Esporte Clube Metalúrgico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Metalúrgico
EC Metalúrgico.png
Nome Esporte Clube Metalúrgico
Fundação 4 de outubro de 1938 (81 anos) [1]
Extinção 1979 (40 anos)


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

O Esporte Clube Metalúrgico foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Gonçalo, interior do estado do Rio de Janeiro. Fundado em 4 de agosto de 1938, suas cores eram vermelha, azul e branca. O clube ao lado Tamoio e do Mauá formavam o “Trio de Ferro” do futebol gonçalense. Seu maior momento foi em 1942, quando conquistou o vice campeonato do Campeonato Fluminense.[2] Atualmente, o clube encontra-se extinto.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 4 de agosto de 1938, o Metalúrgico cresceu, em Neves, na mesma proporção que o bairro passou a ser ocupado por várias indústrias, a partir da década de 30. O nome foi uma homenagem dos trabalhadores da Metalúrgica Hime, ligada à Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM) e que passou a funcionar a partir de 1920 naquele bairro.

Com diretores simpatizantes do futebol, a empresa não apenas “abraçou” o projeto de fundação, como cedeu uma área adjacente à fábrica, para a construção do campo. Rapidamente o gramado ganhou alambrado, vestuários, virando um mini-estádio para receber a equipe, sendo uma referência também para jogos de outros times da cidade na disputa de campeonatos municipais.

Com as cores vermelho e azul, as mesmas da empresa, e jogadores da indústria, o clube começou a ganhar fama e projeção no futebol gonçalense.[3]

A exemplo do que aconteceria com muitos clubes do interior fluminense, os anos 60 marcaram o declínio do Metalúrgico. A partir de 1962, os investimentos da Hime passaram a diminuir gradativamente, fazendo com que as conquistas ficassem difíceis. A partir da década de 70, já sem a parceria com a empresa, o clube deixou de disputar competições oficiais, passando a jogar apenas amistosos e torneios.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gerson Rodrigues Magalhães. «Metalúrgico/RJ». Futebol Nacional. Consultado em 5 de setembro de 2018 
  2. «CAMPEONATO FLUMINENSE - 1942». RSSSF Brasil. Consultado em 4 de setembro de 2018 
  3. «Metalúrgico: um passado de títulos e jogos memoráveis em São Gonçalo». O São Gonçalo. 20 de julho de 2015. Consultado em 4 de setembro de 2018 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.