Renascer de Jacarepaguá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Renascer, veja Renascer (desambiguação).
Renascer
Fundação 2 de agosto de 1992 (31 anos)
Escola-madrinha Salgueiro[1]
Cores
Símbolo Pomba branca junto ao Sol
Bairro Tanque
Presidente André Augusto
Desfile de 2024
Enredo Ubuntu - Do berço ancestral, um ideal pra mudar o mundo

Grêmio Recreativo Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 2 de agosto de 1992, sediada no Largo do Tanque, na Baixada de Jacarepaguá.[2]

Oriunda do bloco carnavalesco Bafo do Bode, fundado em 1958, a Renascer é uma das várias escolas que existem na região de Jacarepaguá.

História[editar | editar código-fonte]

Após pouco mais de dez anos desde sua criação, sob a presidência de Antônio Salomão, a agremiação conseguiu alcançar em 2005 uma vaga no então chamado Grupo de acesso A, atualmente classificado como Série A, equivalente à segunda divisão do carnaval do Rio de Janeiro. Sua estreia no grupo foi avaliada positivamente pela mídia especializada, com especial destaque para as alegorias grandiosas desenvolvidas pelo carnavalesco estreante na agremiação, Lane Santana.

Os anos de 2006 e 2007 foram essenciais no processo de aquisição de experiência da equipe da escola em desfiles na Marquês de Sapucaí.

Após um rápido período de adaptação no grupo, no ano de 2008 a escola convidou a atriz Nívea Stelmann para ocupar o posto de rainha de bateria. A agremiação alcançou naquele ano a quarta colocação, até então sua melhor colocação no grupo e em toda sua trajetória competitiva no carnaval.

Em 2009, com um enredo sobre os meios de transporte intitulado Como Vai, Vai bem? Veio a Pé ou de Trem? dos carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes, a escola de Jacarepaguá alcançou o vice-campeonato do Grupo de Acesso A. No somatório final, a agremiação perdeu o título por apenas sete décimos para a campeã União da Ilha.

No ano de 2010, o carnavalesco Paulo Barros permaneceu sob o comando artístico do carnaval da agremiação, formando parceria desta vez com Wagner Gonçalves. O enredo escolhido para aquele ano recebeu como título Aquaticopólis, em homenagem ao enredo criado por Fernando Pinto, em 1987 para a Mocidade Independente de Padre Miguel. A apresentação foi bem avaliada pelos julgadores, mas falhas técnicas que descumpriam o regulamento, especialmente no quesito Comissão de Frente, culminaram na perda de alguns décimos que levaram a escola de mais um hipotético vice-campeonato para a oitava posição.

Para 2011, inicialmente, a equipe da escola havia confirmado a permanência do carnavalesco Paulo Barros, que passaria a compor uma comissão de carnaval em conjunto com os profissionais Gustavo Melo, Tatiana de Mello, Alexandre Brites e Jorge Maciel.[3] No entanto, Paulo Barros atuou apenas como consultor, indicando o carnavalesco Edson Pereira para desenvolver a estética do desfile da agremiação. Assim como no ano anterior, a água apareceu como tema central no enredo, denominado Águas de Março. O enredo fez uma homenagem às oito cidades do chamado Circuito das Águas. O desfile foi bem avaliado e a escola conquistou o campeonato do Grupo de Acesso, conquistando o direito de desfilar no ano seguinte no prestigiado Grupo Especial pela primeira vez em sua história. Uma polêmica, no entanto, marcou o campeonato: membros de outras agremiações acusaram o carnavalesco Edson Pereira de fazer uso de uma escultura apresentada no ano anterior pelo Acadêmicos do Salgueiro, o que infringia o regulamento. A denúncia foi desconsiderada pela associação que comandava o carnaval do Grupo de Acesso A na época, a LESGA.

No ano de 2012, a escola manteve a mesma equipe que realizou o carnaval do ano anterior. O enredo escolhido foi uma homenagem ao artista plástico Romero Brito. Em sua estreia no Grupo Especial, a agremiação terminou a apuração na última colocação, sendo rebaixada pela primeira vez em sua rápida história.

De volta à segunda divisão, em 2013, Paulo Barros retornou mais como consultor de carnaval.[4][5] O desenvolvimento plástico ficou sob responsabilidade de uma nova comissão de carnaval formada por Tatiana Mello, Alexandre Brittes e Roberto Assis.[4][5] Após mais de dez anos no comando da bateria, Mestre Paulão afastou-se do cargo, que passou a ser ocupado por Dinho, ex-auxiliar de bateria no Império Serrano. A proposta apresentada pela agremiação foi realizar um carnaval sustentável e ecologicamente correto, sem utilizar nenhum tipo de pena de origem animal. O desfile rendeu a oitava colocação à agremiação.

