Show da Virada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Jvbignacio9 (discussão | contribs)
Linha 147: Linha 147:
* [[Galvão Bueno]] (1999-2000)
* [[Galvão Bueno]] (1999-2000)
* [[Zeca Camargo]] (2000-2001)
* [[Zeca Camargo]] (2000-2001)
* [[Jô Soares]] (2001-2002)
* [[Márcio Gomes]] (2005-2006)
* [[Márcio Gomes]] (2005-2006)
* [[Leilane Neubarth]] (2006-2007)
* [[Leilane Neubarth]] (2006-2007)

Revisão das 00h04min de 24 de novembro de 2014

Show da Virada
Show da Virada
Show da Virada (PT/BR)
Logovirada606_5.jpg
Informação geral
Formato
Duração 04h
Criador(es) Aloysio Legey e Outros
País de origem  Brasil
Idioma original (em português brasileiro)
Produção
Localização Globo
Exibição
Emissora original Brasil Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 31 de dezembro de 1998 - presente

Show da Virada é um programa especial de fim de ano da Rede Globo, criado para substituir o antigo Réveillon do Faustão (1991-1996). Exibido anualmente desde 1998, é sempre levado ao ar na última noite do ano, 31 de dezembro. Vários músicos brasileiros de diferentes estilos participam do especial (um show em estúdio, com a plateia vestida de branco), que é pré-gravado e editado antes de ir ao ar, devido ao fato de muitos artistas agendarem outros compromissos para a noite de réveillon e, por isso, não estarem disponíveis para um evento ao vivo na emissora. O primeiro Show da Virada, levado ao ar na virada de 1998 para 1999, foi apresentado pelos jornalistas Renata Ceribelli e Zeca Camargo. Com o apoio do departamento de jornalismo da TV Globo, a dupla ancorou flashes ao vivo da festa na Praia de Copacabana, no Rio, cerca de 40 minutos antes da tradicional queima de fogos. Mas o show musical propriamente dito ganhou outro nome, Feliz Ano Novo, exibido após os festejos da virada do ano.

No ano seguinte, a TV Globo levou ao ar uma programação especial, também chamada de Show da Virada, para marcar a chegada de 2000, com a exibição, ao vivo, de trechos de shows que aconteciam em quatro estados brasileiros. Mas foi somente na virada de 2000 para 2001 que o Show da Virada passou a designar o especial musical de fim de ano – embora com o nome Milênio: Show da Virada -, com a apresentação de diversas atrações da música nacional em shows pré-gravados especialmente para comemorar a data.

História

De 1998 para 1999

Para a primeira edição do Show da Virada, dirigida por Carlos Magalhães, com direção geral de J. B. de Oliveira (Boninho), a Globo montou um painel de 50m x 17m, na praia de Copacabana, onde foi exibido um espetáculo de luzes, dirigido por Patrick Wooldroff, diretor de fotografia da banda inglesa Rolling Stones.

A partir das 23h20, os repórteres Zeca Camargo e Renata Ceribelli comandaram a transmissão da festa do terraço do Rio Atlântica Hotel, de onde exibiram os preparativos para a tradicional queima de fogos. Outros repórteres, situados em pontos estratégicos das principais cidades do país, se revezaram em entradas ao vivo, mostrando as comemorações nos outros estados.

Ao todo, 12 câmeras foram espalhadas pela praia de Copacabana, incluindo uma acoplada a um dirigível e outra, a um helicóptero. A tradicional contagem regressiva, que anunciou a chegada de 1999, foi feita por Dirceu Rabello, então locutor oficial da Globo.

Outra atração do Show da Virada foi preparada pela equipe do Vídeo Show: quatro matérias especiais, exibidas ao longo da transmissão. A primeira, com as cenas mais emocionantes de novelas que estrearam naquele ano, como Torre de Babel, de Silvio de Abreu, e a segunda versão de um clássico da autora Janete ClairPecado Capital, assinada por Gloria Perez. Outra matéria especial mostrou os reencontros mais marcantes de 1998, como o de Xuxa com o seu público, ao voltar da licença-maternidade; a terceira, sobre as atrizes famosas que tiveram filho naquele ano; e a última com os beijos mais românticos de 1998.

De 1999 para 2000

A passagem de 1999 para 2000 teve grande destaque na programação de diversas emissoras de televisão no Brasil e no mundo. A Rede Globo participou de um consórcio chamado Yes 2000, junto com 27 emissoras de 24 países, pelo qual todos os canais se comprometeram a enviar imagens das festas de réveillon de seus países. Na Globo, as imagens foram exibidas nos telejornais e em flashes ao longo de sua programação.

Às 22h do dia 31 de dezembro, foi ao ar o Show da Virada, ancorado pelo narrador Galvão Bueno e dirigido por Roberto Talma. Foram cinco blocos de programação, com transmissões e links ao vivo de quatro localidades no Brasil – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (Bahia) e Praia de Torres (Rio Grande do Sul) –, e de várias partes do mundo.

As festividades no Rio tiveram grande destaque na programação. A Praia de Copacabana teve shows simultâneos promovidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Globo, em quatro palcos montados nas areias da praia, que foram animados com shows de 24 artistas. A Globo mostrou flashes desses shows, que incluíram apresentações de, entre outros, Beth Carvalho, Luís Melodia, L.S. Jack, Virginia Lane, Ivo Meirelles e o grupo Funk’N Lata, Pedro Luís e A Parede, Emilinha Borba, Marlene, Companhia de Carlinhos de Jesus e as baterias da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Mangueira. Os atores Danielle Winits, Rodrigo Faro, André Marques e Luís Carlos Tourinho atuaram como apresentadores, cada um num palco da festa. Na orla foram instalados, ainda, 20 totens eletrônicos, que integraram a emissora comunitária TV Copacabana. Três equipes de reportagem entrevistavam os passantes. A apresentação foi de Cissa Guimarães e o diretor J.B. de Oliveira (Boninho) estava à frente do projeto.

A transmissão dos shows foi intercalada por quadros de três a sete minutos estrelados por artistas dos principais programas da emissora, coordenados pelos núcleos dos diretores Dennis Carvalho e Ricardo Waddington, responsáveis pela edição do material. O bom humor foi a tônica dos esquetes. Foram ao ar vinhetas especiais de Mais Você com Ana Maria Braga e o Louro José dando dicas sobre as comidas que dão sorte no réveillon; de A Turma do Didi  com participação de Renato Aragão, André Segatti e Eliezer Mota; de Casseta & Planeta, Urgente!; de Muvuca, que apresentou um esquete com Regina Casé e a participação de Marco Nanini e Tonico Pereira; de Sai de Baixo  e de Domingão do Faustão.

Também foram exibidas vinhetas com artistas e jornalistas da Globo desejando um feliz 2000, entre eles Antonio FagundesAna Paula ArósioFábio Assunção, Cristiana OliveiraCláudia Abreu, Mauro Mendonça, Maitê ProençaEdson Celulari, Maria PadilhaThiago Lacerda, Samara FelippoMalu Mader,Deborah Evelyn, Sérgio ChapellinJô Soares. A programação especial também contou com um clip musical de Xuxa e um musical especial com Sandy e Junior.

A equipe de jornalismo também preparou surpresas. Uma delas foi a Bancada do Futuro, em que filhos de apresentadores dos telejornais deram notícias sentados nas bancadas normalmente ocupadas por seus pais. Já os atletas que se destacaram em 1999 deram depoimentos com previsões para o ano seguinte. Também foram exibidas reportagens especiais ao longo do Show da Virada. A vinheta Nossos Heróis mostrou reencontros de heróis anônimos com seus respectivos beneficiados, como o da cadela Catita com o menino Lucas Tavares Martins, de 6 anos, que ela salvara dos dentes de dois pitbulls.

Durante a virada do ano, simultaneamente à exibição da queima de fogos, atores do elenco principal da Globo fizeram um brinde ao som de Novo Tempo (música de Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta), num coro puxado por Sandy e Junior. Para finalizar, o ator Antonio Fagundes leu um texto do escritor baiano Jorge Amado.

Em Nova York, o repórter Edney Silvestre acompanhou a festa brasileira no Times Square, onde um telão mostrou a festa do Rio aos brasileiros que moravam lá. Imagens de Manhattan também foram exibidas aqui.

A festa de réveillon em São Paulo foi em ritmo de samba e pagode, com um show no Parque do Anhembi, transmitido ao vivo a partir das 22h do dia 31. A apresentação ficou a cargo de Luciano Huck, que fazia sua estreia como contratado da Globo. O repórter Márcio Canuto entrevistava o público na plateia. Antecipando o carnaval, as 22 escolas de samba de São Paulo animaram o espetáculo, que também contou com a banda Skank, a cantora Alcione e o grupo de pagode Os Travessos. Uma equipe do departamento de jornalismo da Globo mostrou os bastidores da festa. O evento foi coordenado do Rio pelo diretor Roberto Talma. Flashes de Salvador, no Farol da Barra, mostraram o show de comemoração do Ano Novo na cidade, que contou com apresentações, entre outros, de Daniela Mercury e do grupo Chiclete com Banana.

De 2000 para 2001 (Milênio: Show da Virada)

Uma programação especial exibida ao longo do dia 31 de dezembro de 2000, culminando com um espetáculo de mais de duas horas de duração, levado ao ar a partir das 23h35, marcou a virada do século na programação da Globo. Milênio: Show da Virada mostrou vinhetas temáticas, a tradicional queima de fogos em algumas cidades do país e do mundo, além de um show com grandes nomes da música popular brasileira.

Durante todo o dia 31, um domingo, cada programa fez um registro sobre a passagem do século XX para o século XXI. A mensagem de fim de ano gravada pelo elenco da Globo ganhou uma releitura, editada com fogos e cenas inéditas. E 11 vinhetas temáticas foram levadas ao ar, tendo ao fundo a voz do apresentador Sérgio Chapelin. As mensagens, de aproximadamente 20 segundos cada, fizeram o registro da passagem dos últimos cem anos. Com imagens de fatos marcantes, as vinhetas estavam de alguma forma relacionadas ao programa que seria exibido em seguida, sendo encerradas com depoimentos de atores mirins da emissora. Na abertura do Globo Rural, por exemplo, a natureza foi definida por Victor Soares, integrante do infantil Gente Inocente. Pedro Lucas, seu colega no programa, falou sobre esporte antes da exibição do programa Globo Esporte. No humorístico A Turma do Didi, o combate à violência foi defendido pelo menino João Capelli, do elenco da novela O Cravo e a Rosa. Também foram enfocados os temas “juventude”, “vida”, “progresso”, “intolerância”, “guerra e paz”, “arte”, “descoberta do mundo” e “fé”. Momentos antes do início da contagem regressiva, a atriz Cecília Dassi resumiu todas as mensagens num texto de esperança e fé das crianças em relação ao futuro da humanidade.

A Globo também exibiu entradas ao vivo de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mostrando o clima de festa em cada cidade. Pouco antes da virada, foi ao ar uma cena especial: 57 jovens de comunidades carentes de São Paulo confeccionando uma gigantesca bandeira do Brasil (18 metros x 20 metros) com 200 mil folhas de papel picado. As imagens foram gravadas no alto de um prédio, ao som do Hino Nacional, cantado pelos próprios jovens. À meia-noite aconteceu a grande queima de fogos, com duração de 20 minutos.

Durante todo o dia, foram exibidos flashes das festas de Ano Novo em vários países. Edney Silvestre fez entradas ao vivo direto de Nova Iorque; e Ilze Scamparini, de Roma. O jornalista Zeca Camargo foi o âncora do espetáculo na Praia de Copacabana. A cobertura também contou com quatro repórteres espalhados pela orla.

Milênio: Show da Virada seguiu com apresentações musicais de Lulu Santos, Maurício Manieri, Daniela Mercury, Gabriel o Pensador, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Só Pra Contrariar, Charlie Brown Jr., Raimundos, Claudinho e Buchecha, Capital Inicial, Art Popular, Harmonia do Samba, Dudu Nobre, Asa de Águia, Funk’N Lata e Chiclete com Banana, entre outros. O show foi gravado na casa de espetáculos ATL Hall (depois Citibank Hall), no Rio de Janeiro.

De 2001 para 2002

A Globo exibiu o Show da Virada de 2001/2002 aos 20 minutos do dia 1º de janeiro de 2002, logo após a exibição da queima de fogos da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O musical teve como atrações Biquíni Cavadão, Capital Inicial, Gabriel o Pensador, Rita Lee, Jorge Aragão, Ivete Sangalo, Daniel, Harmonia do Samba, Os Kmaradas, Braga Boys, Ricardo Chaves, Gilberto Gil, Asa de Águia, Dudu Nobre e Belo. O encerramento foi com o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel para aquele ano, interpretado pelo grupo Molejo. A gravação do especial foi realizada no ATL Hall (Citibank Hall a partir de 2008), no Rio de Janeiro, com a plateia vestida de branco.

Antes do Show da Virada, foi ao ar o Réveillon Brasil, especial gravado no salão Golden Room do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, reunindo diversas atrações musicais e mais de 150 artistas, jornalistas e apresentadores da TV Globo, em uma grande confraternização. Flashes da festa de fim de ano em diferentes lugares do país e do mundo foram exibidos ao longo do especial, cuja abertura foi marcada pela irreverência e pelo humor do apresentador Jô Soares e seu Sexteto, o grupo de instrumentistas do Programa do Jô. O apresentador interagiu com a plateia, que estava toda vestida de branco.

O repertório musical do programa lembrou trilhas que marcaram novelas da emissora. - A direção do espetáculo foi dividida entre Carlos Manga, Denise Saraceni, Walmor Pamplona e Roberto Vaz. O roteiro foi assinado por Adriana Avellar, e a direção musical, por Mariozinho Rocha e Paulo Henrique.

De 2002 para 2003

Para se despedir de 2002 e festejar o novo ano, o Show da Virada reuniu, na mesma casa de espetáculos das edições anteriores, músicos e grupos famosos como Ivete Sangalo, Ara Ketu, Sandy e Junior, Zeca Pagodinho, RPM, Titãs, Kid Abelha, Ultraje a Rigor, Jota Quest, Mariah Carey, KLB, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Charlie Brown Jr., Simone, Wanessa Camargo, Maurício Manieri, Kelly Key e L.S. Jack. O musical foi ao ar nas primeiras duas horas do Ano Novo.

Simone apresentou no programa a música Mal Acostumado. Kiko e seus irmãos Fernando e Bruno, do KLB, cantaram um medley de músicas famosas do cantor Michael Jackson. Wanessa, então apresentadora do programa Jovens Tardes, interpretou Eu Quero Ser o seu Amor e Um Dia meu Primeiro Amor. Ivete Sangalo cantou Astral e Festa, além de dividir o palco com o grupo Ara Ketu em Avisa a Vizinha.

Neste ano de 2002, as comemorações tiveram início às 20h, com os participantes do programa Fama Especial de Fim de Ano cantando em apresentações solo e ao lado de artistas como Gal Costa, Jorge Vercillo, Jair Rodrigues, Alexandre Pires, Elba Ramalho, Bruno e Marrone, e Capital Inicial. Foram mais de duas horas de sucessos de forró, sambas, músicas românticas, pop rock e sertanejo. O especial apresentado por Angélica e Toni Garrido, com direção de Luiz Gleiser, foi gravado em frente à Academia de Fama, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio.

De 2003 para 2004

Em 2003, o Show da Virada foi gravado em São Paulo, na casa de espetáculos Via Funchal, para homenagear o aniversário de 450 anos da cidade, a ser comemorado em janeiro do ano seguinte. O programa, levado ao ar nas primeiras horas de 2004, teve como convidados Daniela Mercury, que cantou Para de Chorar e Pérola Negra; o cantor Luka, que interpretou Tô nem Aí, um dos hits mais executados em 2003; o trio KLB, que executou as músicas Não Dá MaisNão Olhe Assim e Olhar 43; Fernanda Abreu, que agitou o público com o swing carioca nas canções Baile da PesadaKátia Flávia e Rio 40º. O clima romântico ficou por conta de Rita Lee, que cantou Amor e Sexo. O grupo Cidade Negra apresentou as músicas GirassolFirmamento e Guantanamera. Os Detonautas mostraram Quando o Sol se For e Outro Lugar; a banda Skank animou a plateia com Vou DeixarDois Rios e Acima do Sol. Os Titãs cantaram É Preciso Saber ViverEnquanto Houver SolEu Não Sou um Bom Lugar e A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana. O CPM 22 apresentou Não Sei Viver Sem Você. E Ivete Sangalo fechou o especial com as músicas Você e Eu, Eu e VocêSorte Grande e Poeira. O palco ganhou um cenário com várias luzes amarelas, como se fossem faróis de carros.

Também se apresentaram no programa o grupo Revelação (com as canções Coração RadianteNovos Tempos e Samba do Arerê); Martinho da Vila (Como Você e Mulheres); Fábio Jr. (Minha Outra Metade e Só você); Luiza Possi (Eu Sou Assim, uma das canções mais executadas daquele ano); Michael Sullivan e Sandra de Sá (Um Dia de Domingo). Sullivan continuou no palco e, em inédita parceria, cantou com o grupo Roupa Nova a música Whisky a Go Go e um pout-pourri com os principais sucessos do grupo. Foi a primeira vez, em 23 anos do Roupa Nova, que seus integrantes tiveram oportunidade de cantar ao lado de Michael Sullivan, compositor de grandes sucessos da banda. Outra parceria de sucesso juntou o cantor Daniel com os integrantes da bateria da escola de samba paulistana Vai-Vai, apresentando A Gata do Milênio. O sertanejo ainda cantou Evidências e Dá-me, Dá-me. Wanessa Camargo fez o público cantar com Sem QuererPago pra Ver e Filme de Amor. E a dupla Pedro e Thiago apresentou 4 Semanas de Amor e Pra Onde Você For. Outro momento marcante do show foi quando Zezé Di Camargo e Luciano entraram em cena com Pra Mudar a Minha VidaGaleraFelicidade e A Ferro e Fogo. O rock do L.S. Jack também esteve presente com os sucessos Sem RadarAmanhã Não se Sabe e Você Chegou. Os veteranos do Capital Inicial cantaram Como Devia EstarOlhos Vermelhos e À Sua Maneira. E a banda Jota Quest foi de Só HojeAmor Maior e Do Seu Lado.

De 2004 para 2005

Os melhores hits de 2004 marcaram a chegada de 2005, comemorada pela Globo no já tradicional Show da Virada, desta vez novamente gravado no Rio de Janeiro. A festa teve Daniela Mercury (com as músicas Maimbé Dandá e Mutante); o trio KLB (Não Dá Mais e Carolina); o grupo Jota Quest (Do Seu Lado e Mais Uma Vez, umas das músicas mais tocadas em 2004); Sandy e Junior (Desperdiçou e Nada Vai me Sufocar) e os sertanejos Leonardo e Daniel, que deram o tom romântico ao espetáculo. Leonardo cantou Fantasias e A Desconhecida, e Daniel interpretou Querida e Será.

Zezé Di Camargo e Luciano apresentaram as músicas Nosso Amor É Ouro e Galera Felicidade. Zezé, junto com a filha Wanessa Camargo, cantou É o Amor. Wanessa ainda agitou o público com as músicas Eu Quero Ser o Seu Amor e Me Engana que Eu Gosto. Alcione subiu ao palco para cantar Você me Vira a Cabeça e Faz Uma Loucura, e o grupo Revelação cantou Deixa Acontecer e Bagaço da Laranja. Já Dudu Nobre cantou MexeMexeÁgua da Minha Sede e Vou Botar Seu Nome na Macumba. Jorge Aragão apresentou Tendência e Do Fundo do Nosso Quintal, e Zeca Pagodinho cantou Penetra e Caviar. O grupo Babado Novo interpretou Safado, Cachorro, sem Vergonha e Doce Desejo. Ivete Sangalo fechou o programa com as músicas Flor de ReggaeSorte GrandeCéu na Boca e, de improviso, incluiu o sucesso Festa.

De 2005 para 2006

Uma grande animação marcou o Show da Virada exibido nas primeiras horas de 2006. O programa contou com as participações de Preta Gil (intérprete de Medida de Amor), Roberta Miranda e José Augusto (que cantaram juntos Evidências), Daniela Mercury (com a música Mutante), Margareth Menezes (Dandaluna), Ivete Sangalo (Abalou e Tô na Rua), além das bandas Babado Novo e Banda Eva. Muito aplaudido, Zeca Pagodinho cantou Quem É Ela e Dona Esponja.

A música sertaneja foi representada por Zezé Di Camargo e Luciano (No Dia em que Saí de Casa e Fera Mansa), Chitãozinho e Xororó (Sistema Bruto), Bruno e Marrone (Choram as Rosas e Que Pescar que Nada), e Leonardo (Nervos de Aço e Pareço um Menino). Daniel interpretou Os Amantes, Guilherme e Santiago cantaram É pra Sempre te Amar e Zé Ramalho cantou Sinônimos, junto com Chitãozinho e Xororó. Leonardo, Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano, encerraram a sua apresentação, cantando com Fat Family, De Corpo e Alma, em homenagem ao eterno Leandro, da Dupla Leandro & Leonardo. As atrações não pararam por aqui. Alcione cantou Meu Ébano e, junto com o grupo Forroçacana, a música Forró do Xenhenhém. Latino levantou o público com o hit Festa no Apê. Junior cantou com sua banda a música Enrosca e, com a irmã Sandy, Nada Vai me Sufocar. A atriz e cantora Marjorie Estiano participou da festa com a canção Você Sempre Será. A banda Jota Quest tocou os sucessos Além do Horizonte e Do Seu Lado.

As bandas de rock não ficaram de fora do programa. O grupo Cachorro Grande cantou Você Não Sabe o que Perdeu e CPM 22 agitou a plateia com Um Minuto para o Fim do Mundo. A animação continuou com Wanessa Camargo cantando um de seus recentes sucessos, Amor, Amor. Danni Carlos cantou Losing My Religion.

Sucessos da década de 80 também fizeram parte do repertório. Biquíni Cavadão empolgou com TédioToda Forma de Poder e Zé Ninguém. Capital Inicial lembrou os hits Música Urbana e Geração Coca-Cola. Gabriel, O Pensador cantou Palavras Repetidas e, com os Detonautas, interpretou Sorria. A banda ainda cantou O Dia que Não Terminou. Os mineiros do Skank fizeram o público dançar e cantar com Vou Deixar e Vamos Fugir. Charlie Brown Jr. cantou Champagne e Água Benta. Titãs atacou de Vossa Excelência e AA UU. The Originals embalou o público com o clássico Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, além de Marcas do que se Foi, com a participação de Paulo Miklos. A contagem regressiva para a entrada do Ano Novo ficou por conta de Ivete Sangalo, que desejou a todos “um big Ano Novo com muita paz e amor”, após apresentar Não me Conte Seus Problemas junto com a Banda Eva.

De 2006 para 2007

Latino, Vinny, o grupo Fundo de Quintal, Oswaldo Montenegro, Armandinho, Titãs, MC Leozinho, Dudu Nobre, Alcione, Skank, Daniel, e a dupla Bruno e Marrone foram algumas das atrações do Show da Virada que marcou a chegada de 2007 na TV Globo. O programa voltou a reunir nomes consagrados da música brasileira, numa mistura eclética para agradar a todos os públicos.

Também se apresentaram no Show da Virada deste ano a banda Roupa Nova, os Detonautas, Biquíni Cavadão, Charlie Brown Jr., Jota Quest, CPM 22, Perlla, Sapão, MC Marcinho, a dupla Cidinho e Doca, Calypso, Leci Bradão, Zeca Pagodinho, Leandro Sapucahy, Sandy e Junior, Guilherme e Santiago, Zezé Di Camargo e Luciano, Wanessa, Alceu Valença, Aviões do Forró, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Babado Novo, Jammil e Uma Noites, Cheiro de Amor, Asa de Águia, Netinho e Ivete Sangalo.

De 2007 para 2008

De rock a axé, passando por samba, forró, música sertaneja, pop, funk e pagode, vários ritmos marcaram a apresentação das quase 40 atrações musicais presentes no Show da Virada que marcou a passagem de 2007 para 2008. O programa, que foi gravado em uma casa de shows na Zona Oeste do Rio de Janeiro, contou com as participações de Perlla, Jeito Moleque, MC Leozinho, Natiruts, NX Zero, Exaltasamba, Alcione, Bruno e Marrone, Beth Carvalho, Jota Quest, Skank, Charlie Brown Jr., Calcinha Preta, Banda Calypso, Dudu Nobre, Chiclete com Banana, Banda Eva, Revelação, Aviões do Forró, Sorriso Maroto, Latino, a banda Blitz, Zeca Pagodinho, KLB, Papas da Língua, Marjorie Estiano, Wanessa Camargo, Daniel, Roupa Nova, Zezé Di Camargo e Luciano, The Originals, Leonardo, Babado Novo, Motumbá, Cheiro de Amor, Jammil e Uma Noites, Daniela Mercury, Asa de Águia e Ivete Sangalo.

De 2008 para 2009

Mais uma vez, 40 representantes de vários estilos da música participaram do Show da Virada. O programa contou com as participações de Zeca Pagodinho, Calypso, Skank, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó, Victor e Leo, Capital Inicial, Chiclete com Banana, Arlindo Cruz, NX Zero, Alcione, Fundo de Quintal, Kelly Key, Zezé Di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto, Wando, Charlie Brown Jr., Alcione, Latino e Wanessa Camargo, entre outros.

O programa apresentou não apenas os artistas e bandas individualmente no palco, mas parcerias como a dos grupos Titãs e Os Paralamas do Sucesso, que tocaram Meu Erro. Ivete Sangalo subiu ao palco com os mineiros do Skank. Alguns duetos foram inusitados, como o que reuniu Claudia Leitte com Wando, que cantaram juntos Fogo e Paixão. Já os sertanejos Chitãozinho e Xororó dividiram o palco com os roqueiros do Fresno.

De 2009 para 2010

Mais de 30 artistas de diversos estilos participaram do Show da Virada de 2009 para 2010, em programa gravado em uma casa de shows em São Paulo. Alguns dos cantores e bandas presentes foram Exaltasamba, CPM 22, Claudia Leitte (que prestou uma homenagem a Michael Jackson, morto em 2009, cantando Thriller, um de seus maiores hits), KLB, NX Zero, Alcione, Skank, Arlindo Cruz, Calcinha Preta, Belo, Zeca Pagodinho, Jota Quest, Jammil, Zezé Di Camargo e Luciano, Asa de Águia, Daniel, e a dupla do funk A Princesa e o Plebeu.

Uma atração internacional foi o cantor cubano Jon Secada. Wanessa (que abandonou, artisticamente, o sobrenome Camargo), cantou o sucesso Fly, parceria dela com o rapper americano Ja Rule, com direito a participação virtual do próprio pelo telão.

De 2010 para 2011

Quarenta atrações musicais misturando os mais diversos ritmos celebraram o Show da Virada exibido pela Globo na passagem de 2010 para 2011. As gravações do programa foram realizadas em dois dias consecutivos, na casa de espetáculos Credicard Hall, em São Paulo. Participaram deste Show da Virada as seguintes atrações: a banda Fresno, a cantora gospel Aline Barros, Vinny, as duplas sertanejas Cesar Menotti & Fabiano e João Bosco & Vinicius, Zeca Pagodinho, Capital Inicial, Hugo Pena & Gabriel, Victor & Leo, Belo, Jammil, Parangolé, NX Zero, Wanessa, Diogo Nogueira, Paula Fernandes, Michel Teló, Revelação, Asa de Águia, a banda Charlie Brown Jr., Fernando & Sorocaba, Jeito Moleque e Demônios da Garoa, Cheiro de Amor, Calypso, Jota Quest, Guilherme & Santiago, Arlindo Cruz, Zezé Di Camargo & Luciano, Claudia Leitte – que também cantou com Belo –, Chiclete com Banana, Pixote, Leonardo, Skank, Alexandre Pires, Alcione, Restart, Bruno e Marrone, Luan Santana, e Ivete Sangalo.

Muitos profissionais do jornalismo da Globo participaram da cobertura das festas de Réveillon em todo o país, na virada de 2010 para 2011. Só no Rio de Janeiro, foram cerca de 200 profissionais. Os festejos de Copacabana, com shows em quatro palcos espalhados pela praia, foram realizados por meio de uma parceria entre a Globo Rio e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A transmissão da festa contou com dez câmeras e três unidades móveis, além do apoio dos dois Globocops. Neste ano, o espetáculo da queima de fogos de Copacabana foi exibido, pela primeira vez, em tecnologia HD (alta definição). À meia-noite, a queima de fogos da praia de Copacabana foi exibida ao vivo, com ancoragem da repórter Renata Capucci.

De 2011 para 2012

Show da Virada que agitou a chegada de 2012 contou com a participação de 40 artistas do cenário musical brasileiro. As atrações que movimentaram a noite do dia 31 de dezembro de 2011 e a madrugada do dia 1º de janeiro de 2012 foram: Capital Inicial, César Menotti & Fabiano, a cantora sertaneja Paula Fernandes – além de cantar uma música, ela também fez um dueto com o ator Daniel Boaventura –, a banda Calypso, o cantor Arlindo Cruz, a dupla Michel Teló e o jogador de futebol Neymar, cantando Ai Se Eu Te Pego, Zezé di Camargo & Luciano, a cantora Wanessa – que dividiu o palco com o pai, Zezé, na canção Como Nossos Pais –,Claudia Leitte, a banda de pagode Pixote, NX Zero, Luan Santana,  Chitãozinho & Xororó, João Bosco & Vinícius e Fernando & Sorocaba. Além da apresentação solo, Luan Santana interpretou com Ivete Sangalo a canção Química do Amor. Ivete puxou a contagem regressiva para 2012.

