Fantasia 2000

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fantasia 2000
'Fantasia 2000'
Fantasia 2000
Cartaz do filme
 Estados Unidos
1999 •  cor •  75 min 
Género animação
fantasia
musical
Direção Don Hahn
Pixote Hunt
Hendel Butoy
Eric Goldberg
James Algar
Francis Glebas
Paul Brizzi
Gaëtan Brizzi
Produção Roy E. Disney
Donald W. Ernst
Roteiro Tab Murphy
Bob Tzudiker
Noni White
Elenco James Levine
Orquestra Sinfônica de Chicago
Edição Jessica Ambinder-Rojas
Lois Freeman-Fox
Julia Gray
Craig Paulsen
Gregory Plotts
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Feature Animation
Walt Disney Pictures
Richard Purdum Productions
Eulla Films
Brizzi Films
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 17 de dezembro de 1999
Brasil 16 de junho de 2000
Idioma inglês
Cronologia
Fantasia (1940)

Fantasia 2000 (bra/prt: Fantasia 2000)[1][2] é um filme estadunidense de 1999, dos gêneros animação, e musical e fantasia, dirigido por James Algar, Gaëtan Brizzi, Paul Brizzi, Hendel Butoy, Francis Glebas, Eric Goldberg e Pixote Hunt. Trata-se de uma sequência de Fantasia, de 1940 e, como ele, tem sete segmentos animados contendo música clássica. O único segmento presente nos dois filmes é O Aprendiz de Feiticeiro. A trilha sonora do filme foi executada pela Orquestra Sinfônica de Chicago pelo condutor musical James Levine. Um grupo de atores e atrizes conhecidas como Steve Martin, Bette Midler, James Earl Jones, Quincy Jones e Angela Lansbury, fazem uma introdução em cada segmento com imagens em live-action.

Roy E. Disney primeiramente pensou em uma sequencia de Fantasia no ano de 1974, mas a produção só começou em 1990. O filme possui sequencias animadas em que foram usadas imagens geradas por computador diferentemente da animação a mão usada em 1940. Peter Schickele trabalhou com Levine em cada segmento musical que aparece no filme.

Fantasia 2000 teve sua estreia no Carnegie Hall nos EUA em 17 de Dezembro de 1999, seguido de um lançamento exclusivo para IMAX[3] de 1 de Janeiro a 30 de Abril de 2000.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Fantasia 2000 é dividido em 8 segmentos, assim como o filme de 1940:

Sinfonia n.º 5[editar | editar código-fonte]

É um segmento ao som da música de Ludwig van Beethoven, onde são mostradas imagens abstratas bastante coloridas e semelhantes a formas geométricas. O segmento se inicia com o maestro regendo a orquestra.

Pinheiros de Roma[editar | editar código-fonte]

É um segmento ao som da música de Ottorino Respighi, este segmento deveria falar sobre pinheiros crescendo em ruínas de Roma, mas a Disney decidiu colocar no lugar das ruínas de Roma, pedras cobertas de musgo e algas; no lugar de Roma, o mar, e no lugar dos pinheiros, baleias voando e saltitando, esse foi o primeiro segmento da Disney todo em 3-D.

Rhapsody in Blue[editar | editar código-fonte]

Rapsódia em Azul; É um segmento ao som da música de George Gershwin, onde se mostram pessoas ansiando realizar seus sonhos na Nova York nos anos 30.

Concerto de Piano N.º 2[editar | editar código-fonte]

É um segmento ao som da música de Dmitri Shostakovich, conta o clássico de Hans Christian Andersen "O Soldadinho de Chumbo".

O Carnaval dos Animais[editar | editar código-fonte]

É um segmento ao som da música de Camille Saint-Saëns, mostra como é o carnaval dos animais. Apesar do nome, em todo o segmento, são mostrados flamingos brincando de ioiô e dançando.

O Aprendiz de Feiticeiro[editar | editar código-fonte]

É o retorno do principal segmento de Fantasia, já que os produtores de Fantasia 2000 não conseguiam imaginar Fantasia sem o aprendiz. Ao som da música clássica de Paul Dukas, vemos a história do Mickey Mouse como aprendiz de feiticeiro que rouba o chapéu mágico de seu mestre Yen Sid, faz as estrelas explodirem em fogos de artifício e acaba criando grandes confusões com as vassouras mágicas.

Marchas de Pompa e Circunstância[editar | editar código-fonte]

Pompa e Circunstância; É um segmento onde vemos o Pato Donald interpretando um ajudante de Noé, com sua namorada Margarida.

O Pássaro de Fogo[editar | editar código-fonte]

Inspirado em um conto russo, é um seguimento no qual o espírito da primavera fica frente a frente com o pássaro de fogo. Este segmento é acompanhado pela composição homônima de Igor Stravinski, e conclui essa versão de Fantasia, com uma mensagem sobre vida, morte e ressurreição.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Segundo o site Box Office Mojo, Fantasia 2000 arrecadou nos cinemas $90,874,570 ($60,655,420 nos EUA/Canadá e $30,219,150 nos outros países).[4]

Referências

  1. «Fantasia 2000». Brasil: CinePlayers. Consultado em 1 de julho de 2020 
  2. «Fantasia 2000». Portugal: CineCartaz. Consultado em 1 de julho de 2020 
  3. Fantasia 2000 foi o primeiro longa metragem de animação lançado nesse formato.
  4. «Bilheteria do filme» 
Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Tarzan
Lista de filmes da Disney
1999
Sucedido por
Dinossauro