Em 2014, três importantes figuras na história da Renascer de Jacarepaguá se afastaram da agremiação: o intérprete Rogerinho, a coreógrafa Alice Arja e o diretor de carnaval Alexandre Brittes.[6] Como reforços foram contratados os intérpretes Diego Nicolau e Evandro Mallandro. Marcelo Varanda assumiu o posto de diretor de carnaval e a comissão supervisionada por Paulo Barros foi desfeita. Marcus Ferreira estreou como carnavalesco,[7] assinando um enredo em homenagem ao caricaturista Lan. Sem quadra de ensaios, devida a obra do TransCarioca, a escola decidiu em não fazer eliminatórias de sambas. Coube aos compositores Cláudio Russo e Moacyr Luz a responsabilidade de criar um samba em homenagem a Lan.[8][9] Apesar da composição musical ter sido elogiada pela mídia especializada, a escola passou por graves problemas financeiros para a realização de sua apresentação. Como resultado, a agremiação alcançou sua pior colocação até então na segunda divisão do carnaval, atingindo o décimo primeiro lugar.

Para o carnaval de 2015, a agremiação apostou mais uma vez em uma homenagem, desta vez ao cantor e compositor Candeia, morto em 1978. Sob nova presidência, com o comando de Kátia Paz, a escola mudou também de carnavalesco, assumindo no lugar de Marcus Ferreira o experiente Jorge Caribé. A Renascer seguiu encomendando seu samba para Moacyr Luz e Cláudio Russo, que agora recebem a companhia de Teresa Cristina. Mais uma vez em crise financeira aguda, o desenvolvimento do carnaval mostrou-se conturbado.[10] A escola foi a sexta agremiação a desfilar no sábado de carnaval na Avenida Marquês de Sapucaí e terminou em nono lugar.

Em 2016 com desfile sobre São Cosme e Damião, estacionou em oitavo lugar. Já em 2017, apresentou o enredo "O Papel e o Mar" retratando um encontro fictício entre Carolina de Jesus e João Cândido. No time de compositores do samba-enredo, Teresa Cristina foi substituída por Diego Nicolau, um dos intérpretes da agremiação. Na avenida, a escola fez um desfile problemático e ficou com a décima posição. Após o carnaval, a escola sofreu uma baixa importante: o intérprete Evandro Malandro deixou a escola migrando para a Cubango, deixando Diego Nicolau sozinho no posto. Para 2018 a escola foi para a avenida com o tema "Renascer de Flechas e de Lobos" baseado na obra "A Floresta do Amazonas" de Heitor Villa Lobos. Durante a preparação do desfile, a escola enfrentou dois incêndios em seu barracão, localizado no centro do Rio. Ainda assim, consegue finalizar a concepção do desfile. Na apuração, a Renascer termina na nona colocação.

Em 2019, a Renascer leva para a avenida o enredo "Dois de Fevereiro no Rio Vermelho" que vai louvar a festa de Iemanjá no Rio Vermelho, em Salvador tendo como fio condutor a chegada dos negros no Brasil, ficando em sétimo lugar com um desfile bastante elogiado.

Já em 2020, a escola anunciou o enredo "Eu que te benzo, Deus que te cura", sobre as benzadeiras, fazendo diversas modificações, como o carnavalesco Ney Júnior substituindo a dupla Raphael Torres e Alexandre Rangel, que foram para a Cubango, o experiente Leonardo Bessa como intérprete oficial e a direção de carnaval com Macaco Branco, diretor de bateria da Vila Isabel, exercendo a função junto com Julinho Fonseca[11] além de Dandara Oliveira assumir o posto de rainha de bateria.[12][13] Faltando 30 dias para o desfile a escola troca seu casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, saindo Luiz Augusto e Thainá Teixeira por Vinicius e Jackeline Pessanha. Na apuração, terminou na 13º colocação e consequentemente foi rebaixada para o Carnaval da Intendente Magalhães, deixando de desfilar na Sapucaí após quase duas décadas.

Para 2022, a escola trocou de presidente, sendo assumida por André Augusto, e trouxe o Plínio Santtos como seu carnavalesco, para fazer a reedição do enredo "Jacarepaguá, Fábrica de Sonhos", originalmente apresentado em 2007.[14].

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
sem dados 1993-2001 [15]
Vanderlei José da Silva 2002 [15]
sem dados 2003 [15]
Vanderlei José da Silva 2004 [15]
Antonio Carlos Salomão 2005-2014 [15]
Kátia Paz Outubro de 2014-março de 2015 [16]
Antonio Carlos Salomão 2015-2021 [17][18]
André Augusto 2021-atualidade

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Referências
2002–2004 Antônio Carlos [19]
2005–2013 Rogerinho [20]
2014-2017 Diego Nicolau e Evandro Malandro [21][22]
2018-2019 Diego Nicolau
2020-atualidade Leonardo Bessa [18]

