Forte de Santo António de Castro Marim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

O Forte de Santo António, também conhecido como Forte do Revelim ou Revelim de Santo António, localiza-se na vila, Freguesia e Concelho de Castro Marim, no Distrito de Faro, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Erguido sobre uma elevação conhecida como rocha do Zambujal, a Leste do Forte de São Sebastião de Castro Marim, complementa as defesas da povoação, na foz do rio Guadiana, com a função de vigiar a travessia e navegação nas águas desse rio.

Foi mandado erguer, à época da Guerra da Restauração, pelo Conselho de Guerra de D. João IV (1640-1656).

Características[editar | editar código-fonte]

De pequenas dimensões, ligava-se tanto ao antigo castelo medieval, quanto ao Forte de São Sebastião. Em seu interior, foi edificada a Ermida de Santo António, em estilo barroco, que apresenta Capela-mor com planta quadrangular delimitada por pilares-cunhais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.