Rugrats

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rugrats em Paris)
 Nota: Este artigo é sobre a série original de 1991. Para a série de reinicialização de 2021, veja Rugrats (2021).
Rugrats
Rugrats: Os Meninos do Coro (PT)
Rugrats: Os Anjinhos (BR)
Rugrats
Logotipo do desenho, que foi usado de 2001 a 2005.
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Animação
Ficção científica
Comédia
Drama
Duração 23-24 Minutos
Criador(es) Arlene Klasky
Gábor Csupó
Paul Germain
Elenco E.G. Daily
Christine Cavanaugh
Nancy Cartwright
Kath Soucie
Cheryl Chase
Tara Strong
Cree Summer
Dionne Quan
Melanie Chartoff
Jack Riley
Michael Bell
Tress MacNeille
David Doyle †
Philip Proctor
Joe Alaskey
Debbie Reynolds
Julia Kato
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 9
Episódios 172
Produção
Diretor(es) Howard Baker
Rick Bugental
Jim Duffy
Steve Moore
Steve Socki
Dan Thompson
Norton Virgien
Dave Fontana
Tony Vian
Louie del Carmen
Chris Hermans
Anthony Bell
Bob Fuentes III
Carol Millican
Produtor(es) Mary Harrington
Barbara Wright
Paul Germain
Richard Gitelson
David Blum
Monica Piper
Gábor Csupó
Arlene Klasky
Jeff McGrath
Paul Demeyer
Mark Risley
J. David Stem
David N. Weiss
Cella Nichols Duffy
Jim Duffy
Lorraine Gallacher
Pernelle Hayes
Kate Boutilier
Susan Ward
Tema de abertura "The Rugrats Theme"
Tema de encerramento "The Rugrats Theme" (remixado)
Exibição
Emissora original Nickelodeon
Formato de exibição SDTV(1991-2001)
HDTV(2001-2004)
Transmissão original 11 de agosto de 1991 - 1 de Agosto de 2004
Cronologia
All Grown Up!
Programas relacionados The Wild Thornberrys
All Grown Up!
Rugrats (2021)
Rocket Power
Ligações externas
Site oficial

Rugrats (Rugrats: Os Anjinhos no Brasil e Rugrats: Os Meninos do Coro em Portugal) é uma série de desenho animado norte-americana produzida pela Nickelodeon Animation Studios e Klasky Csupo. É um dos grandes clássicos da Nickelodeon. A série durou de 1991 a 1994, tendo retornado em 1998 e indo até 2005. No Brasil, a série foi exibida entre os anos de 1996 e 2006 na Nickelodeon, sendo depois exibido no canal apenas em ocasiões especiais, como maratonas de Halloween e de Natal. A série na sua época de transmissão foi um grande sucesso da Nickelodeon, além de ter uma estrela na Calçada da Fama. Durante sua exibição rendeu três filmes, The Rugrats Movie (1998), Rugrats in Paris: The Movie (2000) e Rugrats Go Wild (2003), o último contando também com personagens de The Wild Thornberrys.

Os bebês da série, Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil DeVille são capazes de se comunicar entre si em uma linguagem que os adultos não compreendem. Eles ocasionalmente falam com erros de pronúncia ou simplesmente confundem as palavras. Apesar dos adultos não os entenderem, são capazes de compreender o que seus pais falam, ainda que muitas vezes não compreendam direito e tomem metáforas literalmente. Angelica Pickles, de três anos, é capaz de se comunicar normalmente com os bebês e com os adultos, habilidade que ela usa para tirar vantagem de ambas as partes.

No Brasil, o desenho estreou em 1º de outubro de 1994 no bloco da Nickelodeon criado pelo Multishow, sendo exibido na versão legendada e recebendo a tradução original de Os Pestinhas. Depois, estreou na TV aberta pela TV Cultura, em 21 de maio de 1995, junto com a série O Gato Zap e já com a dublagem realizada na Álamo. Foi originalmente exibido na emissora nas manhãs de domingo, ás 09h30, e depois passou a ser exibido de segunda a sexta. Entretanto, em 1996, assim como Doug, os direitos do desenho foram adquiridos pelo SBT, que exibiu primeiro em uma faixa de desenhos pela manhã e foi exibido depois nos programas Bom Dia e Cia (durante as fases da Eliana e da Jackeline Petkovic) e Sábado Animado até 2003, quando a série deixou de ser exibida na emissora. Curiosamente, quando a Globo estreou a série em 2002 na TV Globinho, o SBT ainda estava exibindo a atração naquela mesma época, sendo que os episódios mais antigos eram exibidos por lá e os mais recentes (com a adição dos personagens Dil e Kimi no elenco) foram adquiridos pela Globo. Também já chegou a ser exibido no programa Clubti da Rede Aparecida até agosto de 2021.

A série só voltou a ser exibida no Brasil pela Nickelodeon, no bloco Nick Hits em 2009, nos fins de noite dos fins de semana, e posteriormente no Nick at Nite, onde foi exibido pela última vez. A TV Cultura também voltou a exibir o desenho em 2011, dentro do programa Quintal da Cultura, mas não durou tempo esperado e foi logo retirado do ar naquele ano. Em 2022, entrou para a programação semanal do canal Nick Jr., no horário das 08h00 da manhã.

Em Portugal, foi exibido inicialmente em 1992 pela SIC na sua versão original com legendas em português, mais tarde, em 1994, começou a ser dobrado em português. Em 2005, quando a Nickelodeon chegou ao país, voltou a ser exibido pelo Nickelodeon Portugal com dobragem de outro estúdio.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O show inicialmente girava em torno de um grupo de crianças: Tommy, Chuckie, os gêmeos Phil e Lil e Angelica, prima de Tommy. As crianças são capazes de se comunicar uns com os outros através de fala de bebê, embora os espectadores possam compreendê-las vivendo suas aventuras imaginativas. Em 1998, foram introduzidos novos personagens. Posteriormente, em The Rugrats Movie, o irmão mais novo de Tommy, Dylan, nasce, sendo logo acrescentado como um personagem no show. Como um bebê quatro meses de idade, Dill não é capaz de se comunicar com ninguém. Mais tarde, em 2000, após "Rugrats em Paris: O Filme" ser lançado, Kimi Finster foi adicionado como personagem.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Thomas Malcolm Pickles, mais conhecido como Tommy: Vestido com uma camisa azul e fraldas em toda a série (com exceção do primeiro episódio, em que ele usa uma camisa laranja), é corajoso, aventureiro e muito leal a seus amigos. Com eles vive diversas aventuras, em cenas do cotidiano da vida americana. As aventuras vão desde passeios no parque até viagens para outras cidades.
  • Angelica Charlotte Pickles: Angelica é prima de Tommy e Dil. Tem 3 anos, é capaz de falar com bebés e adultos; muitas vezes usa essa vantagem para si. Está sempre acompanhada de sua boneca Cynthia. Vestida com um macacão roxo, e maria-chiquinha, usa seu jeito encantador para conseguir o que quiser, apesar de geralmente chorar e gritar até que receba o que quer.
  • Charles Crandall Norbert Finster, Jr., mais conhecido como Chuckie: Chuckie é mais conhecido pelo seus grandes óculos e cabelo vermelho selvagem; é o melhor amigo do Tommy. O mais hesitante e covarde do grupo, do qual muitas vezes serve como voz da razão, quando surge uma aventura; usa uma camisa azul com estampa do planeta Saturno e calças cargo verdes.
  • Phillip Richard Bill DeVille e Lillian Marie Jill DeVille, mais conhecidos como Phil e Lil: Gémeos (menino e menina, respectivamente), Phil e Lil fazem tudo juntos, seja brincar na lama e procurar insetos; são frequentemente confundidos, devido à sua semelhança, apesar de Lil ter um longo vestido de uma peça que corresponde à camisa de Phil (verde com um pato) e um laço em seu cabelo para diferenciá-los.
  • Susanna Yvonne Carmichael, mais conhecida como Susie: Outra criança capaz de falar com os adultos e os bebés, Susie frequentemente serve como rival da Angelica e sofre provocações, mas na verdade são amigas muito próximas. É gentil, compassiva e confiante. Normalmente usa uns sapatos coloridos e um jumper semelhante à roupa da Angelica.
  • Dylan Prescott Pickles, mais conhecido como Dil: Dil é o irmão mais novo de Tommy, incapaz de falar com bebês como ele porque é muito jovem; é capaz de juntar palavras mas prefere mastigar e babar sobre pessoas e coisas. Dil foi introduzido no primeiro filme Rugrats.
  • Kimiko Watanabe-Finster, mais conhecida como Kimi: Irmã de Chuckie, introduzida no segundo filme Rugrats, "Rugrats em Paris". Kimi é uma garota muito aventureira, parecida com Tommy e sempre mantém uma atitude positiva e um sorriso brilhante. Ensina a Chuckie o que significa ser um verdadeiro irmão mais velho e muito contribui para ele superar seus medos, pelos quais era conhecido por toda a série.

Vozes[editar | editar código-fonte]

 Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

  • Tommy Pickles - E.G. Daily
  • Terry McNulty - E.G. Daily
  • Chuckie Finster - Christine Cavanaugh (até 2001) e Nancy Cartwright (a partir de 2001)
  • Angelica Pickles - Cheryl Chase
  • Phil DeVille - Kath Soucie
  • Lil Deville - Kath Soucie
  • Susie Carmichael - Cree Summer
  • Kimi Finster - Dionne Quan
  • Jon Lagavess - Jaton Noltray
  • Timmy McNulty - Tara Strong
  • Teddy McNulty - Tara Strong
  • Dil Pickles - Tara Strong
  • Stu Pickles - Jack Riley
  • Didi Pickles - Melanie Chartoff
  • Lou Pickles - David Doyle (até seu falecimento, em 1997) e Joe Alaskey (a partir de 1997)
  • Chaz Finster - Michael Bell
  • Kira Finster - Julia Kato
  • Drew Pickles - Michael Bell
  • Tod McNulty - Grey Delisle
  • Ty McNulty - Grey Delisle
  • Charlotte Pickles - Tress MacNeille
  • Howard DeVille - Phil Proctor
  • Betty DeVille - Kath Soucie
  • Taffy - Amanda Bynes
  • Harold Frumpkin - Pat Musick

Brasil Brasil[editar | editar código-fonte]

Portugal Portugal[editar | editar código-fonte]

Temporada 1 - 3[editar | editar código-fonte]

Personagem Voz
Tommy Pickles Natália Luíza
Angelica Pickles Isabel Ribas
Chuckie Finster Cristina Carvalhal
Phil Deville Isabel Ribas
Lil Deville Luísa Salgueiro
Susie Carmichael Isabel Ribas
Stu Pickles Paulo Oom
Didi Pickles Luísa Salgueiro
Lou Pickles Carlos Freixo
Drew Pickles Carlos Freixo
Betty DeVille Cristina Carvalhal
Chas Finster Paulo Oom
Randy Carmichael Carlos Freixo
Vozes Adicionais Joel Constantino
Direção de Dobragem Carlos Freixo
Estúdio Matinha Estúdio Som, S.A.

Temporada 4 - 7[editar | editar código-fonte]

Personagem Voz
Tommy Pickles Raquel Rosmaninho
Angelica Pickles Sissa Afonso
Chuckie Finster Paula Seabra
Phil Deville Zélia Santos
Lil Deville Zélia Santos
Susie Carmichael
Stu Pickles Jorge Paupério
Didi Pickles
Lou Pickles António Vaz Mendes
Drew Pickles
Betty DeVille
Chas Finster
Randy Carmichael
Direção de Dobragem Jorge Paupério
Estúdio Somnorte

Redobragem[editar | editar código-fonte]

Personagem Voz
Angelica Pickles Bárbara Lourenço
Lou Pickles Rui Luís Brás

10 Anos[editar | editar código-fonte]

Em 11 de agosto de 2001, Rugrats celebrou o seu décimo Aniversário. O especial (filme para TV) "Rugrats: Todos Crescidos" foi produzido para a ocasião. Após a apresentação, uma retrospectiva especial foi feita, intitulada "Rugrats: Still Babies". Foi narrado por Amanda Bynes.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista em 1995, o premiado cineasta Steven Spielberg mencionou Rugrats como um dos vários programas entre os melhores programas infantis da época. Spielberg descreveu a série como "uma espécie de Peanuts do nosso tempo". Foi nomeado a 92ª melhor série animada pela IGN.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Spin-offs e remake[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: All Grown Up! e Rugrats (2021)

Em 2003 a Klasky Csupo produziu a história de como seriam os personagens dez anos depois. Nos Estados Unidos a série é intitulada como All Grown Up! e no Brasil como Rugrats Crescidos; não durou muito sua produção: de 2003 a 2008, com apenas 5 temporadas produzidas para a Nickelodeon e um longa.

