Maomé VI de Marrocos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mohammed VI de Marrocos)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Maomé VI redireciona para este artigo. Para o rei ou emir de Granada do século XIV, veja Maomé VI de Granada.
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde janeiro de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Maomé VI
محمد السادس
Coat of arms of Morocco.svg
Rei de Marrocos
Governo
Reinado 23 de Julho de 1999 - (presente)
Consorte Lalla Salma
Antecessor(a) Hassan II
Herdeiro Príncipe Moulay Hassan
Casa Real Alaoui
Dinastia Dinastia Alaoui
Vida
Nome completo Mohammed ben el-Hassan ben Mohammed ben Youssef el-Alaoui
Nascimento 31 de agosto de 1963 (52 anos)
Rabat,  Marrocos
Filho(s) Moulay Hassan
Lalla Khadija
Pai Hassan II de Marrocos
Mãe Lalla Latifa Hammou

Maomé VI GCAGCIH (em árabe: محمد السادس; Rabat, 21 de Agosto de 1963) é rei de Marrocos desde a morte de seu pai Hassan II, em 1999.

Vida[editar | editar código-fonte]

Como filho mais velho do rei Hassan II de Marrocos e sua esposa, Lalla Latifa Hammou, duma importante tribo norte-africana, antes de se tornar rei, foi detentor do título de príncipe herdeiro. Ele foi coroado a 23 de Julho de 1999, somente algumas horas depois da morte de seu pai. O jovem rei logo se tornou um modernizador que tem assegurado a legalidade de uma monarquia constitucional, um sistema político que tem vigorado em Marrocos desde a constituição de 1972.

Maomé é o décimo oitavo rei da Dinastia Alaoui, que tem reinado em Marrocos desde 1666, cujo 350.º aniversário comemora em 2016. Ele também detém, de acordo com a constituição marroquina, o título de Amir al-Mu'minin (Comandante da Fé ou chefe religioso).

A 26 de Março de 1993 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a 13 de Agosto de 1998 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis de Portugal.[1]

Tem um irmão, o Príncipe Moulay Rachid, e três irmãs, as princesas Lalla Meryem, Lalla Asma, e Lalla Hasna. Em 21 de Março de 2002, desposou Salma Benani em Rabat, concedendo-lhe o título de princesa consorte. Tem dois filhos dela, o Príncipe Herdeiro Moulay Hassan, nascido a 8 de Maio de 2003 e a Princesa Lalla Khadija, que nasceu a 28 de Fevereiro de 2007.

Referências

  1. «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Rei Mohammed VI". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 2016-04-10. 
Família real marroquina
Dinastia Alaoui
Coat of arms of Morocco.svg

SAR a Princesa Lalla Latifa Hammou

  • SAR a Princesa Lalla Meryem
  • SAR a Princesa Lalla Asma
  • SAR a Princesa Lalla Hasna
  • SAR o Príncipe Moulay Rachid
    SAR a Princesa Lalla Oum Kalthum

SAR a Princesa Lalla Lamia

  • SAR o Príncipe Moulay Hicham
  • SAR a Princesa Lalla Zineb
  • SAR o Príncipe Moulay Ismail

SAR a Princesa Lalla Malika


  • Sharifa Lalla Joumala Alaoui
  • Sharif Moulay Abdallah Alaoui
  • Sharif Moulay Youssef Alaoui
Precedido por
Hassan II
Coat of arms of Morocco.svg
Rei de Marrocos

1999 — actual
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.