DuckTales, o Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
DuckTales: the Movie: Treasure of the Lost Lamp
DuckTales, O Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida (PT/BR)
 Estados Unidos /  França
1990 •  cor •  74 min 
Direção Gaëtan Brizzi
Paul Brizzi
Roteiro Carl Barks
Alan Burnett
Elenco Vozes:
Alan Young
Rip Taylr
Christopher Lloyd
Russi Taylor
Richard Libertini
Terence McGovern
Joan Gerber
Chuck McCann
Género Animação / Aventura / Comédia / Fantasia
Lançamento Estados Unidos 3 de Agosto de 1990
Brasil 22 de Fevereiro de 1991
Portugal 22 de Março de 1991
França 14 de Agosto de 1991
Idioma Inglês língua francesa/frances [[lígua portuguesa/portugues/brasileiro
Página no IMDb (em inglês)

DuckTales, O Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida (título original: DuckTales: the Movie: Treasure of the Lost Lamp) é um desenho animado em longa-metragem lançado pela Disney em 1990 baseado em sua série de sucesso, Ducktales.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tio Patinhas, Capitão Bóing, Huguinho, Zezinho e Luisinho e Patrícia estão no Egipto em busca de um grande tesouro: o tesouro do Coolei Baba. Mas Merlock (dublado por Christopher Lloyd), um malvado feiticeiro, também quer o tesouro e contratou Dijon, um carteirista patético, atrapalhado e de voz engraçada, para ser o guia/escavador dos patos. Os patos atravessam o deserto encontrando uma pirâmide antiga indicada no mapa. Merlock faz várias armadilhas para tentar matar os patos, mas os heróis conseguem escapar com a ajuda do manual dos Escuteiros que diz para usarem berlindes para desactivarem as armadilhas. Finalmente, após atravessarem diversas armadilhas, os patos encontram a câmara do tesouro. E entre pedras preciosas e ouro esta uma lâmpada mágica com um génio poderoso que concede todos os desejos do seu amo. Merlock também quer este cobiçado artefacto e faz uma última armadilha, enche a câmara com escorpiões gigantescos. Escapando por pouco dos escorpiões, os patos regressam a Patópolis.

Enquanto Patrícia, que pegou a lâmpada achando ser um "bule de chá" a esfrega e está começa a saltitar para o espanto das crianças e dela sai um gênio (com tamanho e mentalidade de um menino) este concorda em realizar os desejos de cada um, ganhando em troca a amizade das crianças, que não contam nada a Patinhas. Certa noite, o Geninho diz que Merlock fez maldades terríveis como a destruição da Atlântida, tudo isso controlando a lâmpada. Dono de um poderoso talismã, que acoplado a lâmpada lhe dá um poder imaginável, Merlock pode assumir a forma de qualquer coisa.

De toda aquela riqueza e perigo, os patos apenas puderam trazer uma velha lâmpada. Os sobrinhos logo descobrem que tem um génio e fazem uma festa de desejos. Mas Merlock encontra a Mansão Mc Patinhas e transformando-se em rato, entra na casa. Mas, quando o Tio Patinhas descobre que existe um gênio mágico, pede para que este lhe traga o grande tesouro de Coolei Baba, que magicamente aparece na sala do pato, este então decide leva-ló ao grande baile dos milionários para um grande discurso (para a tristeza de seus sobrinhos, que não querem perder o amigo), pórem a lâmpada cai nas mãos de Dijon que usa o seu primeiro desejo para se apoderar da fortuna do Tio Patinhas. A família pato é expulsa da mansão, agora propriedade de Dijon, que se esconde na segurança da caixa-forte (mas Dijon agora com a lâmpada e o gênio se apoderou da caixa forte (chegando até a trocar o "P" de Patinhas, por "D" de Dijon no logotipo desta). Entretanto, os caçadores de aventuras decidem arrombar a caixa-forte, atravessando todos os alarmes e armadilhas do edifício até alcançarem o escritório, onde o Dijon se instalou. Os sobrinhos e Patrícia entram na caixa-forte, pisando em azulejos brancos (pois os pretos activariam alarmes), Patrícia passa pelo sistema de ventilação para abrir uma porta do outro lado, e os patinhos usam berlindes para destruir um painel de alarme, que esta protegido por lazeres.

No escritório, o Tio Patinhas quase consegue a lâmpada, mas Merlock aparece e rouba a lâmpada. Merlock, com o poder de desejos ilimitados, transforma Dijon em porco e a caixa-forte numa fortaleza do mal. Durante a transformação, o dinheiro transforma-se em pedra, a escadaria onde os sobrinhos estão destrói-se e Madame Patilda desmaia ao ver o edifício destruir-se. Como terceiro desejo, Génio faz o castelo voar na atmosfera. Patinhas exige que a caixa-forte volte ao normal, mas Merlock deseja que Génio o expulse. Génio cria um vento mágico e Patinhas é arrastado até a borda. Usando berlindes, os sobrinhos conseguem roubar a lâmpada e atiram-la a lâmpada a Patinhas. Merlock luta com Patinhas, mas perde seu talismã e seus poderes. Patinhas deseja que ele, sua família e a caixa-forte voltem a Patópolis. Merlock, sem poderes, cai para a morte. A caixa-forte reaparece em Patópolis e Patinhas deseja que Génio se transforme num rapaz normal. Os sobrinhos, patrícia e génio vão brincar aos polícias e ladrões. Patinhas não se junta a eles, pois diz que os ricos tem a sua própria ideia de divertimento. Patinhas pensa relaxar nadando no seu dinheiro, mas encontra Dijon a roubá-lo. Patinhas persegue Dijon pelas ruas da cidade e o filme termina com Patinhas a dizer "Alguém pare aquelas calças"!

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem EUA Estados Unidos Dublagem BRA Brasil *Dublagem POR Portugal
Tio Patinhas Alan Young Antônio Patiño
Huguinho Russi Taylor Marisa Leal
Zezinho Carmem Sheila
Luisinho Miriam Ficher
Patrícia Vera Miranda
Merlock Christopher Lloyd Jorgeh Ramos
Dijon Richard Libertini Telmo Perle Münch
Geninho Rip Taylor Cleonir dos Santos
Madame Patilda Joan Gerber Selma Lopes
Capitão Boing Terrence McGovern Júlio Cezar

*OBS: Em Portugal se manteve a dublagem brasileira

Lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data de Lançamento Título
 Estados Unidos 03/08/1990 DuckTales the Movie: Treasure of the Lost Lamp
 Austrália 03/01/1991
 Grécia 03/01/1991 (Estréia em vídeo) Ιστορίες για Πάπιες η Ταινία: Ο Θησαυρός του Χαμένου Λυχναριού
 Reino Unido 08/02/1991 DuckTales the Movie: Treasure of the Lost Lamp
 Brasil 22/02/1991 Duck Tales: O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida
Flag of Spain.svg Espanha 01/03/1991 PatoAventuras, la película: El tesoro de la lámpara perdida
 Dinamarca 22/03/1991 Rip, Rap og Rup på eventyr - jagten på den forsvundne lampe
 Finlândia Ankronikka-elokuva - Kadonneen lampun metsästys
 Portugal Duck Tales: O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida
 Suécia Farbror Joakim och knattarna i jakten på den försvunna lampan
 Itália 27/03/1991 Zio Paperone alla ricerca della lampada perduta
 Países Baixos 29/03/1991 Ducktales de film - Het geheim van de wonderlamp
 Irlanda 30/03/1991 DuckTales an Scannán: Treasure an lampa Caillte
 Hungria 24/05/1991 Kacsamesék - A film: Az elveszett lámpa kincse
 Sérvia 21/06/1991 Pačje priče: Čarobna lampa
Suíça 28/06/1991 (regiões de língua alemã) Ducktales - Der Film: Jäger der verlorenen Lampe
 Alemanha 04/07/1991 Ducktales - Der Film: Jäger der verlorenen Lampe / Jäger der verlorenen Lampe
 França 14/08/1991 La bande à picsou: le trésor de la lampe perdue
 Islândia 11/11/2004 (Estréia em vídeo) DuckTales Movie: Treasure af Lost lampi
 Japão 06/07/2005 (Estréia em vídeo) DuckTales the Movie:失われたランプの宝

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
A Pequena Sereia
Lista de filmes da Disney
1990
Sucedido por
The Rescuers Down Under