Botafogo Futebol Clube (João Pessoa): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leandromartinez (discussão | contribs)
Desfeita a edição 34390645 de 177.82.156.163
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Clube de futebol
{{Info/Clube de futebol
|img = Botafogo Futebol Clube (PB) logo.svg
|img = [[File:Botafogo Futebol Clube (PB) logo.svg|120px|Botafogo PB emblem]] |
|res img = 180px
|res img = 180px
|nome img =
|nome img =

Revisão das 16h33min de 10 de março de 2013

Botafogo Futebol Clube
[[Ficheiro:Botafogo PB emblem|120px|]]
Nome Botafogo Futebol Clube (João Pessoa)
Alcunhas Belo
Botinha veneno
O mais querido da Paraíba
O alvi-negro da estrela vermelha
Tricolor do contorno
Mascote Xerife
Fundação 28 de setembro de 1931 (92 anos)
Estádio Almeidão
Capacidade 25.770 pessoas
Localização João Pessoa João Pessoa
Paraíba Paraíba
Brasil Brasil
Presidente Brasil Nelson Lira
Treinador(a) Brasil Marcelo Vilar
Patrocinador(a) João Pessoa Prefeitura Municipal de João Pessoa
Paraíba Governo do Estado da Paraíba
Brasil Transnacional
Estados Unidos Pepsi

Brasil Dislub

Brasil Redepharma

Material (d)esportivo Brasil Rota do Mar
Competição Paraíba Campeonato Paraibano
Paraíba Copa Paraíba
Website facebook.com/botafogopb
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Botafogo Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, fundada a 28 de setembro de 1931. É o maior clube do Estado em numero de títulos. No campeonato Paraibano de 2013, está invicto. Já são 13 jogos sem perder (10 vitórias e 3 empates).

História

Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enock, foram os grandes que fundaram o Botafogo Futebol Clube. Depois de uma Assembleia , a 28 de setembro de 1931, eles se decidiram por este nome e fizeram então, a primeira diretoria do clube.

A primeira diretoria do Botafogo ficou assim estabelecida:

  • Presidente: Olavo Rodrigues
  • Vice-presidente: Manoel Feitosa
  • Primeiro secretário: Livonete Pessoa
  • Segundo secretário: José de Melo
  • Tesoureiro: Edson de Moura Machado
  • Orador: Enock Lins


Primeiro Título

A caminhada do Botafogo começou no ano seguinte à fundação, em 1932, quando o clube ingressava na extinta Liga Suburbana. Seu primeiro jogo foi contra o São Bento, de Bayeux, que tornara-se o seu mais terrível adversário. O jogo entre ambos acabou registrando um empate em 2 x 2, na decisão do Campeonato Suburbano. Este resultado deu o primeiro título ao Botafogo.

Primeiro Título Estadual

O Botafogo ganhou o seu primeiro título estadual em 1936, decidindo com o Sol Levante, num jogo disputado, no dia 13 de dezembro daquele ano. Vitória botafoguense por 3x2, resultado que lhe valeu a conquista do seu primeiro campeonato estadual. Lucas (2) e Pilota marcaram para o alvinegro. O campeão utilizou os seguintes atletas: Pagé, Euclides, Márcio Teixeira, Pedro Macaco e Lemos; Américo Filho, Tonico, Ronal, Hélio e Evan Holmes.

Crescimento do Clube

O título deu mais ânimo ao clube e meses depois dava entrada de um ofício pedindo filiação à extinta Liga Desportiva Paraibana. Depois da filiação, o Botafogo passou a pensar na formação de uma boa equipe e como primeiro reforço contratou o goleiro Pagé, que tornou-se uma lenda do futebol paraibano.

Além de Pagé, o Botafogo trouxe do Palmeiras, Miguel, Nilo, Euclides, Juarez e Humberto Sorrentino. Também chegava para o Botafogo, Tonico - Antônio de Abreu e Lima, que mais tarde seria presidente do clube. Além de Tonico, o Botafogo trouxe do Vasco os atletas Hélio Falcão, Ireno Abreu de Figueiredo e José Laurentino. Mesmo com o time já formado, com a contratação de jogadores do Palmeiras e Vasco da Gama, o Botafogo queria muito mais e conseguiu dois jogadores da região - Júlio Milanez e Misael Barbosa, do Vencedor, um dos rivais do clube botafoguense na época. Com este elenco, o Botafogo tornou-se uma agremiação respeitada, principalmente porque seus torcedores passaram a cobrar vitórias, isso em razão da qualidade de cada jogador.

