Didi Mocó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Didi

Renato Aragão como Didi em Os Trapalhões
Informações gerais
Primeira aparição Vídeo Alegre (30 de novembro de 1960)
Última aparição Os Trapalhões (2017)
Criado por Renato Aragão
Interpretado por Renato Aragão
Informações pessoais
Nome completo Didi Mocó Sonrizep Colesterol Novalgino Mufumbbo
Origem Ceará  Brasil
Características físicas
Espécie Humano
Sexo Masculino
Informações profissionais
Ocupação Várias
Aliados Dedé
Mussum
Zacarias e outros
Afiliações atuais Os Trapalhões, Criança Esperança, A Turma do Didi e Aventuras do Didi

Didi Mocó ou simplesmente Didi é um personagem criado e interpretado pelo humorista Renato Aragão. O personagem é tão famoso que Renato Aragão é mais conhecido pelo nome Didi do que pelo seu próprio nome. O nome completo da personagem é Didi Mocó Sonrizep Colesterol Novalgino Mufumbbo.[1] (por vezes, Didi usava Sonrisal no lugar de Sonrizep e, ao mencionar seu nome completo, alertava que o nome Mufumbbo se escrevia "com dois bês" e o nome Mocó, com dois acentos no "o").

Didi é interpretado por Renato Aragão não só apenas no programa televisivo da Rede Globo, Os Trapalhões, onde foi o líder do quarteto, mas também em vários filmes do grupo, nos programas A Turma do Didi, Zorra Total (primeira temporada),[2] Aventuras do Didi, Acampamento de Férias, Criança Esperança e nos programas Especiais da Rede Globo.

Criação[editar | editar código-fonte]

Didi apareceu pela primeira vez em um programa chamado Vídeo Alegre, da emissora cearense TV Ceará, no dia 30 de novembro de 1960,[4] Os sobrenomes do personagem, Mocó Sonrisépio Colesterol Novalgino Mufumbbo - referências ao sertão cearense e aos trocadilhos que seriam comuns em suas gags - surgiu de improviso em um programa de auditório[3] quando Aragão já estava trabalhando na emissora carioca TV Tupi. Aragão conta que a inspiração para compor o personagem veio de ídolos seus como Charles Chaplin, Oscarito, Mazzaropi e principalmente daquele que Renato conta até hoje ser seu mestre e sua maior inspiração, Ronald Golias.[carece de fontes?]

Expressões do Didi[editar | editar código-fonte]

O linguajar único de Didi é formado por várias palavras cômicas e também por diversas variações de outras palavras e nomes, como: alumão (alemão), scripa (script), sumana (semana), cacetração (concentração), suveja (cerveja), campanhêro (companheiro), drupa (dupla), vareia (varia), Bita (Beatles), Ruka (Hulk), Réri Póta (Harry Potter), Interneta (Internet), Big Bróda (Big Brother), popotizado (hipnotizado), bulinar (fazer bullying) etc.

Referências

  1. «Aventuras do Didi – Programa » Personagens». Globo.com. 27 de abril de 2011 
  2. Zorra Total - Estreia (1999) Memória Globo
  3. a b Globo.com (26 de novembro de 2010). «Vídeo Show presta homenagem a Renato Aragão». Consultado em 8 de fevereiro de 2011 
  4. «Didi 50 anos». UOL 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]