Saltar para o conteúdo

Fronteira Brasil–Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Brasil–Uruguai
Do topo para baixo e da esquerda para direita: Ilha Brasileira, no extremo norte da fronteira; Ponte Internacional Barão de Mauá, em Rio Branco/Jaguarão; Ponte Internacional da Concórdia, em Artigas/Quaraí; Arroio Chuí, extremo sul da fronteira.
Delimita:  Brasil
Uruguai
Comprimento: 1069 km
Posição: 76
Criação: 1851/1909
Ponte sobre o rio Quaraí - Fronteira Brasil (Quarai) - Uruguai (Artigas)

A fronteira entre a República Federativa do Brasil e a República Oriental do Uruguai se estende por 1.069 km desde a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai a oeste até à foz do Arroio Chuí, ponto extremo Sul do Brasil.

No trecho oeste a fronteira é marcada pelo Rio Quaraí, afluente do Rio Uruguai e pelas "Coxilhas de Santana". No trecho mais a leste, a fronteira é marcada pelo Rio Jaguarão, que deságua na Lagoa Mirim, e pela porção sul dessa lagoa até o Chuí.

Existem duas áreas em disputa na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo elas a Ilha Brasileira e o Rincão de Artigas (interflúvio entre o Rio Quaraí e o Arroio Invernada). As duas áreas são administradas pelo Brasil, mas reclamadas há décadas pelo Uruguai.[1] Essas disputas territoriais são marcas da fronteira Brasil-Uruguai e, apesar de históricas, não geraram disputas internacionais entre os países, que jamais submeteram a questão a litígio internacional.

Cidades da fronteira

[editar | editar código-fonte]
Cidades fronteiriças com acesso a outras
Brasil Uruguai População (juntas) Notas
Santana do Livramento Rivera 160.000 Maiores cidades da fronteira em ambos os lados, cidades conurbadas
Quaraí Artigas 67.021
Jaguarão Rio Branco 41.398 Importante ligação comercial, cidades marcadas pelos free shops no lado riobranqueño
Barra do Quaraí Bella Unión 17.208
Chuí Chuy 16.320 Cidades conurbadas, extremo sul do Brasil e extremo leste do Uruguai
Aceguá Aceguá 5.887 Menores cidades da fronteira em ambos os lados

Nessa fronteira ficam cidades gaúchas tais como:

Desde 1815/16 o governo do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves vinha procurando anexar essa região do atual Uruguai ao Brasil.[carece de fontes?] Isso veio a ocorrer em definitivo com a vitória portuguesa contra os uruguaios na Batalha de Tacuarembó em 1820.[2]

A região foi denominada como Província da Cisplatina e fez parte por um breve período do então independente Império do Brasil até o início da Guerra da Cisplatina (1825-1828), em 1828 foi estabelecido O Tratado do Rio de Janeiro, que deu a independência a nação uruguaia e definiu a atual fronteira desde então.

Referências

  1. «Uruguai reivindica territórios brasileiros | Reivindicação territorial | Territórios brasileiros | disputa territorial | Epoch Times Brasil». www.epochtimes.com.br. Consultado em 11 de julho de 2024 
  2. Drummond, Pedro Silva (8 de novembro de 2021). «Batalha Taquarembó e a conquista definitiva da Cisplatina». História Militar em Debate. Consultado em 11 de julho de 2024