Cores

Até meados do mês de abril de 1979, o pavilhão do Botafogo Futebol Clube (PB) era idêntico ao do Botafogo de Futebol e Regatas (RJ). A bandeira ou pavilhão, orgulho maior do Clube era formado por listras horizontais, cinco pretas e quatro brancas, tendo, ao ângulo superior esquerdo, o símbolo do BOTAFOGO, inscrito num quadrado preto cujo lado corresponderá à largura de cinco listras. O símbolo do Botafogo é uma estrela branca de cinco pontas, denominada Estrela Solitária, tendo uma das pontas orientadas para o Zênite.

José Américo de Almeida Filho ex-atleta do Clube Botafogo de Futebol e Regatas (RJ); quando posteriormente presidente do nosso Botafogo Futebol Clube (PB), conseguia como doação todo material esportivo do clube carioca (camisas, calções e meiões), todos idênticos ao do B.F.R. (RJ).

Em 20 de abril de 1979 o estatuto do Botafogo Futebol Clube, foi alterado e posteriormente homologado pelo presidente da Federação Paraibana de Futebol – Sr. Genival Leal de Menezes; tendo sido publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de maio de 1979, data em que o Botafogo F.C. adotou o seguinte pavilhão, que é retangular formado por listras horizontais, sendo cinco pretas e quatro brancas, tendo no ângulo superior esquerdo um retângulo branco, onde se dará destaque ao escudo do Botafogo. O escudo do Botafogo é de cor preta e uma estrela vermelha de cinco pontas ao centro.

A cor da estrela branca, que foi mudada para a cor vermelha, foi por sugestão do radialista e grande locutor esportivo Ivan Tomáz, que na oportunidade justificou: para diferenciar do Botafogo F.R. do Rio de Janeiro, a estrela vermelha juntamente com o escudo preto, lembraria as cores da bandeira do estado da Paraíba.

No dia 22 de dezembro de 1996 data da posse da nova diretoria do Botafogo F.C., quando alguns sócios ainda tinham dúvidas e chamavam o Botafogo de tricolor; José Maria Tavares de Melo Neto disse que: o Botafogo não é tricolor, é alvinegro e não deveria ser chamado de tricolor e sim de: “O alvinegro da estrela vermelha”, que a partir daquele momento também ficou conhecido.

Récorde de Público

No ano de 1998, o Botafogo realizou uma de suas melhores campanhas no futebol estadual de todos os tempos. Campeão do 1º, 2º e 3º turno, levando um público de 44.268 pessoas para assistirem a partida decisiva do campeonato, entre Botafogo vs Campinense. Na ocasião, o Botafogo venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2x0.

Rivalidade

Existem muitas histórias sobre o "Clássico Tradição", que passou a ser disputado no início da década de 1940. Até março de 2011 Treze e Botafogo já se enfrentaram 367 vezes na história. Foram registradas 115 vitórias do Botafogo, 148 vitórias do Treze e 104 empates.

Estrutura

O Botafogo é detentor de uma área de exatos 9,6 hectares. Localizada no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a Maravilha do Contorno é a sede administrativa do clube pessoense, além de contar com completa estrutura para treinos, reuniões, hospedagem, dentre outros. O Botafogo ainda possui uma bela loja na praia de Tambaú, em João Pessoa. Localizada no ed. empresarial Villa Dorita, a Loja Oficial do Botafogo vende produtos desde simples chaveiros, à abridores de latas, tudo com a marca do Botafogo. O local ainda serve como ponto de encontro para os torcedores em dias de jogos.

Futebol Feminino

Em 2009, o Botafogo inaugurou o departamento de futebol feminino. Participou da Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2009, sem êxito, devido a precariedade da preparação, mas investiu no trabalho de 1 ano para a disputa do campeonato do ano seguinte. E foi em 2010 que o clube conseguiu projeção nacional ao disputar e vencer os três primeiros jogos, um deles contra o todo poderoso São Francisco da Bahia, que por pouco não leva uma goleada das meninas do Belo. No jogo de volta foi derrotado pelo mesmo São Francisco, fora de casa, mas saiu da competição chamando a atenção pelo volume de jogo e pela qualidade técnica apresentada. Hoje é considerada uma força no futebol feminino do Brasil, pois segundo o próprio treinador rival, o Belo tinha condições de ir bem mais longe, e o jogo das oitavas-de-final foi um encontro de favoritos ao título, onde só um pôde seguir.

Time base: Élida; Fafá, Rincon, Vivi e Jamayra;Janaína, Ronaldinha, Jaciara e Ledjane; Kelly e Joana.

