Portal:Al-Andalus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Al-Andaluz)
Olá, bem-vindo ao
Portal Al-Andalus · بوابة الأندلس

Al-Andaluz ou al-Ândaluz (em árabe: الأندلس; romaniz.:al-ʼAndalus; alåndɑlʋs) foi o nome dado à Península Ibérica (com a Septimânia) no século VIII, a partir do domínio do Califado Omíada, tendo o nome sido utilizado para se referir à Península independentemente do território politicamente controlado pelas forças islâmicas. Contudo, hoje utiliza-se o termo para referir os territórios que se diferenciam dos reinos cristãos.

O al-Andalus foi o único território europeu continental a participar na Idade de Ouro Islâmica, passando por vários períodos políticos. Era inicialmente um emirado integrado na província norte-africana do Califado Omíada, tendo sido também Califado de Córdova, diversas Taifas, província Almorávida, Califado Almóada e na sua última fase Reino Nacérida de Granada.

A região ocidental da Península era denominada Gharb al-Andalus ("o ocidente do al-Andalus") e incluía o atual território português. De uma maneira geral, o Gharb al-Andalus foi uma região periférica em relação à vida econômica, social e cultural de Córdova e Granada.

Artigo selecionados

O moçárabe foi um contínuo de dialetos românicos intimamente relacionados, falados nas áreas da Península Ibérica dominadas pelos muçulmanos durante o período inicial do desenvolvimento das línguas românicas na Ibéria. O moçárabe, cujos falantes nativos denominavam a sua língua por latino, descende do latim tardio e dos primeiros dialetos românicos falados na Península dos séculos V a VIII (Hispânia era o nome de um grupo de três províncias romanas, e o nome mais utilizado durante os períodos romano e visigodo da história local). Este grupo de dialetos veio a ser conhecido como língua moçárabe posteriormente, embora nunca tenha constituído um padrão comum e o nome nativo da língua fosse latino. O termo moçárabe vem da palavra árabe musta'rab , que significa "arabizado". Em árabe a língua moçárabe era denominada al-ajamiyya (palavra que significa língua estranha ou estrangeira), lathinī ou latiniya, sendo os dois últimos termos mais próximos do nome que os próprios moçárabes denominavam a sua língua.

Artigos bons e destacados

Andalusī nūbah (, árabe clássico: ', ') é um gênero musical com origem na música árabe-andalusiano (ou música andalusi, antigo [[:en:sawt (music)|]], ) que durante o século IX foi de Bagdá para as províncias de Córdova e Granada, mas tradicionalmente encontrado nos países da África Magrebina (ou África Noroeste), que inclui: Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

As cidades do norte da África herdaram um estilo musical andaluz de Granada (ou gharnati). Este termo em Marrocos designa um estilo musical distinto chamado "'" originário de Córdova e Valência.

Sabias que ...

...uma cratera na Lua, localizada em 21,0.ºS, 11,9.ºE, tem o nome de Abraham ben Meir ibn Ezra (Abenezra) em honra do destacado intelectual judeu que nasceu em 1092 em Tudela?1

...Ibn Arabi, místico, filósofo, poeta, viajante e sábio muçulmano andalusino é provavelmente a figura mais influente na história do misticismo islâmico?2

...a Taifa de Dénia foi a primeira taifa em cunhar moeda no ano 1011, numa casa da moeda própria na atual Elda?3

Imagem selecionada

Ponte andalusina em Ronda

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Tópicos

Al-Andalus era o nome dado à Península Ibérica pelos muçulmanos
Série
História da península Ibérica
Portugal Espanha
Pré-História
Período pré-romano
Invasão romana
Hispânia: Citerior e Ulterior
Bética; Cartaginense; Galécia; Lusitânia e Tarraconense
Migrações bárbaras: Suevos e Visigodos
Invasão e domínio árabe
Período das taifas
A Reconquista e o Reino das Astúrias
Reino de Leão
Portucale   Aragão; Castela-Leão e Navarra

Efemérides


Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais