Unidos do Bandeirante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeirante
Cores
Azul
Branco
Símbolo Aperto de mãos
Bairro Santa Eugênia

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Bandeirante é uma agremiação carnavalesca do município de Nova Iguaçu, que atualmente desfila no Carnaval do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2007, terminou na 7º colocação. No carnaval de 2008 terminou na 10º colocação, sendo rebaixada para o segundo grupo, mas conseguiu uma liminar contra a ABESNI pra desfilar no 1º grupo no ano seguinte[1], no entanto, recebendo apenas a subvenção a que teria direito caso estivesse na segunda divisão.[1] Primeira a desfilar, apresentou um enredo que contava a trajetória do samba desde seus ritmos ancestrais, da África, passando pelos navios negreiros, até os dias de então.[1] O samba foi considerado um dos melhores do carnaval iguaçuano naquele ano.[1] Com esse desfile, obteve a 9ª colocação.[1]

Após obter o sétimo lugar em 2010, em 2011 foi 4ªcolocada com o enredo tua estrela me guia uma homenagem a Mocidade Independente de Padre Miguel. Já em 2012, a agremiação filiada à recém criada LEBESNI, mostrou a trajetória do café.

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Unidos do Bandeirante
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Intérprete Ref
2010 7ºlugar Especial Dos Navios Negreiros Aos Aplausos Da Avenida, Sua Majestade O Samba
2011 4º lugar ÚNICO Tua estrela me guia Jorge da Diná
2012 9º lugar ÚNICO Da Etiópia ao Brasil, êta pretinho cheiroso Jessé
2013 Hour concurs A arte que fez e faz a arte Jessé
2014 8ºlugar ÚNICO E que se faça a Luz... E a luz foi feita
2015 Especial Da África ao Brasil negro, esse povo Varonil
2022 8° lugar Grupo B Da África ao Brasil, Negro Este Povo Varonil... Gilmar Oliveira
2023 4° lugar Grupo B Respeitável Público!!! Quanto Delírio e Fascinação. O Circo do Unidos do Bandeirante É a Grande Atração!
2024 2° lugar Grupo 2 O Que é o Abaeté? Gilmar Oliveira

Referências

  1. a b c d e Luiz Carlos Rosa (fevereiro de 2009). «Carnaval Iguaçuano: a folia que cresce a cada ano.». Consultado em 27 de novembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.