Flor da Mina do Andaraí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flor da Mina
Fundação 12 de dezembro de 1962 (61 anos) [1] [2]
Escola-madrinha Salgueiro
Cores
Símbolo Uma rosa com uma coroa em cima
Bairro Andaraí [1] [2]
Desfile de 2024
Enredo Renascença Clube - Quilombo Urbano da Resistência Negra

Clube Carnavalesco Escola de Samba Unidos da Flor da Mina do Andaraí ou simplesmente Flor da Mina do Andaraí é uma escola de samba sediada no bairro do Andaraí, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada em 12 de dezembro de 1962, oriunda do bloco Flor da Mina do Andaraí, tetracampeão do Grupo A dos Blocos. [3]

Seu padroeiro é São Sebastião.[4]

História[editar | editar código-fonte]

A Flor da Mina teve sue primeira participação como Escola de Samba nos desfiles Oficiais no ano de 1993, consagrando-se a vitoriosa com o enredo Alô seu Garcia: De Conversa em Conversa, Desce outra Garçom.

O sucesso veio novamente em 1995, ocasião do enredo Verde e Rosa, Porque não?

Em 1996 a escola conquistou o bicampeonato com o enredo Deus Baco – O Vinho Nosso de Cada Dia. No entanto, a ascensão meteórica da escola do Andaraí seria barrada por uma série de eventos dignos das bandas de rock americanas.

No mesmo ano de 1996, o fundador Carlinhos Melodia deixa o Andaraí para retornar à Lins Imperial, passando a presidência a José Augusto Rello da Souza, homem de confiança de Miro Garcia em maio de 1996.

Em 1996, o presidente da agremiação faleceu, o que causou uma grande comoção, forçando a interrupção das participações nos desfiles oficiais. A Flor da Mina manteve suas atividade restritas à comunidade do Andaraí, sendo administrada por integrantes da própria comunidade.

Após várias tentativas de se formar uma diretoria, em meados de 2002 aconteceu o retorno do fundador Carlinhos Melodia, que logo conseguiu trazer pessoas que garantiram o retorno da Flor da Mina aos desfiles oficiais, o que aconteceu logo no carnaval seguinte, voltando a ser reintegrada à AESCRJ em 2003.

Ao retornar, foi reintegrada às competições no equivalente à Sexta Divisão do Carnaval daquele ano.

O sucesso alcançado foi além das expectativas, já que a Escola havia interrompido suas atividades por seis longos anos. No primeiro desfile, sagrou-se Campeã, com nota máxima em todos os quesitos, desenvolvendo o Enredo: São Gonçalo Visita São Sebastião e Conta sua História.

Grande sinal de que a Escola estava no caminho certo, foi o desfile do ano seguinte (2004) com o Enredo: O Carnaval Ganhou Mais Vida com a Influencia Africana Através do Salgueiro, alcançando o bicampeonato e quarto título como Escola de Samba sob a Direção de Carlinhos Melodia, também conquistando a pontuação máxima em todos os quesitos!!

O ano de 2005 marca a grande vitória da Escola, pois, ao desfilar pelo Grupo C da AESCRJ, sagra-se Vice-Campeã do Grupo, conquistando o direito de retorno ao palco máximo do Carnaval Carioca com o Enredo: Andira-y, contando a história do bairro onde a Escola nasceu e homenageando o grande empresário dos transportes que vinha acolhendo a Escola, o Sr. Jacob Barata, pela sua importância no desenvolvimento socioeconômico do bairro.

No carnaval seguinte, a Flor da Mina recebeu força total da Família Barata e de vários empresários que não mediram esforços para manter a escola na Marquês de Sapucaí.[carece de fontes?] Com o Enredo: Da Cadeirinha ao Metro eu também vou... de autoria de Eurico Galhardi e Rosane Barata, a Escola obteve a 8ª colocação e permaneceu no Grupo de Acesso B (3ª Divisão).

Em 2007 obteve somente a 14ª colocação, fazendo-a retornar para o Grupo de Acesso C (4ª Divisão), devido à falta de compromissos de profissionais que não entregaram fantasias para o desfile.[carece de fontes?]

Em 2008, a escola foi para a Estrada Intendente Magalhães com um enredo de autoria da mesma dupla, que abordava a ideologia do negro na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Para confeccionar o Carnaval, a Flor da Mina contratou o experiente carnavalesco Rodrigo Sampaio que em parceria com o debutante Diangelo Fernandes, conquistam a 4ª colocação.