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2014 Fábio Batista [23]
2015-2016 Rafael Felix [24]
2017-2019 Tony Tara
2020 Carlos Fontinelle [18]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2005-2009 Luiz Augusto Russier e Denadir Garcia
2010 Marquinhos e Andréia
2011-2012 Fábio Júnior e Jéssica Ferreira
2013 Thiaguinho Mendonça e Jéssica Ferreira
2014-2016 Thiaguinho Mendonça e Amanda Poblete [25]
2017 Marlon Flores e Patrícia Cunha
2018 Luiz Augusto Russier e Patrícia Cunha
2019 Luiz Augusto Russier e Thainá Teixeira
2020 Vinícius Pessanha e Jackeline Pessanha
2022 Luiz Augusto Russier e Renatinha Tavares [26]

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de Carnaval Diretor de harmonia Mestre de bateria Ref.
2014 Claudinho Greg Tavares Dinho Santos [7]
2015 Saulo Tinoco Caju e Leandro Germano Dinho Santos [27][nota 1]
2016 Kengá Dinho Santos
2017-2018 Tatiana mello Alexandre Almeida, Adriano Amaral
Alexandre Dias, Cristiane Apolinário
Dinho Santos
2019 Alexandre Almeida, Adriano Amaral
Tatiana Mello, Cristiane Apolinário
Junior Sampaio
2020 Macaco Branco Edvaldo Fonseca Junior Sampaio [18]
2022 Victor Rangel e Rogerio Lobo Felipe D'lélis

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha Ref.
2006 Rita Guedes [28]
2007 Raquel Nunes [29]
20082009 Nívea Stelmann [30][31]
2010 Luize Altenhofen [32]
20112012 Patrícia Nery [33][34]
2013 Dani Vieira [35][36]
2014 Gabriela Bayerlein [37]
2015 Mylla Ribeiro [38]
20162017 Elaine Caetano [39][40]
20182019 Silvinha Schreiber [13]
2020 Dandara Oliveira [12][18]
2022 Anny Pellegrini [41]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Renascer de Jacarepaguá
Ano Colocação Divisão Enredo Carnavalesco Ref.
1993 6.º Lugar Desfile de Avaliação

(quinta divisão)

"Vamos falar de Maria" Sérgio Kautzman e Armando Martins [42][43]
1994 3.º Lugar Desfile de Avaliação

(quinta divisão)

"Vamos sambar que a festa é sua" Sérgio Kautzman e Armando Martins [44]
1995 10.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo B

(terceira divisão)

"Minha terra tem lagoas onde vivem os jacarés" Sérgio Kautzman e Armando Martins [43][45]
1996 7.º Lugar Grupo D

(quinta divisão)

"Hoje tem marmelada! Hoje tem alegria! Hoje tem Carequinha" Sérgio Kautzman e Armando Martins [43][46]
1997 5.º Lugar Grupo D

(quinta divisão)

"Alegria, alegria! O carnaval é isso aí!" Sérgio Kautzman e Armando Martins [43][47]
1998 9.º Lugar Grupo D

(quinta divisão)

"Sol e chuva, casamento de viúva" Sérgio Kautzman e Armando Martins [43][48]
1999 Campeã Grupo D

(quinta divisão)

"A saudade mata a gente, morena" Sandro Gomes [43][49]
2000 Vice-campeã
(Acesso)
Grupo C

(quarta divisão)

"O início da história - Com certidões e vitórias" Sandro Gomes [50]
2001 7.º Lugar Grupo B

(terceira divisão)

"Ousadia de um homem à frente de seu tempo - Nelson Carneiro"
(Samba-enredo composto por: Jorge Trivela, Maurício do Boné, Serginho Percussão, Helenir, Marcelinho e Chico Mé)
Sandro Gomes [51]
2002 8.º Lugar Grupo B

(terceira divisão)

"Dos dias de Reis aos contos históricos nos 500 anos de Angra"
(Samba-enredo composto por: Melo, Gilmar, Gilberto e Ricardo)
Sandro Gomes [52][53]
2003 3.º Lugar Grupo B

(terceira divisão)

"Arre égua! Hoje nós vamos pras comédias!"
(Samba-enredo composto por: Leo Nunes, Silas Nascimento e Ailton)
Ricardo Costa e Wagner Gonçalves [54]
2004 Vice-campeã
(Acesso)
Grupo B

(terceira divisão)