Títulos

Estaduais

(1936, 1937, 1938, 1944, 1945, 1947, 1948, 1949, 1953, 1954, 1955, 1957, 1968, 1969, 1970, 1975, 1976, 1977, 1978, 1984, 1986, 1988, 1998, 1999 e 2003)

(1937, 1940, 1941, 1946, 1949, 1960, 1961, 1962, 1967, 1970, 1978, 1981, 1989, 1991 e 1992)

(2010)

(1966)

Torneios amistosos

Centro de Treinamento

CT Maravilha do Contorno

Em uma área de 10 hectares, no bairro do Cristo Redentor, onde está situada a sede administrativa, estão instalados dois campos de futebol (Pinheirão e Joaquim Almeida Sobrinho) com medidas oficiais. Além de ampla estrutura para concentração dos atletas, como alojamento, refeitório, vestiários, sala de musculação, sala de preleção e sala de troféus.

Fonte:http://www.botafogopb.net/patrimonio.htm

Futebol profissional

Elenco atual

Jogador Posição Time Anterior
Goleiros
Brasil Genivaldo G Maranguape Futebol Clube
Brasil Pantera G Campinense Clube (Emprestado)
Brasil Davi G Central Sport Club
Zagueiros
Brasil Alison Z Sousa Esporte Clube
Brasil Ricardo Mamborê Z Campinense Clube
Brasil Valterlan Z Base do Botafogo-PB
Brasil Henrique Z Nacional Atlético Clube
Brasil Célio Z Sport Club Santa Cruz
Brasil Léo Oliveira Z Ponte Preta
Volantes
Brasil Jean V CSA
Brasil Daniel Recife V Centro Sportivo Paraibano
Brasil Auremir V Náutico
Brasil Ivan V Base do Botafogo-PB
Brasil Charles Vagner V Camaçari
Brasil Rodrigo Santos V Pão de Açúcar
Laterais
Brasil Wálber LD Sergipe
Brasil Rogerinho LE Campinense Clube
Brasil Giovane LE ABC
Meias
Brasil Alexsandro Oliveira Duarte M Alecrim Futebol Clube
Brasil André Oliveira M ABC
Brasil Marquinhos Alagoano M Marília
Brasil Doda M Fortaleza
Atacantes
Brasil Edmundo A Campinense Clube
Brasil Cristiano Tiririca A Itabaiana
Brasil Binho A CSE
Brasil Warley A Sociedade Esportiva do Gama
Brasil
Treinador
Brasil Marcelo Vilar e Lima Lopes T

Jogadores Revelados

Jogador Clube Atual
Carlos Eduardo de Souza Tomé (Dudu) PFC Litex Lovech-BGR
Edson Ramos Silva (Edson Ramos) FC Bunyodkor-UZB
Raphael Barbosa de Freitas (Raphael) Portimonense-POR
Clóvis Bernardo de Souza (Clóvis) Internacional/PB-BRA
Micerlânio Fernandes da Silva (Fernandes) São Caetano-SP
Alisson Silva Rodrigues (Da Silva) São Bento-BRA Severino Ramos Durval (Durval) Santos-SP

Curiosidades

  • Em 1982, o Botafogo-PB foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo-RJ e o Internacional-RS no Campeonato Brasileiro da Série A. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botinha.
  • A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.

Maiores Artilheiros da história do Clube

  • Brasil Chico Matemático

Marcou 107 gols vestindo a camisa do Botafogo

  • Brasil Agnaldo

Marcou 101 gols vestindo a camisa do Botafogo

jogador que mais vestiu a camisa do Belo

  • Brasil Washington Luíz

438 jogos em 11 anos

Ranking da CBF

  • Posição: 63º
  • Pontuação: 265 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Torcidas Organizadas

Decisão do Estadual 2006 - Botafogo 2x1 Treze - Almeidão
  • Torcida Jovem do Botafogo - fundada no dia 23 de março de 1997. Posiciona-se na Arquibancada Sol (Lado Esquerdo). Seu atual presidente é Leão e seu vice-presidente é Camuflado.
  • Torcida Organizada Império Alvi-Negro - fundada no dia 18 de junho de 2004. Posiciona-se na Arquibacada Sombra (Centro). Seu atual presidente é Rafael e seu vice-presidente é Rodrigo.
  • Torcida Organizada Fogomania - seu atual presidente é Fabiano Pereira de Souza e seu vice-presidente é José Luiz Sobrinho. Posiciona-se na Arquibancada Sombra (Lado Esquerdo).
  • Força Independente Anjinhos do Belo - fundada no dia 30 de Junho de 1999. Posiciona-se na Arquibancada Sol (Centro).
  • Fúria Independente do Botafogo - Fundada no dia 15 de Agosto de 2008. Posiciona-se na Arquibancada Sol (Lado Direito).

Livros sobre o Botafogo Paraibano

  • "Memória do Botafogo", livro do professor Raimundo Nóbrega.

Ver também

Notas

Ligações externas

Predefinição:Copa do Brasil de 2011

Predefinição:Clubes Campeões Estaduais do Século XX no Brasil