Em 2009, aproveitou seu melhor momento em termos de organização, e, ao contar o Enredo: Eu Era Feliz e Não Sabia… comandada pelos carnavalescos Rodrigo Sampaio e Diangelo Fernandes, sobre a influência da infância nas brincadeiras adultas, conseguiu o Vice-Campeonato do Grupo de Acesso C (4ª Divisão), e conquistou o grande sonho de retornar ao carnaval da Marquês de Sapucaí.

Em 2010, a escola escolheu o enredo Vela, ainda sob a orientação carnavalesca de Rodrigo Sampaio. Voltou com vontade para o Grupo de Acesso B (3ª Divisão), mas novamente prejudicada pelas fantasias, terminou apenas na 12ª posição, sendo assim rebaixada para a 4ª divisão.

Em 2011, a Escola viu o moral cair após o rebaixamento. A Escola acostumada com títulos em sequência fez um desfile irreconhecível e terminou o carnaval deste ano na 15ª colocação, sendo relegada ao Grupo de Acesso D (5ª Divisão).

Em 2012, homenageou a ex-baluarte da Mangueira Dona Zica, com o Enredo: Eternamente, Tia Zica da Mangueira, comandada novamente pelo carnavalesco Rodrigo Sampaio. A Flor da Mina do Andaraí abriu a noite de desfiles, mas teve graves problemas e só conseguiu iniciar seu desfile com mais de dez minutos de cronômetro rolando. Sua alegoria estava inacabada, a bateria desfilou sem fantasias e não houve ala de baianas. Como resultado, ficou no final da tabela.

Em 2013, a Flor da Mina desfilou após um incêndio no barracão em outubro de 2012. O desfile apresentou diversos problemas, principalmente com as fantasias, valendo a penúltima colocação. Entretanto, conseguiu ganhar na Justiça o direito de permanecer no Grupo de Acesso D (5ª Divisão) com as outras duas escolas que terminaram nas três últimas posições.

Em 2014, não desfilou por conta de um imbróglio jurídico com a AESCRJ.

Em 2015, foi a penúltima a desfilar pela Série D (5ª Divisão).[5] Contou a história dos Bandeirantes em busca de riquezas nas nossas terras e terminou na 10º posição dentre 12 escolas, livrando-se do rebaixamento para a nova Série E (6ª Divisão).

Em 2016, a Flor da Mina teve sua administração completamente renovada e trouxe de volta o carnavalesco Clóvis Costha. O desfile teve um nível mais elevado e sem dúvidas foi o melhor dos últimos 5 anos, o que lhe garantiu o título.

Em 2017, a Flor da Mina foi a décima a entrar na Avenida e se apresentou com 600 componentes. O intérprete Eduardo Dias soltou a voz com emoção ao apresentar o samba-enredo de 2017. Com a força do samba dos compositores Fabio de Deus, Erivelto Silva e Edu Casa Leme, a escola passou com muita alegria, animação e evolução. Outro ponto alto do desfile foi a comissão de frente comandada pelo coreógrafo Márcio Elias, a qual representou a “Super mãe brasileira” e as “tarefas do dia a dia de uma super mãe solteira”. A Flor da Mina mostrou bom gosto nas fantasias de várias alas, com destaque para as dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, Gerson Anjos/Grazy Alves; Francisco Alves/Estefanny. Os figurinos dos destaques do abre-alas também mereceram menção positiva. A rainha de bateria usou luz de neon no figurino dourado, abrilhantando a bateria do mestre George Ferreira, a qual manteve o ritmo durante o andamento do desfile. Infelizmente a Flor da Mina estourou o tempo de desfile em dois minutos e acabou perdendo 2,2 pontos. Ao final da apuração, a Flor da Mina amargou a última posição (14º lugar). Mesmo se não tivesse perdido pontos, terminaria no 11º lugar e, ainda assim, seria rebaixada.

Em 2018, levou o enredo sobre os irmãos santos Cosme e Damião à Intendente, mesmo com um samba animado e com a escola apresentando uma harmonia não vista em anos foi rebaixada novamente.

Em 2019 após não querer se licenciar à ACAS, nova entidade que passou a reger os desfiles da Série E, comprou a vaga da Unidos das Vargens e assim, passou a desfilar na Série C com o nome fantasia temporário de Unidos da Flor da Mina do Andaraí.[6]

Em 2020, com a reorganização dos grupos da LIESB, a escola foi realocada no Grupo Especial da Intendente Magalhães, equivalente à terceira divisão do Carnaval.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Imagem do desfile de 2015.

Presidência[editar | editar código-fonte]

Presidente Mandato Referência
1997 - 2002 Renato Rodrigues [7]
2002 - 2012 Carlinhos Melodia [7]
2016 - 2018 Pedrinho da Flor [8]
2018 - 2019 Eduardo Casa Leme
2019 - Raimundo Neto "Cebola" [4]
2020 - atualidade Leandro Azevedo
Presidente de honra Mandato Referência
? - atualidade Nivaldo Dias “Passarinho" [4]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Período Intérprete oficial Ref.
1993-2004 Bello do Andaraí
2005 David do Pandeiro [9]
2006–2013 Carlos Júnior
2015 Carlinhos Aniceto
2016-2019 Eduardo Dias
2020–presente Niu Souza [4]
Carro abre-alas da escola, no desfile de 2011.

Comissão de Frente[editar | editar código-fonte]

Coreógrafo(a) Período Ref.
Fábio Batista 2013 [10]
Marcio Elias 2016-2017
Hayane Larissa 2018-2020 [4]

Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Casal Ref.
2013 Bianca e Wagner [10]
2015 Paulo Marcelo e Gleyce
2016-2017 Gerson Anjos e Grazy Santos
2018 Francisco Alves e Grazy Santos
2019 Gerson Anjos e Tamires Ribeiro
2020 -atual Matheus Silva e Tamires Ribeiro [4]

Bateria[editar | editar código-fonte]

Mestres[editar | editar código-fonte]

Diretor de bateria Período Ref.
2013 Ivanzinho [10]
2015 Jorge Bode [8]
2016 George
2017-2018 Marquinhos
2019 Jorge Bode
2020 Gegê Ferreira e Marcos Osório [4]

Rainhas[editar | editar código-fonte]

Rainha de bateria Período Ref.
2008-2009 Dani [11]
2010-2013 Luana Herdy
2016 Mery Pires
2017-presente Joyce Elias [4]

Direção[editar | editar código-fonte]

Carnaval[editar | editar código-fonte]

Período Diretores de carnaval Ref.
2013 Célio Gouvêia [10]
2015-2017 Fábio Batista
2018-2019 Fábio de Deus
2020 Ransey Ribeiro e Marcelo Chaves [4]

Harmonia[editar | editar código-fonte]

Diretores de harmonia Período Ref.
Jorge Justino 2013 [10]
Ransey Ribeiro e Magno Alexandre 2016
Ransey Ribeiro 2017-2018
Luciana Correa 2019 - 2020 [4]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Flor da Mina do Andaraí
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1993 Campeã Desfile de Avaliação "Alô alô seu Garcia, de conversa em conversa, desce outra, garçom" Clóvis Costha [12]
1994 6.º Lugar Grupo C
(quarta divisão)
"Parabéns pra você" Clóvis Costha [13]
1995 Campeã Grupo 1
(quarta divisão)
"Verde e rosa, por que não?" Clóvis Costha [14]
1996 7.º Lugar Grupo C
(quarta divisão)
"De Baco para os homens, o vinho nosso de cada dia" Clóvis Costha
A escola não desfilou entre 1997 a 2002
2003 Campeã Grupo E
(sexta divisão)
"São Gonçalo visita São Sebastião e conta sua história" Clóvis Costha
2004 Campeã Grupo D
(quinta divisão)
"O carnaval ganhou mais vida com a influência africana através do Salgueiro" Clóvis Costha
2005 Vice-campeã Grupo C
(quarta divisão)
"Andara-Y, uma celebridade adocicada com 400 anos de história"
(Samba-enredo composto por Totonho, David, Silvão e Carlos Aniceto)
Clóvis Costha
2006 8.º Lugar Grupo B
(terceira divisão)
"O direito de ir e vir. Da aldeia do Andira-Y, da Cadeirinha ao Metrô, eu também vou..."
(Samba-enredo composto por Totonho, David, Carlinhos Aniceto, Evaristo e Márcio Silva)
Clóvis Costha
2007 14.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo B
(terceira divisão)
"João Maria José Francisco Xavier de Paula Luis Antônio Domingos Rafael - O grande estadista do Brasil"
(Samba-enredo composto por Joel Simpatia, Jorge Macumba, Paulinho do Táxi, Pierrot e Paulinho da Área)
Clóvis Costha e Marcello Portela
2008 4.º Lugar Grupo C
(quarta divisão)
"O sonho não vai sucumbir, sou Costa do Sol, herança de Zumbi" Diangelo Fernandes
2009 Vice-campeã Grupo RJ-2
(quarta divisão)
"Eu era feliz e não sabia..." Rodrigo Sampaio e Diangelo Fernandes
2010 12.º Lugar Grupo RJ-1
(terceira divisão)
"Vela"
(Samba-enredo composto por Sarito da Mallet, Lalai, Charlinho, Zezinho, Madalena, Pedro Miranda, Beléu e Danilo Maciel)
Rodrigo Sampaio
2011 15.º Lugar
(Rebaixada)
Grupo C
(quarta divisão)
"Brasil coração de todos. Viva o povo brasileiro" Comissão de Carnaval
2012 13.º Lugar Grupo D
(quinta divisão)
"Eternamente, Tia Zica da Mangueira" Rodrigo Sampaio
2013 11.º Lugar Grupo D
(quinta divisão)
"Flor da Mina, cinco décadas de histórias numa trajetória cheia de glórias..."
(Samba-enredo composto por Mario da Ponte, Sarito da Malet, Lalai de Manguariba, Nelinho, Condongo do Lins e Sapo da Ribeira)
Rodrigo Sampaio [15]
2014 A escola não desfilou
2015 10.º Lugar Série D
(quinta divisão)
"Os bandeirantes e as pedras verdes"
(Samba-enredo composto por Pedrinho da Flor, Djalma Rodrigues e Ricardo Neves)
Clóvis Costha [16][8]
2016 Campeã Série D
(quinta divisão)
"A Flor da Mina se veste nas sete cores do arco-íris para Oxumarê passar" Clóvis Costha [17]
2017 14.º Lugar
(Rebaixada)
Série C
(quarta divisão)
"Mães do Brasil... Histórias de luta, esperança e amor... Na passarela do carnaval a vocês... uma flor!" Clóvis Costha
2018 11º Lugar

(Rebaixada)

Série D
(quinta divisão)
"Hoje tem doce! Tem Cosme! Hoje tem alegria! Tem Damião! É dia de festa e fé no Andaraí!" Fábio de Deus [18]
2019 11° Lugar Série C
(quarta divisão)
"Floresta da Tijuca - Onde se viu nascer a minha flor"
(quarta divisão)
Marco Aurélio Assunção [19]
2020 16º lugar Especial da Intendente
(terceira divisão)
"O clamor de Mandela"
Compositores:Pedrinho da Flor, Fionda, Fadico, Lequinho e Rildo Seixas
Fábio Henriques [4]
Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19 [20]
2022 6º Lugar LIVRES

(Grupo B)

"Em romaria à Juazeiro... A Flor da Mina do Andaraí vem pedindo a bênção ao meu Padim Ciço"Compositores: Pedrinho da Flor, Lequinho, Junior Fionda, Manolo, Leo do Piso, Fadico e Niu Souza Robson Goulart e Paulo 10 [21]
2023 9º Lugar Série Prata

(Sábado) (terceira divisão)

Obá Xirê

Compositores: Marlon Assumpção, Felipe Quirino, Hilário Pinheiro, Jota Guido Calvet, Erivelto Silva, Raoni Ventapane e Niu Souza

Clovis Costha e Yuri Nascimento [22]
2024 10º Lugar Série Prata

(Sexta-feira) (terceira divisão)

Renascença Clube - Quilombo Urbano da Resistência Negra Yuri Nascimento [23]

Títulos[editar | editar código-fonte]

A escola possui cinco títulos de campeã conquistados em grupos de acesso. Em seu desfile de estreia, no ano de 1993, conquistou o seu primeiro título, com o enredo "Alô alô seu Garcia, de conversa em conversa, desce outra, garçom". Desfilou algumas vezes no Grupo B - a terceira divisão do carnaval carioca - tendo seu melhor resultado em 2006, quando terminou em oitavo lugar. Nunca desfilou nos Grupos A e Especial, as primeiras divisões do carnaval do Rio de Janeiro.

