Dinossauro (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dinosaur
Dinossauro (PT/BR)
 Estados Unidos
2000 • cor • 82 min 
Direção Ralph Zondag
Eric Leighton
Produção Pam Marsden
Baker Bloodworth (co-produtor)
Roteiro John Harrison
Robert Nelson Jacobs
Robert Nelson Jacobs
Thom Enriquez
Ralph Zondag
Elenco D. B. Sweeney
Ossie Davis
Alfre Woodard
Max Casella
Hayden Panettiere
Samuel E. Wright
Peter Siragusa
Julianna Margulies
Joan Plowright
Della Reese
Frank Welker
Género Animação
Idioma Inglês
Música James Newton Howard
Edição H. Lee Peterson
Estúdio Walt Disney Animation Studios
Distribuição Walt Disney Pictures
Buena Vista International
Lançamento Estados Unidos 19 de Maio de 2000
Brasil 30 de Junho de 2000
Portugal 24 de Novembro de 2000
Página no IMDb (em inglês)

Dinossauro (em inglês: Dinosaur) é um filme norte-americano de animação de 2000 produzido pela Walt Disney Pictures. É o trigésimo-nono longa metragem do gênero dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas dos EUA em 19 de Maio de 2000.

O filme acabou tendo um orçamento de 130 milhões de dólares e se tornou na época, o mais caro filme de animação já feito.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa com a imagem de uma mãe Iguanodon vigiando o seu ninho. Um jovem Parasaurolofo passa perto do ninho e é afugentado, daí passa a correr, chegando numa grande floresta. Lá ele é atacado por um Carnotauro mas consegue fugir, correndo de volta para perto dos outros dinossauros, o Carnotauro passa a atacar os dinossauros, matando um Paquirinossauro e pisando no ninho da mãe Iguanodon, deixando apenas um ovo intacto. Este ovo é apanhado por vários dinossauros, dentre eles um Oviraptor e um Pteranodon, até chegar a uma ilha distante habitada por lêmures.

Na ilha, o ovo choca, e os lêmures decidem criar o bebê Iguanodon, batizando-o de Aladar. Alguns anos depois, um meteorito cai no oceano, destruindo a ilha dos lêmures. Aladar sobrevive, carregando nas costas a sua mãe adotiva Plio, sua "irmã" Suri, seu "tio" Zini, e seu "avô" Yar, após saltarem ao mar. Ao atingir a costa, o grupo percebe que os outros lêmures morreram no ataque de meteoros e vai vagueando por um deserto até encontrar diversos dinossauros que rumam para a Área dos Ninhos (paraíso onde os dinossauros têm seus filhotes), e decidem acompanhá-los. Durante a viagem eles são seguidos por dois Carnotauros também sobreviventes da queda do asteróide. A manada na qual está Aladar e sua família, junto com duas dinossauros idosas e um dinossauro que age como um cachorro, conseguem achar água subterrânea salvando a manada de, posteriormente, morrer de sede.

Os dinossauros idosas são deixados para trás, mas são ajudados por Aladar e sua família, que após achar um dos chefes do grupo (Bruton) ferido abrigam-se numa caverna. Um dos Carnotauros os vê e Aladar luta com o predador à beira da morte. O iguanodonte Aladar é salvo pela coragem de Bruton, mas agora que muitas pedras desmoronam (matando Bruton e o Carnotauro), a entrada está fechada. Seguindo adentro pela caverna eles conseguem derrubar uma parede e acham a Área dos Ninhos, mas descobrem que o resto do grupo está indo pela entrada antiga, a qual sofreu um deslizamento de pedras, que dificultaria e muito a passagem dos dinossauros. Então, Aladar corre para avisar aos outros e convencê-los a seguí-lo, mesmo contra à vontade do líder Kron. Este diz que é melhor eles subirem o morro íngrime. Neste ponto, Aladar e Kron brigam entre si, mas a luta é interrompida pela irmã de Kron, fazendo com que a vitória seja de Aladar. Quando eles estão indo para a entrada correta da Área dos Ninhos, acham o Carnotauro e o jovem Iguanodon diz para eles o amedrontarem, gritando na frente dele. O plano deu certo em parte: a manada consegue sair de lá, mas o dinossauro carnívoro vê o chefe do bando escalando o morro e vai ao encontro dele para devorá-lo.