Também participam deste Show da Virada os artistas Ana Carolina, Jota Quest, Victor & Léo, Sorriso Maroto, Zeca Pagodinho, Sombrinha, Revelação, Aline Barros, Daniel, Bruno & Marrone, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Bom Gosto, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Aviões do Forró, Asa de Águia, Alexandre Pires, Detonautas, Charlie Brow Jr., Jammil, Parangolé, Cheiro de Amor, Naldo, Preta Gil, Restart, Alcione, Diogo Nogueira, Tuca Fernandes, Harmonia do Samba, Carla Perez e 2face.

As festas da virada do ano de 2011 para 2012, em todo o país, tiveram cobertura jornalística especial da Globo. Só no Rio de Janeiro, mais de 200 profissionais estavam envolvidos nas transmissões do Réveillon. O Rio de Janeiro comemorou a chegada do novo ano com queima de fogos e shows gratuitos em diversos pontos do estado. Os festejos foram fruto de uma parceria da Globo Rio com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O jornalismo contou com seis câmeras e um Globocop para mostrar, ao vivo, as imagens da festa na praia. O espetáculo da queima de fogos de Copacabana teve ancoragem da jornalista Ana Paula Araújo e, pelo segundo ano consecutivo, foi exibido em alta definição.

De 2012 para 2013

Show da Virada que celebrou a passagem para 2013 teve como mote uma homenagem ao Rio de Janeiro, e levou ao público apresentações de músicos que se destacaram nas rádios e na TV durante o ano de 2012. A direção-geral do programa foi de Mário Meirelles, seguindo um projeto original do diretor Marcos Paulo, que faleceu em novembro daquele ano.

O programa contou com as seguintes atrações: a bateria da escola de samba Mocidade de Padre Miguel, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Latino, Luan Santana, Paula Fernandes, Zezé di Camargo & Luciano, Gaby Amarantos, Claudia Leitte, Skank, Capital Inicial, Alcione, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Jammil, Cesar Menotti & Fabiano, Banda Calypso, Revelação, João Neto & Frederico, Turma do Pagode, Buchecha, Naldo, Bom Gosto, João Lucas & Marcelo, Jorge & Matheus, Leonardo, Belo, Aviões do Forró, Sorriso Maroto, Thiaguinho, Péricles, Eva, Chiclete Com Banana, Raça Negra e MC Coringa. O Show da Virada foi gravado na casa de espetáculos Credicard Hall, em São Paulo.

De 2013 para 2014

Neste ano, o especial teve 130 minutos e contou com a apresentação de 64 artistas que estiveram nas paradas de sucesso de 2013. O programa contou com as seguintes atrações: Victor & Leo, Gaby Amarantos, Naldo Benny, Michel Teló, Sorriso Maroto, Frejat, Capital Inicial, Leo Santana, Jammil, Wesley Safadão, João Lucas e Marcelo, K9, Israel Novaes, Padre Fábio de Melo, Raça Negra, MC Marcelly, Fernando & Sorocaba, Psirico, Leandro Sapucahy, Harmonia do Samba, Alcione, Sambô, Mumuzinho, Bom Gosto, Turma do Pagode, Bruno & Marrone, Péricles, Belo, Gusttavo Lima, Pablo, Jorge & Mateus, MC Bola, Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Claudia Leitte, Thiaguinho, Anitta, Skank, Leonardo, Wanessa, Paula Fernandes, Tchê Garotos, Arlindo Cruz, Luan Santana, Mariene de Castro, Oba Oba Samba House, Saulo, Gabriel Valim, Jota Quest, Asa de Águia, Latino, Thales, MC Koringa, NX Zero, Cesar Menotti & Fabiano, João Neto & Frederico, Munhoz & Mariano, Pixote, Diogo Nogueira e Revelação. Assumindo pela primeira vez a direção da atração, o diretor de núcleo Luiz Gleiser.

Histórico de Apresentadores