Títulos da Unidos da Flor da Mina do Andaraí
Grupo / Divisão Títulos Carnavais
Quarta Divisão 1 1995
Quinta Divisão 3 1993, 2004, 2016
Sexta Divisão 1 2003

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmios recebidos pela Escola de Samba Flor da Mina do Andaraí.

Ano Prêmio Categoria / premiados Divisão Ref.
2004 Troféu Jorge Lafond Campeã do Grupo D Grupo D [24]
2005 Troféu Jorge Lafond Samba-enredo ("Andara-Y, uma celebridade adocicada com 400 anos de história") Grupo C [25]
Porta-bandeira (Alcione Carvalho)
2006 Troféu Jorge Lafond Velha guarda Grupo B [26]
Personalidade (Carlinhos Melodia)
2008 Troféu Jorge Lafond Enredo ("O sonho não vai sucumbir, sou Costa do Sol, herança de Zumbi") Grupo C [27]
2009 Troféu Jorge Lafond Bateria (Direção: Mestre Renato Rodrigues) Grupo RJ-2 [28]
Ala das baianas
2016 Plumas & Paetês Carnavalesco (Clovis Costha) Série D [29]

Referências

  1. a b Galeria do Samba. «Dados básicos». Consultado em 19 de junho de 2016 
  2. a b Sambario.com. «Sambario». Consultado em 19 de junho de 2016 
  3. «Flor da Mina da Andaraí». Samba Rio Carnaval. Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  4. a b c d e f g h i j k «Unidos da Flor da Mina / Carnaval 2020 / Especial». Samba na Intendente. Consultado em 24 de maio de 2020. Cópia arquivada em 24 de maio de 2020 
  5. 2015
  6. «Carnaval 2019». Apoteose.com. Consultado em 7 de fevereiro de 2019 
  7. a b Academia do Samba. «Diretoria». Consultado em 26 de maio de 2014 
  8. a b c https://archive.is/gdBVC
  9. «David do Pandeiro». Sambario Carnaval. Consultado em 18 de março de 2017 
  10. a b c d e Galeria do Samba. «Flor da Mina». Consultado em 31 de maio de 2014. Cópia arquivada em 31 de maio de 2014 
  11. [1]
  12. «1993». Academia do Samba. Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  13. «1994». Academia do Samba. Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  14. «1995». Academia do Samba. Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  15. Mirian Santos, Esquina do Samba (14 de fevereiro de 2013). «Desfile Flor da Mina do Andaraí 2013». Consultado em 21 de setembro de 2014. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2014 
  16. http://www.galeriadosamba.com.br/carnavais/flor-da-mina-do-andarai/2015/226/
  17. http://www.radioarquibancada.com.br/?platform=hootsuite
  18. «Flor da Mina do Andaraí». Apoteose.com. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  19. «Flor da Mina do Andaraí 2019». Galeria do Samba. Consultado em 7 de fevereiro de 2019 
  20. Lisboa, Vinicius (21 de janeiro de 2021). «Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho». Agência Brasil. Consultado em 4 de fevereiro de 2021 
  21. «Resultados de 2022». SambaRio. Consultado em 5 de maio de 2022 
  22. «Ordem de Desfiles 2023». SambaRio. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  23. Santos de Souza, Eliane (24 de outubro de 2023). «Flor da Mina do Andaraí: uma homenagem ao Renascença Clube». SRzd. Consultado em 2 de dezembro de 2023 
  24. «Troféu Jorge Lafond 2004». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 16 de junho de 2016 
  25. «Troféu Jorge Lafond 2005». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 17 de junho de 2016 
  26. «Troféu Jorge Lafond 2006». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 17 de junho de 2016 
  27. «Troféu Jorge Lafond 2008». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 24 de junho de 2016 
  28. «Troféu Jorge Lafond 2009». www.academiadosamba.com.br. Consultado em 27 de junho de 2016 
  29. «Confira a relação dos agraciados com Prêmio Plumas & Paetês Carnaval 2016». Manchete Online na Folia. 15 de fevereiro de 2016. Consultado em 13 de junho de 2016. Arquivado do original em 1 de março de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons