Pretty Little Liars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pretty Little Liars
Pequenas Mentirosas (PT)
Maldosas (BR)
Pretty Little Liars.png
Informação geral
Formato Série
Duração 45 min.
Criador(es) I. Marlene King
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Lisa Cochran-Neilan
Elenco Troian Bellisario
Ashley Benson
Tyler Blackburn
Holly Marie Combs
Lucy Hale
Ian Harding
Bianca Lawson
Laura Leighton
Chad Lowe
Shay Mitchell
Janel Parrish
Sasha Pieterse
Tema de abertura "Secret" por The Pierces
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC Family
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original Estados Unidos 8 de junho de 2010 – presente
Brasil 30 de março de 2011 - presente
Portugal 28 de abril de 2011 - presente
N.º de temporadas 5 (Futuramente 7)
N.º de episódios 120 (102 já exibidos) (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Make It or Break It
Switched at Birth
Próximo
Próximo
Programas relacionados Ravenswood

Pretty Little Liars (Maldosas[1] (título no Brasil) ou Pequenas Mentirosas[2] (título em Portugal)) é uma série de televisão americana, de drama, mistério e suspense desenvolvida por I. Marlene King, baseada na série de livros com o mesmo nome escrita por Sara Shepard, que é exibida pela rede de televisão ABC Family desde 8 de junho de 2010. Enquanto no Brasil, a estreia ocorreu dia 30 de março de 2011 pelo canal pago Boomerang, onde foi exibida até março de 2014. A partir da quarta temporada, a série é exibida todas as quartas no Glitz*. Na TV Aberta, foi exibida pelo SBT nas madrugadas de segunda para terça no Tele Seriados do dia 2 de dezembro de 2013[3] até 21 de abril de 2014.

Situada na pequena cidade fictícia de Rosewood na Pensilvânia, a série retrata as vidas um grupo de garotas que depois do desaparecimento de sua líder, começam a receber mensagens anônimas assinadas por "A", ameaçando revelar todos os segredos delas.

No início da série a ABC Family[4] havia encomendado apenas 10 episódios em 28 de julho de 2010 e depois mais 12 episódios para encerrar uma temporada. Com o sucesso dos 10 episódios iniciais da série de TV, a série de livros foi prorrogada para além da inicial de oito romances.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Rosewood é uma pequena e tranquila cidade na Pensilvânia. De tão tranquila e intocada, nunca se adivinharia que detém tantos segredos. Há um ano, Alison Dilaurentis desapareceu, deixando todos acreditarem que fora vítima de um assassinato. Depois desse grande fato na cidade, a amizade entre suas quatro inseparáveis amigas nunca mais foi a mesma. De forma trágica, o destino une Aria, Emily, Hanna e Spencer novamente. Mas o caos se instala na vida das quatro garotas quando elas começam a receber mensagens de texto de alguém que se autointitula "A", ameaçando revelar segredos que só Alison poderia saber.

Mas não poderia ser Alison, poderia? As garotas começam a suspeitar que Alison ainda esteja viva e perto delas, mas quando o corpo de Ali é encontrado, elas percebem que outra pessoa sabe de seus segredos. Quem quer que seja, "A" parece saber todos os segredos das meninas e está observando cada um de seus movimentos. Muitos segredos vão à tona e as meninas só podem confiar em si mesmas nessa brincadeira que, a cada dia, vai ficando cada vez mais sem graça.[1]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Sasha Pieterse como Alison DiLaurentis, a ex "abelha-rainha" de seu grupo e a menina mais popular da escola antes de desaparecer misteriosamente. Ela sabia de todos os segredos de suas amigas, e ela gostava de usar esses segredos contra elas mesmas para mantê-las sob seu controle. Encantadora e manipuladora, Alison é habilidosa em encontrar formas de chantagear as pessoas, e muitos a odiavam. Ela desapareceu no dia 7 de setembro de 2009, mas apenas um ano depois seu corpo é encontrado. A série gira em torno do misterioso assassinato de Alison. No final da terceira temporada, é revelado que ela pode, eventualmente, estar viva se escondendo como seu alter ego "casaco vermelho". Na quarta temporada, no episodio especial de halloween, é revelado que Alison está realmente viva.
  • Lucy Hale como Aria Montgomery, a artística do grupo, que volta a Rosewood com sua família, depois de passar um ano na Islândia. Em um bar, ela conhece um cara e o beija, mas logo no seu primeiro dia aula ela descobre que esse "cara" é seu professor de Literatura, Ezra Fitz. Eles decidem continuar a relação em segredo por algum tempo, até que finalmente tornam público o seu romance. No entanto, eles eventualmente terminam no final da terceira temporada devido a alguns acontecimentos surpreendentes. Já na quarta temporada, eles começam a se reconciliar, mas é revelado um grande segredo de Ezra que põe um fim na relação do casal.
  • Troian Bellisario como Spencer Hastings, a inteligente do grupo. Ela é uma perfeccionista extrema que sempre tenta agradar seus pais ricos que mostram claramente mais carinho para sua irmã mais velha, Melissa. Spencer tinha sido a única pessoa corajosa o suficiente para enfrentar Alison, e pode ter sido uma das últimas pessoas a vê-la viva. Spencer, após, descobrir que seu namorado Toby Cavanaugh era um membro do time A, resolve também se juntar no time de A como agente duplo, a fim de descobrir a real identidade de "casaco vermelho", o cérebro por trás de tudo, mas eles acabam sendo expulsos do time.
  • Ashley Benson como Hanna Marin, a ex gorda do grupo, que lutava contra problemas de auto-estima e bulimia. Quando sua amiga Alison desapareceu misteriosamente, Hanna transformou-se na garota mais popular da escola, junto com sua melhor amiga, Mona Vanderwaal. Ela se apaixonou por Caleb Rivers, um hacker recém-chegado em Rosewood. Hanna não é a mais brilhante do grupo, mas é que entende tudo de moda e sabe se vestir como ninguém. Na quarta temporada, Caleb deixa Hanna e se muda para Ravenswood. Desde o final da quarta temporada, ela namora Travis Hobbs, quem ajudou tirar sua mãe da prisão.
  • Shay Mitchell como Emily Fields, a esportiva do grupo. Emily era a mais próxima de Alison antes de seu desaparecimento, e também estava apaixonada por ela. Emily é uma lésbica enrustida, ela logo se apaixona e expõe seu amor por Maya St. Germain, que se tornam namoradas, porém no fim da segunda temporada Maya é assassinada, o que deixa Emily super abalada. Cinco meses depois, Emily ainda um pouco abalada começa a namorar sua colega de natação, Paige McCullers, com quem tinha saído quando Maya estava no reformatório.
  • Janel Parrish como Mona Vanderwaal, era a impopular de Rosewood, na época antes de Alison desaparecer. Ela desejava ser aceita no grupo de Alison e foi continuamente ridicularizada por Alison. Após o desaparecimento de Alison, Mona cria uma amizade com Hanna e elas juntas se tornaram as mais populares de Rosewood. No ultimo episódio da segunda temporada, ela é revelada, aparentemente, como "A", agindo por vingança contra as meninas que tomaram Hanna dela, embora seja mais tarde revelado que ela é parte do time A. Mona ficou internada no hospital psiquiátrico Radley na terceira temporada, mas no último episódio da mesma temporada, Mona passa a ser também alvo de "A". No fim da quarta temporada é revelado que ela sabia que Alison estava viva por todos esses anos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvido como uma série de televisão pela empresa Alloy Entertainment, a ideia foi apresentada como "Desperate Housewives para adolescentes". Alloy se reuniu com a autora da série de livros Sara Shepard.[5] A Warner Horizon e a Alloy estavam interessados ​​em produzir a série de televisão há anos, que foi planejada para The WB em 2005 com um escritor diferente, até o desligamento da rede no início de 2006.