Um reboot da série produzida pela equipe criativa original de Klasky, Csupó e Germain estreou na Paramount+ em 27 de maio de 2021.[1][2][3] O reboot também começou a ser exibida na Nickelodeon em 20 de agosto de 2021.[4][5]

Nova série e filme live-action[editar | editar código-fonte]

"Rugrats: Os Anjinhos" vai ganhar uma nova série animada e uma adaptação para live-action,[6] segundo informa a Variety. Arlene Klasky, Gábor Csupó e Paul Germain, criadores da série, serão os produtores dos dois projetos.

Sarah Levy, CEO da Viacom Media Networks, disse que os Rugrats é uma das séries de maior sucesso da TV, e que a Viacom está animada para apresentá-la a um novo público, para que conheçam estes personagens tão icônicos em novas aventuras.

Atualmente em etapa de desenvolvimento, o filme será produzido pelo canal em parceria com a Paramount Pictures, e vai misturar atores com animação em CGI. O roteiro está sendo escrito por David Goodman e o lançamento nos cinemas está programado para 13 de novembro de 2020.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Rugrats é o segundo desenho original da Nickelodeon a ser criado, o primeiro foi Doug e o terceiro foi Ren & Stimpy.
  • Em Rugrats in Paris: The Movie aparece Kimi, que é irmã de Chuckie e filha de Kira e Chas (pai de Chuckie) através do casamento.
  • Muitos afirmam o motivo do primeiro cancelamento da série ter ocorrido por causa da interpretação de supostas Mensagens Subliminares contidas na série.
  • Rugrats é o terceiro maior sucesso da Nickelodeon, o primeiro é Bob Esponja e o segundo é Os Padrinhos Mágicos.
  • Rugrats está em posição de número 35 sob a lista dos 100 melhores desenhos já feitos.
  • Rugrats é um dos poucos desenhos animados a possuir uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Rugrats: Search for Reptar (PlayStation)
  • Rugrats: Studio Tour (PlayStation)
  • Rugrats: Scavenger Hunt (Nintendo 64)
  • Rugrats in Paris - The Movie (Nintendo 64, Game Boy Advance, PC CD-ROM, PlayStation)
  • Rugrats: Totally Angelica (PlayStation, Game Boy Advance)
  • Rugrats: Totally Angelica Boredom Busters (PC CD-ROM)
  • Rugrats: Go Wild (PC CD-ROM, Game Boy Advance)
  • Rugrats: All Growed Up - Older and Bolder (PC CD-ROM)
  • Rugrats: Castle Capers (Game Boy Advance)
  • Rugrats: Royal Ransom (PlayStation 2, Nintendo GameCube)
  • Rugrats: I Gotta Go Party (Game Boy Advance)
  • Rugrats: The Movie (Game Boy Color)
  • Rugrats: Time Travelers (Game Boy Color)
  • Rugrats Activity Challenge (PC CD-ROM)
  • Rugrats Adventure Game (PC CD-ROM)
  • Rugrats Food Fight (Mobile Phone)
  • Rugrats Muchin Land (PC CD-ROM)
  • The Rugrats Mystery Adventures (PC CD-ROM)
  • Rocket Power: Team Rocket Rescue (PlayStation) (Tommy & Angelica appear as guest characters)
  • Nicktoons Racing (PlayStation, Game Boy Advance, Game Boy Color, Microsoft Windows, Arcade) (Tommy and Angelica playable)
  • Nicktoons: Attack of the Toybots (Wii, Nintendo DS, PlayStation 2,Game Boy Advance) (Tommy and Angelica are seen, but are not playable characters.)
  • Nicktoons: The Videogame (possibly)

Referências

  1. Barker, Andrew (15 de outubro de 2020). «Nickelodeon Updates Icons, Sets New Characters for 2021». Variety. Consultado em 28 de abril de 2022 
  2. Archived at Ghostarchive and the Wayback Machine: «History of Klasky Csupo». YouTube. Consultado em 28 de abril de 2022 
  3. Schwartz, Ryan (3 de maio de 2021). «Rugrats Reboot Gets May Premiere Date at Paramount+ — WATCH». TVLine. Consultado em 28 de abril de 2022 
  4. «Rugrats (reboot series) Episode Listings». The Futon Critic 
  5. «The Nickelodeon Virtual Upfront Show: Bring Your Kids!». The Futon Critic. 18 de março de 2021. Consultado em 28 de abril de 2022 
  6. Clopton, Ellis (16 de julho de 2018). «'Rugrats' Relaunch Set With Nickelodeon Series, Paramount Movie». Variety (em inglês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]