Saltar para o conteúdo

CNT Bahia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 177.158.196.93 para a última revisão de 177.136.39.98, de 03h19min de 5 de março de 2016 (UTC)
Linha 39: Linha 39:


== Programa local ==
== Programa local ==
Além de retransmitir a programação nacional originada pela [[Rede CNT]], a emissora baiana exibe o programa ''Bahia é Show, CNT Notícia'' e ''Nordeste em Destaque''.
Além de retransmitir a programação nacional originada pela [[Rede CNT]], a emissora baiana exibe o programa ''Bahia é Show, CNT Notícia'' e ''Nordeste em Destaque''. Também exibi os programas: Geraldão e o Povo, Tudo que Há, Dinamit boom, Fala Sério Bahia e Jogo do Poder notícias BA


== Sinal digital ==
== Sinal digital ==

Revisão das 04h08min de 23 de março de 2016

CNT Bahia
Televisão Diamante Ltda.
CNT Bahia
Salvador, Bahia
Brasil
Canais
18 UHF analógico
17 UHF e 8.1 Virtual digital
Sede Salvador, BA
R. Dr. José Peroba, 275 - Stiep
Rede Rede CNT
Fundador(es) Flávio Martinez
Pertence a Organizações Martinez (90%)
Grupo Record (10%)
Proprietário(s) Família Martinez
Fundação 17 de novembro de 2009 (14 anos)
Prefixo ZYA 311
Emissora(s) irmã(s) TV Record Bahia
Rádio Sociedade da Bahia
Cobertura Grande Salvador e áreas próximas
Potência 5 kW (analógico)
1,3 kW (digital)
Página oficial cnt.com.br

A CNT Bahia é uma emissora de televisão brasileira sediada na cidade de Salvador, capital da Bahia. É uma emissora própria da Rede CNT e opera nos canal 18 UHF e 17 UHF digital.

História

Antecedentes

Antes do surgimento da CNT Bahia, entre os anos de 1995 a 1997 a CNT entrava na capital soteropolitana e outros municípios baianos através da TV Aratu canal 4, que até então era afiliada a Rede Manchete. Pelo fato da emissora ter sido arrendada pela CNT foi mudado o nome fantasia de TV Aratu para CNT Aratu.

O jornalismo local foi mantido além de também ter sido inserido nos jornais de rede, na época o jornal era conhecido como Brasil Já, depois foi implantado o atual jornal, o CNT Jornal, ancorado pela jornalista Salette Lemos, sendo um dos principais programas da CNT. O sinal da emissora foi melhorado e lançaram-se novos programas. Logo pela manhã entrava no ar o programa Bom Dia Bahia com o radialista Mário Kertész em parceria com a Rádio Metrópole FM, no meio dia entrava no ar o tradicional Aratu Notícias primeira edição, e a noite a segunda edição, tinha como gerente de jornalismo Cecília Sobrinho.

Com o contrato de arrendamento com a TV Aratu expirado, a CNT saiu da Aratu, quando a emissora afiliou-se ao SBT em meados de 1997. Desde então, a CNT usava o canal 39 UHF com baixíssima potência para compensar a perda da afiliação da TV Aratu. O sinal era irradiado da torre da Rede Vida, alugada pela CNT, que fica no bairro da Federação, onde ficam concentrados a maioria das emissoras de rádio e televisão de Salvador. Hoje, esse mesmo canal está sendo usado pela TV Novo Tempo, com um sinal melhor do que o da CNT no canal 18.

Surgimento

Em 17 de novembro de 2009, a RedeTV! em Salvador sai do canal 18 como geradora de TV, e no lugar entra a CNT Bahia ainda em fase de testes, já que o canal estava autorizado apenas a ir ao ar, não podendo ainda gerar programação local. Existe um projeto para que a CNT Bahia venha a encabeçar todas as emissoras afiliadas e retransmissoras da rede em toda a região Nordeste, fazendo com que o sinal da rede e sua programação possa ser assistida pelos nordestinos. Para isso a emissora já instalou a antena que enviará o sinal ao satélite para jogá-lo nas repetidoras, ainda esse ano. As RTVs das capitais dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe que a princípio receberiam o sinal daqui, continuam recebendo o do Rio de Janeiro, da TV Corcovado/CNT. Ainda não há previsão do canal 18 se transformar em cabeça de rede do nordeste, tudo ainda em estudo.

Em 22 de dezembro de 2014, o Grupo Record adquire 10% das ações da filial baiana da CNT ficando as Organizações Martinez com 90%.[1]

Programa local

Além de retransmitir a programação nacional originada pela Rede CNT, a emissora baiana exibe o programa Bahia é Show, CNT Notícia e Nordeste em Destaque. Também exibi os programas: Geraldão e o Povo, Tudo que Há, Dinamit boom, Fala Sério Bahia e Jogo do Poder notícias BA

Sinal digital

PSIP Canal virtual Proporção de tela Programação
17 UHF 8.1 480i/1080i Programação principal da Rede CNT

A CNT Bahia está autorizada a operar o sinal digital no canal 17 UHF. Usa um transmissor Rohde & Schwarz de 3 kw, na torre da TVE Bahia, mas que está sendo usado apenas 1,3 . A emissora concluiu modificações na parte elétrica de sua sede alugada na Avenida Garibaldi onde gera novos programas, a princípio em SD, depois será em HD. No dia 25 de junho de 2015, a CNT Bahia iniciou seus testes em sinal digital. Está em fase de montagem do master digital, já tendo inclusive o EPG.

Referências

Ligações externas