O primeiro livro da série foi publicado pela HarperTeen em Outubro de 2005. Em junho de 2008, Alloy notou que estava desenvolvendo um piloto da mesma série de televisão para a ABC Family, com os livros adaptados para a televisão.[6] Após o piloto filmado em Vancouver, a série se mudou para Los Angeles.[7] [8]

Música[editar | editar código-fonte]

A música de abertura da série é "Secret" cantada pela dupla de irmãs The Pierces, a mesma foi sugerida como música tema por uma das estrelas da série, Ashley Benson.[9] O primeiro episódio teve na trilha sonora artistas como 3OH!3, The Fray, Ben's Brother, MoZella, Orelia e Colbie Caillat.[10]

Na trilha sonora também aparecem músicas de Selena Gomez & the Scene, OneRepublic e McFly. Músicas de Katie Herzig e P!nk. Algumas delas foram "Hey Na Na" e ""Where the Road Meets the Sun". Em 14 de junho de 2011, "Jar of Hearts", de Christina Perri foi destaque no primeiro episódio da segunda temporada. A música "Follow Suit" de Trent Dabbs também tem sido destaque na série. No episódio "The Perfect Storm", Aria (Lucy Hale) canta um cover da música "Who Knows Where the Time Goes?" da banda inglesa Fairport Convention.

Em 15 de fevereiro de 2011 foi lançado um CD pela WaterTower Music denominado Pretty Little Liars: Television Soundtrack.[11]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Artista Duração
1. "Secret"   The Pierces 3:50
2. "Beauty Queen"   Ben's Brother 3:51
3. "I Won't"   Colbie Caillat 3:45
4. "More of You"   MoZella 3:29
5. "Suggestions"   Orelia Has Orchestra 4:12
6. "Fresh Pair of Eyes"   Brooke Waggoner 3:49
7. "Jack and Jill"   Katie Herzig  
8. "All Those Pretty Lights"   Andrew Belle 3:22
9. "Genius of Fun"   Love Grenades 3:22
10. "Make You Mine"   2am Club 3:42
11. "Your Love"   Fay Wolf 3:22
12. "Out of Reach"   Matthew Perryman Jones 5:49
Duração total:
45:43

Exibição[editar | editar código-fonte]

País Canal Data de Estreia
 Portugal Sony Entertainment / AXN White 28 de Abril de 2011
Filipinas ETC 22 de Novembro de 2010
 Espanha MTV Espanha 17 de Janeiro de 2011
 Austrália GO! Channel 17 de Janeiro de 2011
 Reino Unido
 Irlanda
MTV 24 de Março de 2011
 Brasil Boomerang
Glitz*
SBT
30 de Março de 2011
2 de Outubro de 2012
2 de Dezembro de 2013
 Croácia TV DOMA 3 de Fevereiro de 2011
 Estados Unidos ABC Family 8 de Junho de 2010
 França Orange Cinéhappy 23 de Janeiro de 2011

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Ator (Personagem) Brasil Dubladores
Troian Bellisario (Spencer Hastings) Mariana Torres
Ashley Benson (Hanna Marin) Érika Menezes
Lucy Hale (Aria Montgomery) Ana Lúcia Menezes
Shay Mitchell (Emily Fields) Teline Carvalho
Sasha Pieterse (Alison DiLaurentis) Bruna Laynes
Ian Harding (Ezra Fitz) Mckeidy Lisita (1ª Temp.) - Raphael Rossatto (em diante)
Tammin Sursok (Jenna Marshall) Gabriela Bicalho
Torrey DeVitto (Melissa Hastings) Flávia Saddy
Laura Leighton (Ashley Marin) Andréa Murucci
Holly Marie Combs (Ella Montgomery) Aline Ghezzi
Ryan Merriman (Ian Thomas) Manolo Rey
Janel Parrish (Mona Vanderwaal) Natália Alves
Bianca Lawson (Maya St. Germain) Rosane Correa
Nia Peeples (Pam Fields) Rita Lopes
Chad Lowe (Byron Montgomery) Duda Espinoza
Diego González (Alex Santiago) Thiago Fagundes
Cody Christian (Mike Montgomery) Thiago Farias
Paloma Guzmán (Jackie Molina) Evie Saide
Lindsey Shaw (Paige McCullers) Lina Mendes
Julian Morris (Wren Kingston) Renan Freitas
Brendan Robinson (Lucas Gottesman) Erick Bouglleux
Brant Daugherty (Noel Kahn) Thadeus Matos
Drew Van Acker (Jason DiLaurentis) Eduardo Borgerth
Lesley Fera (Veronica Hastings) Jane Kelly
Amanda Schull (Meredith Sorenson) Angélica Borges
Patrick J. Adams (Artie) Clécio Souto
Steven Krueger (Ben Coogan) Rodrigo Antas
April Grace (Agente Cooper) Teresa Cristina
Keegan Allen (Toby Cavanaugh) Alexandre Drummond
Heather Mazur (Isabel Randall-Marin) Nádia Carvalho
Kristen Cloke (Susan) Marisa Leal
Tyler Blackburn (Caleb Rivers) João Capelli
Natalie Floyd (1ª Temp.) - Natalie Hall em diante (Kate Randall) Hannah Buttel (1ª Temp.) - Fabíola Martins (em diante)
Paula Newsome (Treinadora Fulton) Izabel Lira
Valerie Rose Curiel (Stephanie) Sylvia Salustti

