida, ela assumirá a responsabilidade pela instalação e custeio da estação radiodifusora. Já a EBC cederá, sem qualquer ônus, o espaço para instalação dos equipamentos de transmissão da emissora.[1]

Em 23 de junho de 2013, a emissora entrou no ar pelo Canal 51, apenas em canal digital.

Programação[editar | editar código-fonte]

Até 2012, a emissora nunca disponibilizou sua grade de programação, tanto para os assinantes da TVN, quanto para quem acessa seu site. Ela limitava-se a dizer que sua programação é composta por:

  • Transmissão das reuniões dos Deputados
  • Produções Locais
  • Produções Nacionais
  • Sessões legislativas ordinárias e extraordinárias
  • Trabalhos das comissões permanentes e especiais
  • CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito)
  • Documentários regionais

Depois das reformulações da programação, foi definida a seguinte programação:

  • Portal da Assembleia (segundas às sextas das 08:30 às 09:15). Apresentação: Adalberto Melo e Cristiane Moraes.
  • Sessão Plenária ao Vivo (segundas, às 16hs; terças às quintas, às 9:30; reprises, diariamente às 14hs).
  • Parlamento Literário (programa de 5 minutos sobre literatura maranhense, mostrando vida e obra de escritores em entrevistas todos os dias durante, ao longo da programação). Apresentação: Rosalvo Júnior.
  • Documento Especial (programas temáticos, desenvolvido a partir de documentários, ao longo da programação). Apresentação: Adalberto Melo. Reportagem: Cristiane Moraes.

Mudança de canal em TV aberta[editar | editar código-fonte]

A partir de 29 de agosto, a TV Assembleia MA passará a ser sintonizada pelo canal digital 9.2, de acordo com publicação, em fevereiro, da Portaria 486/2020 do Ministério das Comunicações.

Referências

  1. Jacqueline Heluy (Agência Assembleia) (4 de julho de 2012). «Senado e Assembleia assinam protocolo para TV aberta e digital no Estado». Assembleia Legislativa do Maranhão. Consultado em 2 de setembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.