Otto Lilienthal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl Wilhelm Otto Lilienthal
Otto Lilienthal
Otto Lilienthal (c. 1896)
Nascimento Karl Wilhelm Otto Lilienthal
23 de maio de 1848
Anklam, Pomerânia, Reino da Prússia
Morte 10 de agosto de 1896 (48 anos)
Berlim, Império Alemão
Sepultamento Berlim
Nacionalidade Alemão
Cidadania Reino da Prússia
Cônjuge Agnes Fischer (1878)
Filho(a)(s) Friedrich
Anna
Fritz
Frida
Irmão(ã)(s) Marie Squire, Gustav Lilienthal
Ocupação Engenheiro
Prêmios
Causa da morte acidente aéreo
Assinatura

Karl Wilhelm Otto Lilienthal (Anklam, Pomerânia, 23 de maio de 1848Berlim, 10 de agosto de 1896), conhecido como o "Pai do voo planado", foi um pioneiro da história da aviação.[1] Ele é creditado como o primeiro homem a manejar repetidas vezes um aparelho mais pesado que o ar na atmosfera.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Otto Lilienthal era apaixonado desde a infância pela aviação: por volta de 1860, ele ensaiava de noite, com o seu irmão, grandes planadores rudimentares, depois máquinas de asas batentes.

Otto Lilienthal, uma das primeiras pessoas a planar
em um aparelho mais pesado que o ar.

Tornando-se um engenheiro, ele publicou em 1889 uma importante obra sobre o voo das aves, considerada base da aviação, e dois anos mais tarde, construía seu primeiro planador.

Ele também foi um dos primeiros a demonstrar a importância da curvatura da asa.

Lilienthal realizou cerca de dois mil voos planados entre 1891 e 1896, atingindo em alguns cerca de 350 metros de distância. Várias vezes, ele conseguiu subir mais alto que o seu ponto de partida e efetuar viragens. Seus ensaios tiveram lugar em Bremen, Steglitz, Lichterfelde, e depois em Rhinow. Também tentou criar uma máquina mais pesada do que o ar, usando um motor de ácido carbônico.

Otto Lilienthal em voo com seu planador, o
Lilienthal Normalsegelapparat (c. 1895).

Lilienthal foi o primeiro homem que foi fotografado em voo: esta foi uma das bases da influência que ele exerceu sobre todos os pesquisadores do seu tempo e depois, porque ele assim inspirou aos hesitantes a confiança no futuro da aviação. Os seus projetos contribuíram para o desenvolvimento da asa delta.

Em 9 de agosto de 1896, durante um voo, ele estolou, caindo de uma altura de 17 metros, e quebrando sua espinha dorsal, vindo a morrer no dia seguinte. Suas últimas palavras foram:

Monumento em homenagem a Otto Lilienthal (bairro de Lichterfelde, Berlim).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Short Biography of Otto Lilienthal» (em inglês). Museu Otto Lilienthal. Consultado em 30 de junho de 2015. Cópia arquivada em 6 de fevereiro de 2015