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Pretty Little Liars foi recebida com comentários críticos inicialmente misturados, embora conforme a progressão da série ela ficou mais positiva. O Metacritic deu ao episódio piloto 52 de 100 pontos, com base em 14 opiniões críticas.[12] The New York Daily News deu ao show uma crítica positiva, comentando que ele "faz romances de vampiros mais populares parecerem ter olhar anêmico", concluindo, "Pretty Little Liars pode ir em várias direções, incluindo clichês adolescentes mundanas. Ele tem também uma boa técnica em fazer-nos preocupamos com essas imperfeitas meninas bonitas".[13]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Indicados Resultado
2010
Teen Choice Awards 2010[14] Programa de TV do Verão Pretty Little Liars Venceu
Ator de TV do Verão Ian Harding Venceu
Atriz de TV do Verão Lucy Hale Venceu
2011
NewNowNext Awards[15] O Que Você Deve Assistir na TV Pretty Little Liars Venceu
People's Choice Awards 2011[16] Melhor Obsessão da TV Indicado
GLAAD Media Awards 2011[17] Série Dramática Extraordinária Indicado
Teen Choice Awards 2011[18] Programa de TV do Verão Venceu
Atriz de TV do Verão Lucy Hale Venceu
Troian Bellisario Indicado
Ator de TV do Verão Ian Harding Venceu
Keegan Allen Indicado
Banff Television Festival Melhor Série Contínua I. Marlene King, Lesli Linka Glatter and Lisa Cochran-Neilan Venceu
2012 People's Choice Awards 2012[19] Melhor Drama da TV á Cabo Pretty Little Liars Venceu
GLAAD Media Awards 2012[20] Série Dramática Extraordinária Indicado
Teen Choice Awards 2012[21] Programa Dramático da TV Venceu
Ator da TV Ian Harding Venceu
Atriz da TV Lucy Hale Venceu
Vilã da TV Janel Parrish Venceu
Atriz de TV de Verão Troian Bellisario Venceu
Do Something! Awards Programa da TV Pretty Little Liars Venceu
2013 People's Choice Awards 2013[22] Melhor Drama da TV á Cabo Pretty Little Liars Indicado
Melhores Fãs da TV Little Liars Indicado
Gracie Allen Awards[23] Performance Extraordinária por uma Estrela Feminina Lucy Hale Venceu
Teen Choice Awards 2013[24] Programa Dramático da TV Pretty Little Liars Venceu
Programa de TV do Verão Pretty Little Liars Venceu
Ator Dramático da TV Ian Harding Venceu
Atriz Dramática da TV Troian Bellisario Venceu
Vilã da TV Janel Parrish Venceu
Atriz de TV do Verão Lucy Hale Venceu
Ator de TV do Verão Keegan Allen Venceu
2014 People's Choice Awards 2014[25] [26] Melhor Drama da TV á Cabo Pretty Little Liars Indicado
Melhor Atriz da TV á Cabo Lucy Hale Venceu
GLAAD Media Awards 2014[27] Série Dramática Extraordinária Pretty Little Liars Pendente
Saturn Awards[28] Melhor Série da TV para Jovens Pretty Little Liars Pendente
Teen Choice Awards 2014[29] Vilã da TV Janel Parrish Pendente
Atriz Sucesso da TV Sasha Pieterse Pendente
Ator de TV do Verão Tyler Blackburn Pendente
Atriz de TV do Verão Ashley Benson Pendente
Shay Mitchell Pendente
Atriz Dramática da TV Lucy Hale Pendente
Ator Dramático da TV Ian Harding Pendente