Então, Aladar junto com a sua namorada lutam com o Carnotauro, até que ele cai num abismo e morre. Kron não aguenta os ferimentos causados pelo Carnotauro e também morre. Aladar assume a liderança dos dinossauros. No final da história, todos os membros do grupo têm seus filhotes, inclusive o novo líder do bando, junto com Neera. Zini, que estava solteiro desde o começo do filme, consegue cinco namoradas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Aladar: Um jovem Iguanodon. É o protagonista da história. Quando ele ainda estava no ovo, ele foi separado de sua mãe e de seus companheiros, e tornou-se um "filho adotivo" de Plio. É muito carinhoso, generoso, solidário, honesto e justo, ao contrário de sua versão negativa, Kron. Ele também tem um senso de humor, sabendo, no entanto, ser sério. No final do filme, se tornou o parceiro de Neera e o pai de seus filhotes.
  • Yar: o mais velho dos lêmures e seu líder, o pai de Plio e Zini e avô de Suri e Aladar. É muito irônico, mas também sério e determinado, um verdadeiro líder para o pacote de lêmures, mas também um mestre na conexão. Zini o chama de "macaco velho".
  • Plio: um lêmure, a mãe de Suri e mãe adotiva de Aladar. Foi ela quem descobru o ovo de aladar.
  • Zini: irmão de Plio e tio de Suri, além de ser o melhor amigo de Aladar. É o "cara legal" clássico da família e sempre tenta cortejar as fêmeas com frases galantes. É bastante exuberante e sempre prontos para se divertir.
  • Suri, a filha de Plio e irmã de Aladar e melhor amiga do mesmo. É sempre alegre e brincalhona, o orgulho de ser uma "bola de pelo."
  • Neera: irmã de Kron e é a única que não prova Kron nunca hostil. Ao contrário de seu irmão, ela partilha plenamente as idéias de Aladar, que devemos ficar juntos para sobreviverem. No final do filme, que irá acoplar-se com Aladar e por ele as crianças (ou ovos).
  • Kron: Principal antagonista do filme. Um Iguanodon, pacote líder do bloco de dinossauros no filme. Para ele, a luta pela sobrevivência que conta é "a lei da selva", e, embora muitas vezes incentiva rebanho para resistir, nem misericórdia para o fraco e está pronto para fazer qualquer coisa para chegar à Terra da Cova, também perdem meio do bloco, se for necessário. No final do filme é morto pelo carnotauro segundo, para o escritório hemorragia interna devido ao impacto contra a parede de rocha.
  • Bruton: O segundo Kron, um Iguanodon muito mal-humorado e muito grave. Inicialmente concorda plenamente com as idéias de Kron, porque ele acredita que só os mais fortes sobrevivem. Mas quando, depois de ser ferido por carnotauro, é abandonado por Kron para tê-los elaborado para o seu segundo Kron, ele percebe que com a ajuda de Aladar e Plio que todo mundo é dono de seu próprio destino. Para o final do filme, ele vai morrer esmagado pelas rochas da caverna, mas em vez disso vai seguir com ele em um carnotauro morto.
  • Eema: uma Stiracossauro fêmea grande idosa e resistente, combativa e às vezes um pouco "mal-humorada", mas é resistente e também é muito boa.
  • Baylene: uma imponente Brachiosaurus velha colossal feminino, a maior do bloco. É muito boa e nunca desiste. Baylene diz que é o último de sua espécie (que provavelmente significa que o filme se passa no início do Cretáceo, quando a maioria dos saurópodes começaram a desaparecer). Ela será de grande ajuda para Aladar, por exemplo quando se encontra a água e, juntamente com todos os outros intervalos, empurra as pedras que atrapalham a saída da caverna.
  • Url: Um anquilossauro pequeno (certamente um juvenil), "o animal de estimação doméstico" do Eema. Assim como um cão, parece ser muito curioso e bastante sociável (que atribui quase imediatamente Aladar), embora Eema diz que não costuma socializar com estranhos tão cedo.
  • Carnotauros: antagonistas do filme, um par de predadores assasinos, a apetite sempre insaciável e prontos para pilhar qualquer dinossauro compreendido dentro do alcance, mesmo que eles não falam. Acabaram sendo derrotados: o primeiro foi esmagado pelo teto da caverna feita de rochas junto com Bruton, o segundo, depois de matar Kron, foi derrotado por Aladar que vai cair de um penhasco para o chão, esmagando.
  • Velociraptors: Antagonistas secundários, pequenos e velozes carnívoros, que aparecem em bandos pelo deserto após a queda do meteorito. Após uma tentativa frustrada de matar Aladar e sua família, começam a seguir o bando de Kron, (aguardando a morte de algum membro, para se alimentar) até serem afugentados pelos Carnotauros.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dobragem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BRA Dobragem PORT
Aladar D.B. Sweeney Fábio Assunção Diogo Infante
Plio Alfre Woodard Mônica Rossi Carmen Santos
Yar Ossie Davis Orlando Drummond Cardoso Luís Mascarenhas
Zini Max Casella Cláudio Galvan Ivo Canelas
Suri Hayden Panettiere Caroline Pinho Filipa Maló
Kron Samuel E. Wright Leonardo José Alfredo Brito
Neera Julianna Margulies Malu Mader Catarina Furtado
Bruton Peter Siragusa Sérgio Fortuna João Lagarto
Baylene Joan Plowright Hebe Camargo Anna Paula
Eema Della Reese Nair Bello Maria do Céu Guerra

Dublagem Brasileira:[1]

Estúdio: Double Sound, (RJ)

Direção de dublagem: Garcia Junior

Tradução: Garcia Junior


Dobragem Portuguesa:[1]

Estúdio: MATINHA ESTUDIOS SOM S.A.