"A riqueza da criação em cada canto desse chão"
(Samba-enredo composto por: Aluísio Machado, Luisinho Oliveira, Jorge Lourinho, Alexandre Valle e Henrique Guerra)
Sandro Gomes [55]
2005 8.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Espelho, espelho meu!"
(Samba-enredo composto por: Jayme Cesar, Ivani Ramos, Ciganerey, Marcelo Silva, Nilson Castro, Julinho Cá, Jeffinho do Amaral)
Lane Santana [56][57]
2006 5.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"A divina comédia brasileira"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Carlinhos do Cavaco, Julinho Cá e Jefinho do Amaral)
Lane Santana [58][59]
2007 6.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Jacarepaguá - Fabrica de sonhos"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Carlinhos Detran, Marquinhos, Flavinho do cavaco, André Malheiros e Julinho Cá)
Comissão de Carnaval
(Sérgio Silva, Léo Moraes, Alice Arja e Ilana Xavier)
[2][60][61]
2008 4.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"É chegado a Portugal o tempo de padecer, se te oprimem a cruel França sorte melhor hás de ter"
(Samba-enredo composto por: Adriano Cesário, Josemar, Teleco e Julião)
Sérgio Silva e Léo Moraes [2][62][63]
2009 Vice-campeã Grupo A

(segunda divisão)

"Como vai, vai bem? Veio a pé ou de trem?"
(Samba-enredo composto por: Gabriel da Penha, Leandro Nogueira, Luiz Gustavo, Deco e Hélio Luna)
Paulo Barros e Paulo Menezes [2][64][65][66]
2010 8.º Lugar Grupo A

(segunda divisão)

"Aquaticópolis"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Adriano Cesário, Tinga, Fábio Costa e Beto Lima)
Paulo Barros e Wagner Gonçalves [2][67][68][69]
2011 Campeã Grupo A

(segunda divisão)

"Águas de março"
(Samba-enredo composto por: Jayme César, Maurinho Valle, Di Bamba, Carlos Dias e André Kaballa)
Edson Pereira [70][71][72]
2012 13.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo Especial "Romero Brito: O artista da alegria, dá o tom na folia"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Adriano Cesário, Fabio Costa e Isaac)
Edson Pereira [73][74][75]
2013 8.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Rio, uma viagem alucinante!"
(Samba-enredo composto por: Deco, Gabriel da Penha, Igor do Cavaco, Leandro Nogueira e Luiz Gustavo)
Comissão de Carnaval
(Tatiana Mello, Alexandre Brittes e Roberto Assis)
[76][77]

[78][78][79]

2014 11.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Olhar caricato - Simplesmente Lan"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo e Moacyr Luz)
Marcus Ferreira [7][8][9][80]
2015 9.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Manifesto ao povo em forma de arte!"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Tereza Cristina e Moacyr Luz)
Jorge Caribé [81]
2016 8.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Ibejís - Nas brincadeiras de crianças: Os orixás que viraram santos no Brasil..."
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Tereza Cristina e Moacyr Luz)
Jorge Caribé [82]
2017 10.º Lugar Série A

(segunda divisão)

"O papel e o mar"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Moacyr Luz e Diego Nicolau)
Raphael Torres e Alexandre Rangel [83]
2018 9º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Renascer de flechas e de lobos"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Moacyr Luz e Diego Nicolau)
Raphael Torres e Alexandre Rangel [84]
2019 7º Lugar Série A

(segunda divisão)

"Dois de fevereiro no Rio Vermelho"
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Moacyr Luz e Diego Nicolau)
Raphael Torres e Alexandre Rangel [85]
2020 13° Lugar
(Rebaixada)
Série A

(segunda divisão)

Eu que te Benzo Deus que te Cura
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Moacyr Luz e Diego Nicolau)
Ney Junior [18][86]
Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19 [87]
2022 2º Lugar Série Prata
(Sexta-feira)

(terceira divisão)

Jacarepaguá - Fábrica de sonhos
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Carlinhos Detran, Marquinhos, Flavinho do cavaco, André Malheiros e Julinho Cá)
Plínio Santtos [88]
2023 2º Lugar Série Prata (Sábado)

(terceira divisão)

O Afro-Brasil Reluzente de Nei Lopes
(Samba-enredo composto por: Cláudio Russo, Jefferson Oliveira, Julio Alves, Leonardo Bessa, Moacyr Luz e Valtinho Botafogo)
Plinio Santtos [89]
2024 2º Lugar Série Prata

(Sexta-feira) (terceira divisão)

Ubuntu - Do berço ancestral, um ideal pra mudar o mundo
(Samba-enredo composto por: Márcio André Filho, Inácio Rios, Diogo Nogueira, Arlindinho Cruz, Igor Federal, Vaguinho, Marcelo Valencia, Igor Leal, Marcio André, Daniel Kattar, Fábio TRF e Leonardo Bessa)
Rodrigo Pacheco [90]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos do GRES Renascer de Jacarepaguá
Divisão Títulos Carnavais
Segunda Divisão 1 2011
Quinta Divisão 1 1999


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons


Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pelo GRES Renascer de Jacarepaguá.

