Otto Lilienthal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Karl Wilhelm Otto Lilienthal
Otto Lilienthal (c. 1896)
Nascimento 23 de maio de 1848
Provinz Pommern flag.svg Anklam, Pomerânia
Morte 10 de agosto de 1896 (48 anos)
Flag of the German Empire.svg Berlim, Império Alemão
Nacionalidade Alemão
Cônjuge Agnes Fischer (1878)
Filho(s) Friedrich
Anna
Fritz
Frida
Ocupação Engenheiro
Irmão: Gustav Lilienthal (1849-1933)

Karl Wilhelm Otto Lilienthal - (Anklam, Pomerânia, 23 de maio de 1848 - Berlim, 10 de agosto de 1896), conhecido como o "Pai do vôo planado", foi um pioneiro da história da aviação. Ele é creditado como o primeiro homem a manejar repetidas vezes um aparelho mais pesado que o ar na atmosfera.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Otto Lilienthal era apaixonado desde a infância pela aviação: por volta de 1860, ele ensaiava de noite, com o seu irmão, grandes planadores rudimentares, depois máquinas de asas batentes.

Tornando-se um engenheiro, ele publicou em 1889 uma importante obra sobre o voo dos pássaros, considerada base da aviação, e dois anos mais tarde, ele construía seu primeiro planador.

Ele também foi um dos primeiros a demonstrar a importância da curvatura da asa.

Lilienthal realizou cerca de dois mil vôos planados entre 1891 e 1896, atingindo em alguns cerca de 350 metros de distância. Várias vezes, ele conseguiu subir mais alto que o seu ponto de partida e efetuar viragens. Seus ensaios tiveram lugar em Bremen, Steglitz, Lichterfelde, e depois em Rhinow. Também tentou criar uma máquina mais pesada do que o ar, usando um motor de ácido carbônico. Em 9 de agosto de 1896, durante um voo, ele estolou, caindo de uma altura de 17 metros, e quebrando sua espinha dorsal. Ele morreu no dia seguinte. Suas últimas palavras foram:

Opfer müssen gebracht werden. (Sacrifícios precisam ser feitos).

Lilienthal foi o primeiro homem que foi fotografado em voo: esta foi uma das bases da influência que ele exerceu sobre todos os pesquisadores do seu tempo e depois, porque ele assim inspirou aos hesitantes a confiança no futuro da aviação.

Seus projetos contribuíram para o desenvolvimento da asa delta.

Otto Lilienthal, uma das primeiras pessoas a planar em um aparelho mais pesado que o ar.
Otto Lilienthal em voo (c. 1895).
Monumento em homenagem a Otto Lilienthal (bairro de Lichterfelde, Berlim.)

Ver também[editar | editar código-fonte]