Direção de dobragem: Rui Paulo

Tradução: Patricia Cid Pita

Vozes Adicionais: Rui Paulo , Romeu Vala e Maria Barbosa

Dinossauros e outros animais do filme[editar | editar código-fonte]

Dinossauros terópodos[editar | editar código-fonte]
Dinossauros saurópodos[editar | editar código-fonte]
Anquilosaurus[editar | editar código-fonte]
Dinossauros ornitópodos[editar | editar código-fonte]
Paquicéfalosaurios[editar | editar código-fonte]
Dinossauros ceratopsios[editar | editar código-fonte]
Primatas[editar | editar código-fonte]
Pterosaurios[editar | editar código-fonte]
Lepidosauromorfos[editar | editar código-fonte]
Anfibios temnospóndilos[editar | editar código-fonte]
Aves[editar | editar código-fonte]
Insectos odonatos[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Dinosaur: An Original Walt Disney Records Soundtrack
Trilha sonora de James Newton Howard
Lançamento Estados Unidos 19 de Maio de 2000
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, Fita cassete
Gravadora(s) Walt Disney Records

A trilha sonora do filme foi lançada em 2000 pela gravadora Walt Disney Records e foi composta por James Newton Howard. No lançamento alemão a faixa 2 é a canção "Can Somebody Tell Me Who I Am" (4:14), cantada por Orange Blue; todas as faixas descritas abaixo se encontram no lançamento alemão.

  1. Inner Sanctum/The Nesting Grounds (2:57)
  2. The Egg Travels (2:43)
  3. Aladar & Neera (3:29)
  4. The Courtship (4:13)
  5. The End Of Our Island (4:00)
  6. They're All Gone (2:08)
  7. Raptors/Stand Together (5:37)
  8. Across The Desert (2:25)
  9. Finding Water (4:14)
  10. The Cave (3:40)
  11. The Carnotaur Attack (3:52)
  12. Neera Rescues The Orphans (1:13)
  13. Breakout (2:43)
  14. It Comes With A Pool (3:01)
  15. Kron & Aladar Fight (2:58)
  16. Epilogue (2:32)

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Dinossauro foi lançado nos EUA em 19 de Maio de 2000; no Brasil em 30 de Junho de 2000; em Portugal em 24 de Novembro de 2000.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Dinossauro foi um sucesso de bilheteria e arrecadou $137,748,063 nos EUA e $212,074,702 em outros países para uma receita mundial de $349,822,765.[2]

Dinossauro também foi o quinto filme mais visto no mundo no ano de seu lançamento.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

A Disney Interactive lançou um video-game baseado no filme para Dreamcast, PlayStation, PC e Game Boy Color no ano 2000 intitulado Disney's Dinosaur que é estrelado por Aladar, Zini e Flia em uma ilha que é destriuda por uma chuva de meteoros.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os efeitos sonoros de carnotauro foram obtidos a partir dos registos dos versos de leopardos e onças, também a parte de trás do velociraptor é gravado por um animal, e um chihuahua dos membros da tripulação.
  • Para mostrar aos cineastas dinossauros reais foi criada uma câmera chamada por eles "dino-room".
  • Na primeira parte do filme, há quatro locais diferentes: Florida, Venezuela, Austrália e Havaí.
  • Em alguns aspectos, a história lembra o filme "Em Busca do Vale Encantado".
  • Além de URL, carnívoros são apenas os dinossauros não podia falar.
  • Na cena de abertura, onde dinossauros estão sendo rastreados por carnotauro introduz uma cena que mostra as pernas de carnotauro. A mesma cena é usada no filme "A Era do Gelo 3 - Despertar dos Dinossauros", onde as pernas são destacados mãe t-rex.
  • Inicialmente, o antagonista do filme teria sido o Tyrannosaurus rex, mas a Disney escolheu utilizar o Carnotauro, como era um dinossauro menos conhecido do público, como no caso do Iguanodon. Isso também explica o enorme tamanho do carnotauro (no filme o carnotauro são muito maiores do que eram na realidade)
  • É o primeiro filme da Disney sobre dinossauros.
  • A maioria dos cenários do filme são do Parque Nacional Canaima, na Venezuela.
  • O filme se tornou na época, o mais caro filme de animação já feito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Fantasia 2000
Lista de filmes da Disney
2000
Sucedido por
The Emperor's New Groove