Chauvinismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
{{mais notas|data=fevereiro de 2015}}
{{mais notas|data=fevereiro de 2015}}
{{Política}}
{{Política}}
'''Chauvinismo''' ou '''chovinismo''' (do [[língua francesa|francês]] ''chauvinisme'') é o termo dado a todo tipo de opinião exacerbada, tendenciosa ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia. Associados ao chauvinismo frequentemente identificam-se com expressões de rejeição radical a seus contrários, desprezo às minorias, [[narcisismo]], [[mitomania]].
'''Chauvinismo''' ou '''chovinismo''' (do [[língua francesa|francês]] ''chauvinisme'') é o termo dado a todo tipo de opinião exacerbada, tendenciosa ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia. Associados ao chauvinismo frequentemente identificam-se com expressões de rejeição radical a seus contrários, desprezo às minorias, [[narcisismo]] e [[mitomania]].


== Etimologia ==
== Etimologia ==
Linha 7: Linha 7:


Inicialmente, o vocábulo foi usado para designar pejorativamente o patriotismo exagerado, sendo posteriormente adotado para outros casos.
Inicialmente, o vocábulo foi usado para designar pejorativamente o patriotismo exagerado, sendo posteriormente adotado para outros casos.
Uma pessoa pode ser chauvinista em qualquer setor,sendo este político,ou religioso.
Uma pessoa pode ser chauvinista em qualquer setor, sendo este político ou religioso.


== Análise ==
== Análise ==

Revisão das 14h32min de 15 de junho de 2019

Chauvinismo ou chovinismo (do francês chauvinisme) é o termo dado a todo tipo de opinião exacerbada, tendenciosa ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia. Associados ao chauvinismo frequentemente identificam-se com expressões de rejeição radical a seus contrários, desprezo às minorias, narcisismo e mitomania.

Etimologia

O termo deriva do nome de Nicolas Chauvin, soldado do Primeiro Império Francês[1], que sob o comando de Napoleão demonstrou seu enorme amor por seu país sendo ferido dez vezes em combate, mas sempre retornando aos campos de batalha.

Inicialmente, o vocábulo foi usado para designar pejorativamente o patriotismo exagerado, sendo posteriormente adotado para outros casos. Uma pessoa pode ser chauvinista em qualquer setor, sendo este político ou religioso.

Análise

O chauvinismo resulta de uma argumentação falsa ou paralógica, uma falácia de tipo etnocêntrico. Em retórica, consubstancia-se em alguns dos argumentos falsos chamados ad hominem que servem para persuadir com sentimentos em vez de razão quem reage mais àqueles que a estes. A prática nasceu fundamentalmente com a crença do romantismo nos "caracteres nacionais" ("Volkgeist", Espírito do Povo, em alemão).

Referências

  1. Columbia Encyclopaedia [1]

Ver também