Thiago Fragoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Thiago Fragoso
Thiago em 2006, durante as gravações da novela O Profeta.
Nome completo Thiago Neves Fragoso
Nascimento 1 de novembro de 1981 (35 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação ator, dublador e cantor
Atividade 1994–presente
Cônjuge Mariana Vaz (2005–presente)
IMDb: (inglês)

Thiago Neves Fragoso (Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1981) é um ator, dublador e cantor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira teatral em 1989, ainda aos oito anos, em um grupo de teatro amador na Tijuca, no Rio de Janeiro. Aos onze começou carreira profissional com o musical Os Sinos da Candelária, baseado no massacre de meninos de rua na igreja carioca em 1993. Desde então não parou mais.

Sua formação passou por duas companhias teatrais no Rio onde trabalhou com clássicos do teatro brasileiro e mundial; em 2003 e 2004 foi convidado a participar como esquete convidada do Circuito Carioca de Esquetes; em 2001 teve um espetáculo selecionado para a mostra "Fringe" do Festival de Teatro de Curitiba; fez inúmeros workshops e cursos de formação de voz, corpo, interpretação, dança e canto com diversos profissionais como Amir Haddad, Luis Melo, Leila Mendes, Marilena Bibas, Juliana Carneiro da Cunha, Michel Bercovitch e Felipe Abreu em instituições diversas como Uni-Rio, Casa de Arte das Laranjeiras, Studio Escola de Atores, dentre outras.

Sua estreia na televisão se deu através da série Confissões de Adolescente, da qual participou interpretando o personagem Léo[1]. Depois fez sua estreia na Globo, em 1996, vivendo Carlos Alfredo em Malhação de Verão[2]. No mesmo ano, também esteve na novela Perdidos de Amor, da TV Bandeirantes, na qual foi Guilherme.

Fez intercâmbio para os Estados Unidos em 1998 e morou durante um ano no Alabama, onde se formou na Lamar County High School. O ator teve aulas de literatura americana e inglesa e até hoje é capaz de declamar trechos de Macbeth, de Shakespeare, em inglês. Participou de duas peças teatrais em um grupo de artes dramáticas escolar e ganhou o prêmio de "Melhor Ator do Ano" na cerimônia de graduação.

Sua estreia no cinema ocorreu em 2001, com o filme A Partilha, baseado na obra de Miguel Falabella e dirigido por Daniel Filho.

Em 2003 viveu Estevão, um oficial da guarda imperial que se apaixonou por Rosário (Mariana Ximenes), sobrinha de Bento Gonçalves (Werner Schünemann) em A Casa das Sete Mulheres.

Seu primeiro protagonista da televisão foi na telenovela O Profeta, na Globo, remake de telenovela homônima, onde interpretou Marcos, um jovem com poderes premonitórios com forte ambição. Esse personagem foi criado por Ivani Ribeiro com outro nome: Daniel. Com este personagem, venceu na categoria "Melhor Ator" no Prêmio Contigo 2007 e também ganhou na categoria "Par Romântico".

Em 2007 fez a dublagem da versão em português da personagem Linguini do filme de animação da Walt Disney Pictures e Pixar, Ratatouille.

Gravou uma música e clipe para a versão brasileira do CD/DVD da trilha sonora do filme High School Musical 2, ao lado de Itauana Ciribelli, que se chama "Você é a Música em Mim" (versão de "You Are the Music In Me"). A versão fez tanto sucesso que acabou sendo retransmitida nos canais Disney de todo o mundo.

Thiago Fragoso protagonizou no ano de 2010 cenas emocionantes ao lado de Adriana Esteves na minissérie Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor, onde viveu o cantor Pery Ribeiro, filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

Em 2011, Thiago Fragoso atuou num dos papéis centrais da telenovela das 18 horas, "Araguaia" e antes mesmo de terminar a produção, recebeu o convite para dar vida a Márcio Hayalla, um dos protagonistas da telenovela O Astro.[3]

No segundo semestre de 2012, o ator interpretou o advogado Edgar Vieira em Lado a Lado, compondo o quarteto protagonista da novela juntamente com Marjorie Estiano, Lázaro Ramos e Camila Pitanga. Para a composição de Edgar, Thiago fez escova nos cabelos e frequentou casas de chá inglesas, de modo que pudesse absorver a elegância que lhe era exigida pelo personagem do início do século XX.

