São Sebastião (Conselheiro Lafaiete)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Sebastião
—  Bairro do Brasil  —
Município Conselheiro Lafaiete
Criado em Anos 80
Fonte: Não disponível

São Sebastião é um bairro da região central cidade de Conselheiro Lafaiete, MG. É um dos maiores bairros da cidade. Nele está localizado uma das principais igrejas do município, a Igreja de São Sebastião; o 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, o Hospital e Maternidade São José, o Estádio do Guarani, o condomínio Parque Residencial Nacional, a Escola Municipal Napoleão Reis, a escola estadual Pacífico Vieira e o Clube Recreativo Dom Pedro II, além de possuir um grande e diversificado comércio.

História[editar | editar código-fonte]

O bairro São Sebastião nasceu com a chegada da Estrada de Ferro Dom Pedro II, em 1883. Na época, o bairro se chamava "bairro Lafayette", em homenagem ao Lafayette Rodrigues Pereira, grande jurista e conselheiro de Dom Pedro II, nascido na Fazenda dos Macacos. A cidade se chamava Queluz e o bairro Lafayette era conhecido como parte baixa da cidade. A primeira rua foi a Marechal Floriano, que foi aberta margeando a ferrovia e a estação ferroviária era o ponto de encontro da juventude. Depois surgiram as ruas Dr. Campolina, Wenceslau Brás e a avenida Furtado, na antiga região do Prado. O bairro São Sebastião abriga, ainda, a maçonaria, que tem sua identidade ligada à região.

Ao longo dos anos, o bairro recebeu inúmeros imigrantes, onde se destacam os italianos, libaneses e até russos. Em 1910, Rui Barbosa, então candidato a presidência da república, visitou Queluz (antigo nome da cidade) e ficou hospedado na rua Marechal Floriano, no hotel que hoje se chama "Hotel Haya". O nome é uma alusão ao próprio Rui Barbosa que ficou conhecido como "Àguia de Haya", por causa de sua atividade na Holanda.

Igreja De São Sebastião[editar | editar código-fonte]

Construída em 1906, pela comunidade de operários da antiga estrada de ferro Central do Brasil e imigrantes italianos. Em estilo neo-clássico com características romanas, ela possui três torres, sendo duas laterais e uma central.

Praça São Sebastião[editar | editar código-fonte]

A praça São Sebastião foi construída na década de 1940 e destacava-se por seus belos jardins. Tais jardins eram semelhantes aos do Hotel Quitandinha, em Petrópolis, RJ. Por isso, a praça ficou conhecida como praça "Quitandinha". O coreto foi construído em 1999 para homenagear a tradição musical do bairro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Coodenadas: 20° 39′ S 43° 47′ WAnexo: Lista de bairros de Conselheiro Lafaiete

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.