Ano Prêmio Categoria / premiados Divisão Ref.
2002 S@mba-Net Comissão de frente Grupo B [91]
2003 S@mba-Net Enredo ("Arre égua! Hoje nós vamos pras comédias!") Grupo B [92]
Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja)
Ala de passistas
Conjunto de fantasias
2004 S@mba-Net Enredo ("A riqueza da criação em cada canto deste chão") Grupo B [93]
Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja)
Ala de baianas
Conjunto de fantasias
Troféu Jorge Lafond Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Jeferson e Denadir) [94]
Conjunto alegórico
2005 S@mba-Net Enredo ("Espelho, espelho meu") Grupo A [95]
Ala de baianas
Troféu Jorge Lafond Enredo ("Espelho, espelho meu") [96]
Ala de passistas
Revelação (Lane Santana)
2006 S@mba-Net Ala ("O Leão") Grupo A [97]
Troféu Jorge Lafond Bateria (Mestre Paulão) [98]
Intérprete (Rogerinho)
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Luiz Augusto Felipe e Denadir Garcia)
Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja)
Melhor destaque
2007 S@mba-Net Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja) Grupo A [99]
Ala de crianças
Troféu Jorge Lafond Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja) [100]
Troféu Parangolé Sérgio Eduardo, Léo Moraes, Ilana Xavier e Alice Arja

(Pelo trabalho de escultura apresentado na avenida "Work in Progress";

Pelo destaque com esplendor de balões infláveis – pesquisa de materiais;

e pela comissão de frente integrada ao carro abre-alas – ousadia na performance)

[101]
2008 Troféu Jorge Lafond Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja) Grupo A [102]
Harmonia (Diretor responsável: Luís Carlos)
2009 S@mba-Net Samba-enredo ("Como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?" - Compositores: Gabriel da Penha, Leandro Nogueira, Luiz Gustavo, Deco e Hélio Luna) Grupo A [103]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Luis Augusto e Denadir)
Troféu Jorge Lafond Samba-enredo ("Como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?" - Compositores: Gabriel da Penha, Leandro Nogueira, Luiz Gustavo, Deco e Hélio Luna) [104]
Comissão de frente (Coreógrafa responsável: Alice Arja)
Troféu Rádio Manchete Samba-enredo ("Como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?" - Compositores: Gabriel da Penha, Leandro Nogueira, Luiz Gustavo, Deco e Hélio Luna) [105]
2010 S@mba-Net Enredo ("Aquaticópolis") Grupo A [106]
Ala "Lazer - Baleia Boat"
Tupi Carnaval Total Melhor escola [107]
2011 Gato de Prata Intérprete (Rogerinho) Grupo A [108]
S@mba-Net Ala de passistas [109]
2012 Plumas & Paetês Escultor (Rossy Amoedo) Grupo Especial [110]
Iluminador (Luiz Antonio Silva Pereira)
2014 SRZD-Carnaval Samba-enredo
("Olhar caricato - Simplesmente Lan" - Compositores: Cláudio Russo e Moacyr Luz)
Série A [111][112]
Troféu Jorge Lafond Samba-enredo
("Olhar caricato - Simplesmente Lan" - Compositores: Cláudio Russo e Moacyr Luz)
[113]
Porta-bandeira (Amanda Poblete)
Troféu Apoteose Porta-bandeira (Amanda Poblete) [114]
2015 Estandarte de Ouro Samba-enredo
("Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!" - Compositores: Cláudio Russo, Teresa Cristina e Moacyr Luz)
Série A [115]
SRZD-Carnaval Samba-enredo
("Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!" - Compositores: Cláudio Russo, Teresa Cristina e Moacyr Luz)
[116]
Gato de Prata Samba-enredo
("Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!" - Compositores: Cláudio Russo, Teresa Cristina e Moacyr Luz)
[117]
Troféu Jorge Lafond Samba-enredo
("Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!" - Compositores: Cláudio Russo, Teresa Cristina e Moacyr Luz)
[118]
Porta-bandeira (Amanda Poblete)
Estrela do Carnaval Samba-enredo
("Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!" - Compositores: Cláudio Russo, Teresa Cristina e Moacyr Luz)
[119]
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Thiago Mendonça e Amanda Poblete)
S@mba-Net Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Thiago Mendonça e Amanda Poblete) [120][121]
2016 Gato de Prata Porta-bandeira (Amanda Poblete) Série A [122]

[123]

Mestre-sala (Thiago Mendonça)
Troféu Jorge Lafond Mestre-sala (Thiago Mendonça) [124]
Troféu Sambista Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira (Thiago Mendonça e Amanda Poblete) [125][126]
S@mba-Net Enredo ("Ibejís - Nas brincadeiras de crianças: Os orixás que viraram santos no Brasil...") [127][128]
Conjunto de fantasias
Prêmio Machine Diretor de bateria (Mestre Dinho) [129][130]
Ala de passistas

