DuckTales, o Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
DuckTales: the Movie: Treasure of the Lost Lamp
DuckTales, O Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida (PT/BR)
 Estados Unidos /  França
1990 •  cor •  74 min 
Direção Gaëtan Brizzi
Paul Brizzi
Roteiro Carl Barks
Alan Burnett
Elenco Vozes:
Alan Young
Rip Taylr
Christopher Lloyd
Russi Taylor
Richard Libertini
Terence McGovern
Joan Gerber
Chuck McCann
Género Animação / Aventura / Comédia / Fantasia
Lançamento Estados Unidos 3 de Agosto de 1990
Brasil 22 de Fevereiro de 1991
Portugal 22 de Março de 1991
França 14 de Agosto de 1991
Idioma Inglês língua francesa/frances
Página no IMDb (em inglês)

DuckTales, O Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida (título original: DuckTales: the Movie: Treasure of the Lost Lamp) é um desenho animado em longa-metragem lançado pela Disney em 1990 baseado em sua série de sucesso, Ducktales.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tio Patinhas, Capitão Bóing, Huguinho, Zezinho e Luisinho e Patrícia estão no Egipto em busca de um grande tesouro: o tesouro do Coolei Baba. Mas Merlock (dublado por Christopher Lloyd), um malvado feiticeiro, também quer o tesouro e contratou Dijon, um carteirista patético, atrapalhado e de voz engraçada, para ser o guia/escavador dos patos. Os patos atravessam o deserto encontrando uma pirâmide antiga indicada no mapa. Merlock faz várias armadilhas para tentar matar os patos, mas os heróis conseguem escapar com a ajuda do manual dos Escuteiros que diz para usarem berlindes para desactivarem as armadilhas. Finalmente, após atravessarem diversas armadilhas, os patos encontram a câmara do tesouro. E entre pedras preciosas e ouro esta uma lâmpada mágica com um génio poderoso que concede todos os desejos do seu amo. Merlock também quer este cobiçado artefacto e faz uma última armadilha, enche a câmara com escorpiões gigantescos. Escapando por pouco dos escorpiões, os patos regressam a Patópolis.

Enquanto Patrícia, que pegou a lâmpada achando ser um "bule de chá" a esfrega e está começa a saltitar para o espanto das crianças e dela sai um gênio (com tamanho e mentalidade de um menino) este concorda em realizar os desejos de cada um, ganhando em troca a amizade das crianças, que não contam nada a Patinhas. Certa noite, o Geninho diz que Merlock fez maldades terríveis como a destruição da Atlântida, tudo isso controlando a lâmpada. Dono de um poderoso talismã, que acoplado a lâmpada lhe dá um poder imaginável, Merlock pode assumir a forma de qualquer coisa.

De toda aquela riqueza e perigo, os patos apenas puderam trazer uma velha lâmpada. Os sobrinhos logo descobrem que tem um génio e fazem uma festa de desejos. Mas Merlock encontra a Mansão Mc Patinhas e transformando-se em rato, entra na casa. Mas, quando o Tio Patinhas descobre que existe um gênio mágico, pede para que este lhe traga o grande tesouro de Coolei Baba, que magicamente aparece na sala do pato, este então decide leva-ló ao grande baile dos milionários para um grande discurso (para a tristeza de seus sobrinhos, que não querem perder o amigo), pórem a lâmpada cai nas mãos de Dijon que usa o seu primeiro desejo para se apoderar da fortuna do Tio Patinhas. A família pato é expulsa da mansão, agora propriedade de Dijon, que se esconde na segurança da caixa-forte (mas Dijon agora com a lâmpada e o gênio se apoderou da caixa forte (chegando até a trocar o "P" de Patinhas, por "D" de Dijon no logotipo desta). Entretanto, os caçadores de aventuras decidem arrombar a caixa-forte, atravessando todos os alarmes e armadilhas do edifício até alcançarem o escritório, onde o Dijon se instalou. Os sobrinhos e Patrícia entram na caixa-forte, pisando em azulejos brancos (pois os pretos activariam alarmes), Patrícia passa pelo sistema de ventilação para abrir uma porta do outro lado, e os patinhos usam berlindes para destruir um painel de alarme, que esta protegido por lazeres.

No escritório, o Tio Patinhas quase consegue a lâmpada, mas Merlock aparece e rouba a lâmpada. Merlock, com o poder de desejos ilimitados, transforma Dijon em porco e a caixa-forte numa fortaleza do mal. Durante a transformação, o dinheiro transforma-se em pedra, a escadaria onde os sobrinhos estão destrói-se e Madame Patilda desmaia ao ver o edifício destruir-se. Como terceiro desejo, Génio faz o castelo voar na atmosfera. Patinhas exige que a caixa-forte volte ao normal, mas Merlock deseja que Génio o expulse. Génio cria um vento mágico e Patinhas é arrastado até a borda. Usando berlindes, os sobrinhos conseguem roubar a lâmpada e atiram-la a lâmpada a Patinhas. Merlock luta com Patinhas, mas perde seu talismã e seus poderes. Patinhas deseja que ele, sua família e a caixa-forte voltem a Patópolis. Merlock, sem poderes, cai para a morte. A caixa-forte reaparece em Patópolis e Patinhas deseja que Génio se transforme num rapaz normal. Os sobrinhos, patrícia e génio vão brincar aos polícias e ladrões. Patinhas não se junta a eles, pois diz que os ricos tem a sua própria ideia de divertimento. Patinhas pensa relaxar nadando no seu dinheiro, mas encontra Dijon a roubá-lo. Patinhas persegue Dijon pelas ruas da cidade e o filme termina com Patinhas a dizer "Alguém pare aquelas calças"!

Lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data de Lançamento Título
 Estados Unidos 03/08/1990 DuckTales the Movie: Treasure of the Lost Lamp
 Austrália 03/01/1991
 Grécia 03/01/1991 (Estréia em vídeo) Ιστορίες για Πάπιες η Ταινία: Ο Θησαυρός του Χαμένου Λυχναριού
 Reino Unido 08/02/1991 DuckTales the Movie: Treasure of the Lost Lamp
 Brasil 22/02/1991 Duck Tales: O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida
Flag of Spain.svg Espanha 01/03/1991 PatoAventuras, la película: El tesoro de la lámpara perdida
 Dinamarca 22/03/1991 Rip, Rap og Rup på eventyr - jagten på den forsvundne lampe
 Finlândia Ankronikka-elokuva - Kadonneen lampun metsästys
 Portugal Duck Tales: O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida
 Suécia Farbror Joakim och knattarna i jakten på den försvunna lampan
 Itália 27/03/1991 Zio Paperone alla ricerca della lampada perduta
 Países Baixos 29/03/1991 Ducktales de film - Het geheim van de wonderlamp
 Irlanda 30/03/1991 DuckTales an Scannán: Treasure an lampa Caillte
 Hungria 24/05/1991 Kacsamesék - A film: Az elveszett lámpa kincse
 Sérvia 21/06/1991 Pačje priče: Čarobna lampa
Suíça 28/06/1991 (regiões de língua alemã) Ducktales - Der Film: Jäger der verlorenen Lampe
 Alemanha 04/07/1991 Ducktales - Der Film: Jäger der verlorenen Lampe / Jäger der verlorenen Lampe
 França 14/08/1991 La bande à picsou: le trésor de la lampe perdue
 Islândia 11/11/2004 (Estréia em vídeo) DuckTales Movie: Treasure af Lost lampi
 Japão 06/07/2005 (Estréia em vídeo) DuckTales the Movie:失われたランプの宝

Ligações externas[editar | editar código-fonte]