Boeing Model 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boeing 1
Réplica o Hidroavião Boeing B & W exposto no Museu do Voo
Tipo Hidroavião
Fabricante Estados Unidos Boeing
Primeiro voo 15 de junho de 1916idade
Capacidade 2 passageiros
Comprimento 8,38 metros
Envergadura 15,86[1] metros
Peso máx. decolagem 2.100 – 2.800 kgf

O modelo Boeing 1, também conhecido como hidroavião B & W, foi um biplano de motor único americano. Foi o primeiro produto Boeing e levou as iniciais de seus designers, William E. Boeing e o tenente Conrad Westervelt.

Projeto[editar | editar código-fonte]

O primeiro B & W foi finalizado em junho de 1916 no hangar ancoradouro da Boeing em Lake Union em Seattle, Washington. Era feito de madeira, com amarrações em arame e com a cobertura das asas feita em linho. Era semelhante ao avião de treinamento produzido pela Companhia Glenn L. Martin, cuja propriedade foi adquirida pela Boeing, mas o B & W tinha melhores flutuadores e um motor mais potente. O primeiro avião B & W foi nomeado Bluebill e o segundo Mallard. Eles voaram pela primeira vez em 15 de junho de 1916, e em novembro, respectivamente.

Histórico Operacional[editar | editar código-fonte]

Ambos os B & W´s foram oferecidos à Marinha dos Estados Unidos. Quando a Marinha não demonstrou interesse na compra eles foram vendidos para a Escola de Voo da Nova Zelândia e se tornou a primeira venda internacional da empresa. Em 25 de junho de 1919, a B & W estabeleceu um novo recorde de altitude na Nova Zelândia de 6.500 pés. Os B & W´s foram usados posteriormente para serviços de entregas rápidas e de correspondência via aérea, fazendo da Nova Zelândia o primeiro país a utilizar o serviço de correspondência aérea em 16 de dezembro de 1919.[2]

Primeiros Operadores[editar | editar código-fonte]

Nova Zelândia

Escola de Voo da Nova Zelândia

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.