Poucos meses após o término de Lado a Lado, Thiago voltou ao horário nobre interpretando o polêmico personagem homossexual "Niko" em Amor à Vida, onde realizou o primeiro beijo entre um casal homossexual masculino em uma telenovela da Rede Globo, juntamente com Mateus Solano.[4][5][6][7] Em 2014, é anunciado ao lado de Camila Pitanga como protagonista de Babilônia, no papel do advogado Vinícius.[8][9][10][11][12] Atualmente, Fragoso interpreta o ex-jogador de vôlei Caio em Malhação[13]. Está cotado para ser um dos protagonistas da próxima novela das 9, com título provisório de O Outro Lado do Paraíso, de autoria de Walcyr Carrasco[14][15].

Acidente[editar | editar código-fonte]

Em 28 de janeiro de 2012, Thiago e Danielle Winits sofreram um acidente durante apresentação do musical Xanadu dirigido por Miguel Falabella, em cartaz no Rio de Janeiro. Sofreram uma queda de cerca de cinco metros de altura quando encenavam um voo no musical e os quatro cabos de aço que os sustentavam se romperam. Eles atingiram três mulheres que estavam na plateia que sofreram ferimentos. Danielle sofreu um corte na boca e Thiago teve fraturas múltiplas em seis costelas, perfuração de pulmão (hemopneumotórax), dilaceração de músculos intercostais e paravertebrais, dilaceração de diafragma, fratura de uma vértebra na região lombar, lesão no fígado e hemorragia interna. O ator precisou passar por uma cirurgia onde recebeu três próteses de titânio nas costelas e teve o diafragma e os músculos intercostais reconstituídos. Na mesma época o ator havia sido convidado para fazer uma participação especial nos últimos capítulos da novela A Vida da Gente como Gabriel, e inclusive já havia gravado algumas cenas do personagem. Porém, devido ao imprevisto, o ator foi substituído por Eriberto Leão, que regravou as cenas.[16][17][18][19]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É casado com a atriz Mariana Vaz, com quem tem um filho, Benjamin Vaz Fragoso, nascido no dia 1º de fevereiro de 2011.[20] Tem uma banda chamada Poesia de Gaia, da qual é vocalista[21]. Tem um irmão chamado Rodrigo, que também é cantor[22]. Seus hobbies incluem natação, corrida, musculação, jogar videogame e assistir séries na TV. Seu autor favorito é William Shakespeare e é torcedor do Fluminense[23].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1994 Confissões de Adolescente Léo[1]
1996 Malhação de Verão Carlos Alfredo[13]
Perdidos de Amor Guilherme
2001 Estrela-Guia Bernardo
O Clone Nando
2003 A Casa das Sete Mulheres Estêvão
Agora É que São Elas Rodrigo
Sexo Frágil Soraya / Ana Paula
2004 Senhora do Destino Alberto Pedreira
2005 Sítio do Picapau Amarelo Príncipe Rabicó
2006 O Profeta Marcos Oliveira
2007 Casos e Acasos Felipe / Cláudio
2008 Negócio da China Diego Dumas Fontanera
Toma Lá, Dá Cá Ícaro Mojave (Episódio "A classe média vai ao paraíso")
Guerra e Paz Alcinho (Episódio "Velozes e Infiéis")
2010 Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor Pery Ribeiro
Na Forma da Lei Eduardo Moreno
Araguaia Vitor Villar
2011 O Astro Márcio Hayalla
2012 Lado a Lado Edgar Lemos Vieira
2013 Amor à Vida Nicolas Corona Khoury (Niko)
2015 Babilônia Vinícius Teixeira Casagrande
2016 Malhação Caio Monteiro
2017 Popstar Ele mesmo (participante)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2001 A Partilha Maurício
2002 Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas Elfo Dáfnis
2003 Foliar Brasil Lucas Ajuricaba
2004 Um Show de Verão Fred
2006 Irma Vap - O Retorno Leonardo Aguiar
Trair e Coçar É Só Começar Carlos Alberto
2007 Caixa Dois Henrique
Ratatouille Alfredo Linguini (dublador)
2009 Ouro Negro - A Saga do Petróleo Brasileiro Pedro Gosch
2011 Mentiras Sinceras [24]
2012 A Origem dos Guardiões Jack Frost (dublador)
2013 A Primeira Noite do Resto de Nossas Vidas (curta-metragem) Pedro[25]
2017 Doidas e Santas Alex [26]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1994 Os Sinos da Candelária Russinho
1998 Romeu e Julieta Romeu
1999 Poemas com Problemas ladrão
2000 O Último Suspiro da Palmeira Tiago
O Beijo no Asfalto Werneck
2001 Paixão Cheia de Nós Hacker
O Despertar da Primavera Melchior Gabor
2003 Eu, Você e Ninguém João
Repersolos Homem