Referências

  1. a b Maldosas (em português). SBT. Página visitada em 14 de janeiro de 2014.
  2. Pequenas mentirosas. Sony TV. Página visitada em 27 de dezembro de 2011.
  3. Pretty Little Liars - Episódios (em português). SBT. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  4. Pretty Little Liars. ABC Family. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  5. Moving On Up: Pretty Little Liars (em inglês). WebCitation. Página visitada em 14 de janeiro de 2014.
  6. ABC Family nears 'Little Liars' pickup (em inglês). WebCitation. Página visitada em 14 de janeiro de 2014.
  7. Pretty Little Liars : Stars Share Secrets on the Set of Their New Show (em inglês). E! Online. Página visitada em 14 de janeiro de 2014.
  8. Pretty Little Liars' actress shows Canuck roots (em inglês). MSN Canadá. Página visitada em 14 de janeiro de 2014.
  9. Ashley Benson Picked the Theme Song (em inglês). Wetpaint. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  10. Pretty Little Liars: Music Guide (em inglês). ABC Family. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  11. iTunes - Music - Pretty Little Liars (Television Soundtrack) by Various Artists - Apple (em inglês). Página visitada em 4 de dezembro de 2013.
  12. Pretty Little Liars: Season 1" (em inglês). Metacritic. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  13. Pretty Little Liars - The Complete First Season: Release Year - 2010 (em inglês). Terror Hook. Página visitada em 1 de fevereiro de 2014.
  14. Winners of "Teen Choice 2010" Announced. Teen Choice Awards (August 10, 2010). Página visitada em August 13, 2010. Cópia arquivada em March 29, 2011.
  15. 2011 NewNowNext Awards – TV You Betta Watch. Logo. Viacom. Página visitada em October 3, 2011.
  16. People's Choice Awards 2011 Nominees. People's Choice Awards. Página visitada em January 6, 2011.
  17. GLAAD Media Awards Nominees. GLAAD Media Awards. Página visitada em January 20, 2012.
  18. Reiher, Andrea (August 8, 2011). 2011 Teen Choice Awards winners list: Taylor Swift gets the surfboards. Zap2it. Página visitada em January 20, 2012.
  19. People's Choice Awards 2012 Nominees. People's Choice Awards. Página visitada em January 13, 2012.
  20. 23rd Annual GLAAD Media Award Nominees. GLAAD Media Awards. Página visitada em January 20, 2012.
  21. Matt Webb Mitovich (May 18, 2012). Teen Choice Nominations: Vampire Diaries and Idol Lead Pack, Linda Hunt Eyes Repeat Win. TVLine.com. Página visitada em May 20, 2012.
  22. People's Choice Awards 2013 Nominees. People's Choice Awards. Página visitada em February 24, 2013.
  23. The Gracies: 2013 Gracies Awards Winners. TheGracies.com. Alliance for Women in Media (2013). Página visitada em May 27, 2013.
  24. Ng, Philiana (May 22, 2013). Teen Choice Awards: 'Twilight: Breaking Dawn - Part 2' Leads First Wave of Nominees. The Hollywood Reporter. Página visitada em May 23, 2013.
  25. 40th People's Choice Awards. peopleschoice.com. Página visitada em 12 March 2014.
  26. Kenneally, Tim. People's Choice Awards 2014: The Complete Winners List. The Wrap. Página visitada em 12 March 2014.
  27. GLAAD Media Awards Noms Unveiled. Deadline.com. Página visitada em January 31, 2014.
  28. The 40th Annual Saturn Awards Nominations. SaturnAwards.org. Página visitada em February 26, 2014.
  29. Teen Choice Nominees 2014 - Pretty Little Liars, Glee Ride Second Wave of Teen Choice Nominations. TVLine. Página visitada em July 22nd, 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]