Madden NFL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Madden NFL
Logotipo da série.
Desenvolvedora(s) EA Tiburon
Editora(s) EA Sports
Gênero(s) Futebol americano
Primeiro título John Madden Football
1988
Último título Madden NFL 25
2013
Portal Portal Games  • Página do projeto Projeto Games

Madden NFL é uma série de jogos eletrônicos de futebol americano desenvolvida pela Electronic Arts para a EA Sports. Seu nome é uma referência ao antigo jogador e técnico vencedor do Super Bowl, John Madden. Após sua aposentadoria como técnico, Madden vinha trabalhando como comentarista dos jogos de futebol americano, tendo passado pelas quatro maiores redes americanas, a ABC, CBS, FOX e até o fim de sua carreira, em abril de 2009, pela NBC.

A versão 2007 do jogo para a plataforma PlayStation 2 tornou-se o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos em 2006, vendendo mais de 1,8 milhões de cópias [1] .

A "Maldição do Madden"[editar | editar código-fonte]

Desde que o jogo começou a ter jogadores na capa (nas primeiras edições o próprio John Madden posava para elas) todos esse jogadores ou tiveram uma péssima temporada, sem produzir nada, ou se machucaram por toda ou parte dela.

Evolução[editar | editar código-fonte]

A primeira versão do jogo foi publicada em 1989 para a série de computadores Apple II, e fora nomeada John Madden Football. O time de desenvolvimento originalmente tinha a intenção de que no jogo houvesse times com seis ou sete jogadores, mas Madden insistiu que houvesse um realismo, com onze jogadores por equipe.

O jogo melhorou e cresceu ao longo dos anos, adicionando vários novos conteúdos. Entre eles a transmissão por comentadores reais, fazendo com que os jogadores jogassem o game como se este estivesse sendo transmitido pela TV. Tais comentários eram realizados pelo próprio John Madden e seu companheiro de cabine. Inicialmente, Pat Summerall fora o narrador que dividia a cabine de transmissão com Madden, em seus dias de CBS e FOX, entre o início dos anos 1980 e o início dos anos 2000, até que Summerall se aposentou; Após isso o papel foi preenchido por Al Michaels, seu parceiro no Monday Night Football e depois no Sunday Night Football, pela ABC e NBC, respectivamente.

Referências

  1. Patrick Klepek (8 de janeiro de 2007). Madden NFL 07 tops list of 2006 best sellers (em inglês). ESPN.com. Página visitada em 8 de abril de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.