2004 A Missão Secreta de Tom Rilver Tom Rilver
2005 Veneza Tonho
2006 Como o Diabo Gosta Tulipa
2007 Sua Excelência, o Candidato Orlando
2009 Rock N'Roll (de: Tom Stoppard) Jan
2010 Mente Mentira - A Lie of the Mind (de: Sam Shepard) Frankie
2012 Xanadu Sonny Malone
2016 As Benevolentes Maximillian Aue [27]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Confissões de Adolescente: veja os atores que fizeram sucesso após a peça e o seriado | Tiago Faria | VEJA SÃO PAULO». 18 de janeiro de 2014 
  2. «De volta à 'Malhação', Thiago Fragoso vive treinador de vôlei - Televisão - O Dia». O Dia 
  3. «O Astro: Thiago Fragoso e Fernanda Rodrigues gravam no Rio de Janeiro». Globo.com. 19 de maio de 2011. Consultado em 2 de junho de 2012 
  4. [1]
  5. James Cimino (25 de maio de 2014). «Gay em "Amor à Vida", Thiago Fragoso diz que assumiria se fosse homossexual». UOL Televisão. Consultado em 21 de outubro de 2014 
  6. «"Niko é uma rainha do lar", diz Thiago Fragoso sobre personagem de "Amor à Vida"». F5 - televisão. 11 de novembro de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2014 
  7. «"Foi mara", diz Thiago Fragoso sobre gravação de beijo gay com Mateus Solano». F5 - celebridades. 31 de janeiro de 2014. Consultado em 21 de outubro de 2014 
  8. Patrícia Kogut (21 de maio de 2014). «Camila Pitanga e Thiago Fragoso serão casal protagonista das 21h». O Globo. Consultado em 24 de maio de 2014 
  9. Patrícia Kogut (04 de fevereiro de 2014). «Thiago Fragoso faz teste para ser protagonista da novela de Gilberto Braga». O Globo. Consultado em 24 de maio de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. Patrícia Kogut (09 de abril de 2014). «Novela de Gilberto Braga com Thiago Fragoso terá cenas em Paris e Dubai». O Globo. Consultado em 24 de maio de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  11. Natalia Castro (10 de março de 2015). «Musculoso para 'Babilônia', Thiago Fragoso diz que só agora voltou ao físico que tinha antes de acidente em teatro. 'Esse personagem veio na hora certa'». O Globo. Revista da TV. Consultado em 17 de março de 2015 
  12. Flávia Muniz (14 de março de 2015). «Camila Pitanga e Thiago Fragoso vão à luta por uma paixão em 'Babilônia'». O Dia. Consultado em 17 de março de 2015 
  13. a b «Thiago Fragoso conta como é ser um veterano em 'Malhação': 'Os jovens me ensinam muita coisa'». Bastidores 
  14. «Thiago Fragoso substituirá Cauã Reymond em nova novela». F5. 16 de fevereiro de 2017 
  15. «Após 'Malhação', Thiago Fragoso terá papel de destaque em novela das 9». revistaquem.globo.com 
  16. http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/02/thiago-fragoso-passa-bem-apos-cirurgia-de-cinco-horas.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  17. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1042524-ator-thiago-fragoso-passa-por-cirurgia-de-cinco-horas.shtml  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  18. http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1681124-15605,00-FOI+A+UNICA+VEZ+DA+MINHA+VIDA+QUE+EU+SENTI+MEDO+DE+MORRER+DIZ+THIAGO+FRAGOS.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  19. Pennafort, Roberta (28 de janeiro de 2012). «Danielle Winits e Thiago Fragoso despencam de teto durante peça no Rio». Estadão.com. Consultado em 2 de junho de 2012 
  20. «Nasce o 1º filho de Thiago Fragoso». Caras. 1 de fevereiro de 2011. Consultado em 2 de junho de 2012 
  21. «Banda de Thiago Fragoso grava clipe». Terra 
  22. «Irmão de Thiago Fragoso lança CD e comenta influência do ator no gosto musical: 'Ele me apresentou o rock'». Extra Online 
  23. «Mocinho de 'Babilônia', Thiago Fragoso diz que aprendeu a impor respeito: 'Engoli sapo durante anos, hoje quando não gosto de algo eu falo'». O Globo. 17 de maio de 2015 
  24. Filme 'Mentiras Sinceras'
  25. Curta-metragem 'A Primeira Noite'
  26. Filme 'Doidas e Santas'
  27. Thiago Fragoso estreia o monólogo 'As Benevolentes'
  28. «Thiago Fragoso é eleito melhor ator coadjuvante após beijo gay em 'Amor à Vida'». F5 - celebridades. 16 de março de 2014. Consultado em 21 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Thiago Fragoso
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.