Referências

  1. Renascer de Jacarepaguá. «Memórias». Consultado em 22 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 22 de fevereiro de 2014 
  2. a b c d e Samba Rio Carnaval. «Renascer». Consultado em 4 de novembro de 2010 
  3. O Batuque. «Renascer anuncia sinopse e premiação para compositores». Consultado em 17 de julho de 2010 [ligação inativa]
  4. a b Carnavalesco (25 de junho de 2012). «Paulo Barros será consultor de carnaval da Renascer de Jacarepaguá». Consultado em 26 de junho de 2012. Arquivado do original em 24 de setembro de 2015 
  5. a b Guilherme Alves - Carnavalesco (25 de junho de 2012). «Renascer também contará com o carnavalesco Paulo Barros». 19:16. Consultado em 28 de outubro de 2012 
  6. Carnavalesco (5 de abril de 2013). «Após Rogerinho se despedir, Renascer confirma também as saídas de Alice Arja e Alexandre Brites». 12:20. Consultado em 5 de abril de 2013 
  7. a b c carnavalesco (10 de abril de 2013). «Pacotão de reforços na Renascer: Marcus Ferreira, Marcelo Varanda, Diego Nicolau e Evandro Malandro». 19:45. Consultado em 11 de abril de 2013 
  8. a b Carnavalesco (18 de setembro de 2013). «Emoção toma conta da apresentação do samba-enredo oficial da Renascer para o Carnaval 2014». 11:22. Consultado em 24 de setembro de 2013 
  9. a b SRZD-Carnaval (12 de setembro de 2013). «Ouça o samba da Renascer para o Carnaval 2014». 12h23. Consultado em 15 de novembro de 2013 
  10. «Contagem Regressiva: Renascer de Jacarepaguá quer emocionar Sapucaí com Candeia» 
  11. SRZD (16 de abril de 2019). «Macaco Branco e Julinho Fonseca assumem direção de Carnaval da Renascer de Jacarepaguá». Consultado em 12 de junho de 2019 
  12. a b Jornal Extra (4 de junho de 2019). «PREFERIDA POR SABRINA SATO PARA ASSUMIR SEU POSTO NA VILA, DANDARA VIRA RAINHA EM OUTRA ESCOLA». Consultado em 12 de junho de 2019 
  13. a b Yago Lázaro, para Criativa On Line. «Rainha de bateria da Renascer de Jacarepaguá, deixa a escola e desabafa!». Consultado em 31 de maio de 2019 
  14. Carnavalesco (3 de novembro de 2021). «Ex-Rei Momo assinará o desfile da Renascer de Jacarepaguá». Consultado em 4 de novembro de 2021 
  15. a b c d e Academia do Samba. «Diretoria». Consultado em 22 de maio de 2014 
  16. [1]
  17. [2]
  18. a b c d e f «Renascer de Jacarepaguá». Apoteose. Consultado em 26 de maio de 2020 
  19. «Antonio Carlos». Sambario Carnaval. Consultado em 19 de fevereiro de 2017 
  20. «Rogerinho». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  21. «Diego Nicolau». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  22. «Evandro Malandro». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  23. [3]
  24. «Coreógrafo Rafael Félix renova com a Renascer de Jacarepaguá». SRZD - Sidney Rezende 
  25. [4]
  26. [5]
  27. «Galeria do Samba - As escolas de samba do Rio de Janeiro - Carnaval de 2015 - Renascer de Jacarepaguá». Galeria do Samba - As escolas de samba do Rio de Janeiro 
  28. Terra (30 de janeiro de 2006). «Rita Guedes é a nova rainha de bateria da Renascer». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  29. Terra (27 de janeiro de 2007). «Diretor global prestigia coroação de rainha da bateria». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  30. «Nívea Stelmann samba em coroação no Rio de Janeiro». Terra Networks. 23 de outubro de 2007. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  31. EGO (11 de outubro de 2008). «Nívea Stelmann e Bárbara Borges esquentando os tamborins». Globo.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  32. EGO. «Luize Altenhofen é coroada rainha de bateria». Consultado em 23 de janeiro de 2010 
  33. EGO. «Rainha de bateria da Renascer de Jacarepaguá, Patrícia Nery, é coroada». Consultado em 18 de dezembro de 2010 
  34. «Patrícia Nery é a rainha de bateria da Renascer de Jacarepaguá?». Consultado em 5 de novembro de 2010 [ligação inativa]
  35. Virgulando (8 de fevereiro de 2013). «De vestido curto e samba no pé, Dani Vieira é coroada rainha da bateria». 11:00. Consultado em 15 de julho de 2013 
  36. EGO. «Dani Vieira não é mais rainha da Renascer de Jacarepaguá». Consultado em 14 de novembro de 2013 
  37. EGO. «Nova rainha de bateria da Renascer de Jacarepaguá é fisiculturista». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  38. SRZD-Carnaval (1 de junho de 2014). «Teresa Cristina será uma das compositoras do samba da Renascer de Jacarepaguá». 11h22 
  39. Carnavalesco. «Pra criança Renascer: samba de 2016 encanta e faz componente da Renascer voltar à infância». Consultado em 29 de julho de 2015 
  40. Carnavalesco (31 de agosto de 2015). «Elaine Caetano é coroada rainha de bateria da Renascer de Jacarepaguá». Consultado em 4 de setembro de 2015 
  41. [6]
  42. «1993». Consultado em 4 de novembro de 2010 
  43. a b c d e f Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá». Consultado em 16 de maio de 2013 
  44. «1994». Consultado em 4 de novembro de 2010 
  45. «1995». Consultado em 4 de novembro de 2010 
  46. «1996». Consultado em 4 de novembro de 2010 
  47. «1997». Consultado em 15 de julho de 2013 
  48. «1997». Consultado em 15 de julho de 2013 
  49. «1999». Consultado em 15 de julho de 2013 
  50. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2000». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  51. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2001». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  52. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2002». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  53. «SAMBARIO - O site dos sambas-enredo». www.sambariocarnaval.com 
  54. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2003». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  55. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2004». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  56. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2005». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  57. «Renascer - CARNAVAL 2005». AESCRJ. Consultado em 15 de novembro de 2013. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2009 
  58. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2006». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  59. «Renascer - CARNAVAL 2005». AESCRJ. Consultado em 15 de novembro de 2013. Arquivado do original em 7 de janeiro de 2009 
  60. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2007». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  61. «Renascer - CARNAVAL 2007». AESCRJ. Consultado em 15 de novembro de 2013. Arquivado do original em 20 de novembro de 2008 
  62. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2008». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  63. «Renascer - CARNAVAL 2008». AESCRJ. Consultado em 15 de novembro de 2013. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2008 
  64. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2009». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  65. SRZD-Carnaval (22 de fevereiro de 2009). «Renascer aposta na originalidade e entra na briga pelo título». 5h58. Consultado em 15 de julho de 2013 
  66. «2009». Consultado em 15 de julho de 2013 
  67. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2010». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  68. SRZD-Carnaval (14 de fevereiro de 2010). «Renascer aposta em visual diferente, mas comete deslize na comissão». 1:19. Consultado em 15 de julho de 2013 
  69. «2010». Consultado em 15 de julho de 2013 
  70. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2011». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  71. «2011». Consultado em 15 de julho de 2013 
  72. SRZD-Carnaval (5 de março de 2011). «Som e chuva tiram o brilho da Renascer». 22h57. Consultado em 15 de novembro de 2013 
  73. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2012». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  74. «2012». Consultado em 15 de julho de 2013 
  75. G1 (19 de fevereiro de 2012). «Renascer abre desfiles do Rio com homenagem a Romero Britto». 22h57. Consultado em 15 de novembro de 2013 
  76. Academia do Samba. «Renascer de Jacarepaguá 2013». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  77. G1 (10 de fevereiro de 2013). «Renascer de Jacarepaguá leva beleza do Rio à Sapucaí e pede preservação». 7h11. Consultado em 15 de novembro de 2013 
  78. a b SRZD-Carnaval (10 de fevereiro de 2013). «Renascer fecha segundo dia de desfiles da Série A com componentes animados». 6h49. Consultado em 15 de novembro de 2013 
  79. Jornal do Brasil (10 de fevereiro de 2013). «Com carros coreografados, Renascer fecha desfiles do Acesso». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  80. G1 (1 de março de 2014). «Renascer de Jacarepaguá mostra arte do caricaturista Lan na avenida». 01h23 
  81. SRZD-Carnaval (10/09/2014). «Ouça o samba da Renascer para o Carnaval 2015». Consultado em 15 de setembro de 2014 
  82. SRZD-Carnaval (22/07/2015). «Renascer: conheça o samba oficial do Carnaval 2016». Consultado em 25 de julho de 2015 
  83. SRZD-Carnaval (30/06/2016). «Conheça o enredo da Renascer de Jacarepaguá para o Carnaval 2017». Consultado em 30 de junho de 2016 
  84. «Villa Lobos é o enredo da Renascer de Jacarepaguá para o Carnaval 2018». Carnavalesco. Consultado em 19 de janeiro de 2018 
  85. «Renascer de Jacarepaguá anuncia enredo para o carnaval de 2019». Folia do Samba. Consultado em 10 de julho de 2018 
  86. «Renascer 2020». Galeria do Samba. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
  87. Lisboa, Vinicius (21 de janeiro de 2021). «Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho». Agência Brasil. Consultado em 4 de fevereiro de 2021 
  88. Resende, Sidney (3 de maio de 2022). «Veja a classificação final das Séries Bronze e Prata do Carnaval 2022». Redação SRzd. Consultado em 4 de maio de 2022 
  89. «Ordem de Desfiles 2023». SambaRio. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  90. «Renascer de Jacarepaguá divulga enredo e regulamento para disputa de samba». Revista InFoco. 24 de maio de 2023. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  91. «Premiação S@mba-Net 2002». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 16 de maio de 2016 
  92. Academia do Samba. «S@mba-Net 2003». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  93. Academia do Samba. «S@mba-Net 2004». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  94. «Troféu Jorge Lafond 2004». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 14 de junho de 2016 
  95. Academia do Samba. «S@mba-Net 2005». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  96. Academia do Samba. «Troféu Jorge Lafond 2005». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  97. Academia do Samba. «S@mba-Net 2006». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  98. Academia do Samba. «Troféu Jorge Lafond 2006». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  99. Academia do Samba. «S@mba-Net 2007». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  100. Academia do Samba. «Troféu Jorge Lafond 2007». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  101. «Troféu Parangolé 2007». Academia do samba. Consultado em 14 de junho de 2016 
  102. «Troféu Jorge Lafond 2008». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 6 de maio de 2016 
  103. Academia do Samba. «S@mba-Net 2009». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  104. Academia do Samba. «Troféu Jorge Lafond 2009». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  105. «Rádio Manchete entrega troféu aos melhores do Carnaval 2009». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 25 de maio de 2016 
  106. Academia do Samba. «S@mba-Net 2010». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  107. «Capemisa apoia entrega do troféu Carnaval Total». Revista Apólice. Consultado em 25 de maio de 2016 
  108. «Troféu Gato de Prata aos melhores do carnaval 2011 é neste sábado». Carnavalesco. Consultado em 7 de junho de 2016 
  109. Academia do Samba. «S@mba-Net 2011». Consultado em 15 de novembro de 2013 
  110. «Plumas e Paetês 2012». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 10 de junho de 2016 
  111. «'Prêmio SRZD-Carnaval 2014': confira lista de todos os homenageados». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 10 de maio de 2016 
  112. «'Prêmio SRZD-Carnaval 2014': Viradouro vence como melhor desfile da Série A». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 10 de maio de 2016 
  113. «Cubango divulga premiados do troféu Jorge Lafond». Carnavalesco. Consultado em 28 de junho de 2016 
  114. «Confira os vencedores do troféu Apoteose do Samba». Carnavalesco. Consultado em 25 de maio de 2016 
  115. «Unidos de Padre Miguel leva o Estandarte de Ouro de melhor escola da Série A do carnaval 2015». O Globo. Consultado em 6 de maio de 2016 
  116. «Prêmio SRZD-Carnaval/RJ 2015: São Clemente vence como melhor escola». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 10 de maio de 2016 
  117. «Confira os ganhadores da 6ª edição do Troféu Gato de Prata». CARNAVAL CARIOCA - O melhor carnaval do mundo - Ano 7. Consultado em 7 de junho de 2016 
  118. «Cubango promeve 12ª edição do Troféu Jorge Lafond dia 25 de abril. Confira os premiados». Carnavalesco. Consultado em 28 de junho de 2016 
  119. «Confira todos os vencedores do prêmio Estrela do Carnaval 2015». Carnavalesco. Consultado em 12 de maio de 2016 
  120. «Em noite de festa, Sambanet premia os melhores do Carnaval 2015». sambarazzo.com.br. Consultado em 19 de maio de 2016 
  121. «Samba-Net será em 16 de maio». Rádio Arquibancada - O melhor do carnaval. 18 de março de 2015. Consultado em 19 de maio de 2016 
  122. «Diretora do SRZD será homenageada na 7ª edição do Troféu Gato de Prata». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 8 de junho de 2016 
  123. «7ª Edição do Troféu Gato de Prata vai homenagear os 100 anos do samba – Ziriguidum». ziriguidum.net.br. Consultado em 8 de junho de 2016. Arquivado do original em 6 de agosto de 2016 
  124. «Apoteose.com é premiado na 12ª edição do Troféu Jorge Lafond». www.apoteose.com. Consultado em 28 de junho de 2016 
  125. «Primeira edição do 'Troféu Sambista' agita a Zona Norte com entrega de 34 prêmios». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 8 de junho de 2016 
  126. «1ª edição do Troféu Sambista será neste sábado no River Futebol Clube». CARNAVAL CARIOCA - O melhor carnaval do mundo - Ano 7. Consultado em 8 de junho de 2016 
  127. «Festa de entrega do S@mba-Net será em 21 de maio na quadra da Unidos da Tijuca». Carnavalesco. Consultado em 20 de maio de 2016 
  128. «SÁBADO: SambaSul transmite AO VIVO a entrega do 18º Prêmio S@mba-Net». www.sambasul.com. Consultado em 20 de maio de 2016 
  129. «Prêmio 'Machine Bastidores do Carnaval Carioca': SRZD fatura o de melhor cobertura». SRZD - Sidney Rezende. Consultado em 8 de junho de 2016 
  130. «Prêmio Machine - Bastidores do Carnaval Carioca será entregue hoje com festa na quadra da Estácio». Galeria do Samba - Notícias. Consultado em 8 de junho de 2016 

Notas

  1. Segundo a fonte SRZD, o diretor de Carnaval de 2015 foi Cláudio Russo