Hassanal Bolkiah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hassanal Bolkiah
Sultão e Primeiro ministro de Brunei
Hassanal Bolkiah.jpg
Muda Hassanal Bolkiah
Governo
Reinado 1968 - presente
Coroação 1 de agosto de 1968
Consorte Anak Saleha
Antecessor Omar III
Herdeiro Al-Muhtadee Billah
Hino Real Allah Peliharakan Sultan
Títulos SM o Sultão de Brunei
Vida
Nome completo Hassanal Bolkiah Mu'izzaddin Waddaulah
Nascimento 21 de Abril de 1946 (67 anos)
Bandar Seri Begawan, Brunei
Brunei
Filhos Al-Muhtadee Billah
Príncipe Azim
Abdul Mateen
Abdul Malik
Abdul Wakeel
Rashidah
Muta-akkilah
Majeedah
Hafizah
'Azemah
Fadzilah
Ameerah
Pai Omar Ali Saifuddien III
Mãe Anak Damit

Muda Hassanal Bolkiah (Bandar Seri Begawan, 21 de abril de 1946) é o atual sultão e primeiro ministro de Brunei desde 1° de agosto de 1968, sendo o monarca absoluto de Brunei. Filho e sucessor do sultão Omar III, é atualmente casado com Anak Saleha, rainha consorte de Brunei, desde 1968, e possui Al-Muhtadee Billah como filho e príncipe herdeiro. Chegou a ser considerado um dos homens mais ricos do mundo[1] , porém, de um anos para hoje, sua fortuna drasticamente diminuiu de 40 bilhões para 10 bilhões por causa da má administração de seu irmão, o príncipe Gefri Bolkiah na Brunei Investiment Agency (BIA)[2] . Seu sucessor designado é seu filho mais velho, Al-Muhtadee Billah.

Coleção de carros[editar | editar código-fonte]

O Sultão é famoso por sua vasta coleção de automóveis. Foi dito que ele tem cerca de 3000 a 6000 carros e adquiriu mais de 4 bilhões de dólares em carros. O número de carros adquiridos por seus interesses comerciais, bem como o número de carros a serem efectivamente utilizados por ele e sua família diferem grandemente. Segundo o Guinness World Records, a coleção pessoal do Sultão inclui 500 Rolls-Royces - a maior colecção desta marca no mundo. Durante a década de 1990, sua família foi responsável pela compra da metade da produção da Rolls-Royce. Ele também possui o última Rolls-Royce Phantom VI de 1992. Além dos Rolls-Royces, a sua coleção inclui: Porsche Carrera GT, Lamborghini Diablo , Porsche 959, Bugatti EB110, Lamborghini Murciélago, Maybach 62, Jaguar XJR-15 e seis Dauers 962. Ele também é o dono de seis modelos da Ferrari FX, o original do modelo vermelho Bentley Continental R, duas versões totalmente operacionais da Ferrari Mythos, dois sedans Ferrari 456, a única mão direita da Mercedes no mundo - Benz CLK-GTR, um Bens Classe a 160 incluindo cinco modelos McLaren F1. Ele também possui um carro de Fórmula 1 Campeão Mundial de Fórmula 1 na temporada de 1980.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 1996 para comemorar seu aniversário de 50 anos o sultão trouxe ao país o pop star Michael Jackson que realizou um concerto gratuito no Jerudong Park Garden, o evento contou com a presença de 60 mil pessoas em todo o parque.No final do mesmo ano o cantor voltou ao país para realizar outro show, este em comemoração pelo ano novo.

Outros patrimônios[editar | editar código-fonte]

Para uso pessoal, o sultão possui: um Boeing 747-400 com mobiliário dourado estimado em 233 milhões de dólares, seis pequenos aviões e dois helicópteros. Ele é habilitado para pilotar as aeronaves.

Ele também é o proprietário de um Parque de diversão chamado Jerudong Park, que no passado era utilizado de forma gratuita. A partir de agora, o parque está fechado para reparos.

Sua residência oficial é o Istana Nurul Iman, com 1.788 quartos, 257 banheiros, e uma área útil de 200.000 metros quadrados, incontestavelmente o maior palácio do mundo.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Brunei

Referências

  1. Taraborrelli, J. Randy. Michael Jackson: a magia e a loucura (em Português). São Paulo: Globo, 2005. 670 p. ISBN 85-250-4041-X
  2. Landler, Mark. "The Royal Treatment; Ruling Family Feuds as Oil Income Drops in Brunei", The New York Times, August 27, 1998. Página visitada em October 22, 2010.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.