Cássia Janys Silveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cássia Janys Moraes Silveira, posteriormente Cássia Janys Moraes Silveira Saiovici (Indaiatuba, 22 de Maio de 1958) é a primeira indaiatubense a conquistar o título de Miss São Paulo e a quinta paulista a obter o título nacional de Miss Brasil em 1977 no Ginásio Presidente Médici, em Brasília no dia 18 de Junho daquele ano.

Concursos de beleza[editar | editar código-fonte]

Miss São Paulo & Miss Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 1977, devido a incentivos de seus tios participou da segunda edição do concurso Miss Indaiatuba, então realizado pela primeira dama do prefeito Clain Ferrari. Superadas inúmeras dificuldades o concurso ganhou forma e foi realizado, elegendo a jovem Cássia como a mais bela do município. Logo após o título municipal, foi eleita "Miss Região de Campinas" (concurso regional que indicava finalistas do interior do Estado em busca do título de Miss Estado de São Paulo). Com a faixa de "Miss Indaiatuba", foi eleita Miss São Paulo em 11 de Junho de 1977, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Com o título que lhe garantia uma posição em busca do título de Miss Brasil, viajou até Brasília para disputar o título que pertencia à também paulista, Kátia Moretto. Ultrapassou vinte e três (23) candidatas de todos os Estados do País e sagrou-se Miss Brasil 1977 no dia 18 de Junho de 1977 transmitido em rede nacional pela Embratel na Rede Tupi, sob a apresentação de Paulo Max e Neiva Nogueira. Deixou Madalena Sbaraíni (Rio Grande do Sul) em segundo lugar, Patrícia Viotti (Distrito Federal) na terceira colocação, Selva Rios Campello (Goiás) em quarto lugar e Jerusa Maria Ribeiro (Bahia) no quinto lugar.

Cássia em um tempo bem curto se tornou o centro das atenções em todo o território nacional. Em sua volta para Indaiatuba, já com a faixa de Miss Brasil foi aclamada por cerca de 10 mil pessoas da sua cidade natal, que contava com uma população total de 65 mil habitantes. Com um desfile em carro alegórico pelas ruas da cidade, Cássia terminou seu trajeto na Praça Prudente de Moraes, onde foi homenageada pelo prefeito Clain Ferrari que decretou feriado municipal no dia de sua chegada.

Miss Universo[editar | editar código-fonte]

Cássia foi a quinta paulista a disputar o título de Miss Universo pelo Brasil, e assim como sua antecessora, não se classificou na final do certame realizado no dia 11 de Julho de 1977 no Teatro Nacional de Santo Domingo, em Santo Domingo, na República Dominicana. Na ocasião, sagrou-se campeã a representante de Trindade e Tobago, Janelle Commissiong, vale salientar que no momento do anúncio, toda a plateia levantou-se para aplaudir de pé o momento histórico, quando depois de 25 anos de concurso finalmente uma miss negra era coroada como Miss Universo.

Pós reinado[editar | editar código-fonte]

Durante seu reinado como Miss Brasil, participou de alguns programas da Rede Tupi, entre eles o do animador Raul Gil (onde foi jurada). Nos dias atuais, Cássia é casada com o urologista Dr. Samuel Saiovoci, trabalha como decoradora e tem dois filhos. Em 2004, durante a realização do Miss Brasil 2004, ela e outras 31 ex-misses foram homenageadas na festa dos 50 anos do concurso Miss Brasil.

Em uma entrevista exclusiva ao Portal Mais Indaiá Cássia fala sobre sua experiência e relembra os tempos de Miss: [1]

Referências

  1. REDAÇÃO, Da (30 de setembro de 2015). «Cássia Janys, a Miss Indaiatuba que conquistou o Brasil!». Mais Indaiá 

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Outras paulistas eleitas Miss Brasil:

  1. Carmen Ramasco (1967)
  2. Sandra Mara Ferreira (1973)
  3. Sandra Guimarães (1974)
  4. Kátia Moretto (1976)
  5. Cássia Silveira (1977)
  6. Ana Elisa Flores (1984)
  7. Patrícia Godói (1991)
  8. Valéria Peris (1994)
Precedido por
Kátia Moretto
Miss Brasil
1977
Sucedido por
Suzana Araújo
Precedido por
Kátia Moretto
Miss São Paulo
1977
Sucedido por
Ana Lúcia Netto