Alcir Portela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Alcir Pinto Portella (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1944 - Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2008) foi um ex-jogador e treinador de futebol, com carreira marcante no Vasco.

Alcir Portela foi o quarto jogador com maior número de partidas disputadas pelo Vasco da Gama - 511 jogos no período entre 1963 e 1975. Além de capitão do time campeão nacional em 1974, integrou a equipe que venceu o Campeonato Carioca de 1970. Capitão durante dez anos do Vasco da Gama, jamais foi expulso de campo.

Em 1974, ganhou o Prêmio Belfort Duarte, que homenageava o jogador de futebol profissional que passasse dez anos sem sofrer uma expulsão, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais ou internacionais.

O ex-jogador Alcir Portela faleceu na noite de 29 de agosto de 2008, devido a falência múltipla dos órgãos, aos 64 anos, morreu em casa, no Leme. Alcir lutava há oito anos contra um câncer de próstata.

O ex-cabeça-de-área era um dos símbolos do Vasco, onde trabalhou também como auxiliar técnico e treinador. Alcir deixa mulher, três filhos e muitas saudades.

Exemplo de Profissional, era como um espelho para todos. Conhecido como um " GENTLEMAN " dentro e fora de campo.

O corpo do ex-jogador do Vasco e ex-profissional do clube, Alcir Portella, foi enterrado na tarde de 30 de agosto, por volta das 17h, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Durante o velório, o caixão foi coberto pelas bandeiras do Vasco da Gama e do Bonsucesso Futebol Clube, equipe na qual ele começou sua carreira como jogador, e da Imperatriz Leopoldinense, escola de samba carioca onde foi diretor de Harmonia por mais de 20 anos.

Alcir foi o único elemento a ganhar os quatro títulos brasileiros pelo Vasco: em 1974 como jogador e em 1989, 1997 e 2000 como auxiliar técnico.

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.