Casa d'Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Orléans
Armas da Casa de Orléans
País: Flag of France.svg Reino da França
Dinastia de origem: Casa de Bourbon
Títulos: Rei dos Franceses
Fundador: Filipe de Valois
Último soberano: Luís Filipe I da França
Atual soberano: Henrique, Conde de Paris de jure
Ano de fundação: 1344
Etnia: Caucasianos
Linhagem secundária: Casa de Orléans e Bragança

A Casa d'Orleães ou Casa d'Orléans, é uma família nobre da França, e foi uma das mais importantes deste país e da parte central da Europa, até o final do século XIX, sendo o duque d'Orleães tradicionalmente bem próximo ao rei francês. Foi a soberana do estado de 1830 a 1848, através de Luís Filipe I, rei dos Franceses.

Após a revolução de julho de 1830, a Casa d'Orleães se tornou a casa reinante na medida em que o monarca Bourbon Carlos X fora substituído por Luís Filipe I, filho de Luís Filipe José, duque d'Orleães. Luís Filipe instituiu uma monarquia constitucional, e foi cognominado Rei dos franceses, não da França e Rei Cidadão. Seu reinado durou até a Revolução francesa de 1848, quando abdicou ao trono e refugiou-se em Inglaterra. Foi o único rei francês da dinastia dos Orleães.

Esta Casa, através do casamento entre o príncipe Gastão de Orléans, conde d'Eu, com D. Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil, filha de Dom Pedro II do Brasil, juntou-se, nesse matrimônio, com a Casa de Bragança, formando um ramo da família imperial brasileira, que é atualmente o herdeiro dinástico caso volte a monarquia constitucional ao Brasil (ver: Império do Brasil).

Mesmo após sua abdicação, muitas "facções" orleanistas permaneceram ativas, apoiando o retorno da Casa d'Orleães ao poder, caso volte a monarquia na França.

Duques do ducado de Orléans[editar | editar código-fonte]

Pedigree dos Bourbons franceses
Casou-se com Henriqueta Ana Stuart
Casou-se com Isabel Carlota do Palatinado, filha de Luís XIV e Francisca Atenas, marquesa de Montespan.
Casou-se em 1692 com Francisca Maria de Bourbon, senhora de Blois (16771749), filha ilegítima de Luís XIV, com quem teve oito filhos.
Casou-se com Augusta de Baden-Baden (17041726), filha de Luís Guilherme de Baden-Baden
Casou-se com Casou-se com Luísa Henriqueta de Bourbon-Conti (17261759), que deu à luz Luís Filipe José, duque de Orléans; e Batilda de Orléans (17501822), que se casou com Luís Henriqe II de Bourbon, último duque de Bourbon.
Casou-se uma segunda vez, anos depois, com Carlota Joana Béraud de la Haye de Riou, marquesa de Montesson, que recebeu, como dote de casamento, o castelo de Sainte-Assise
Casou-se em 1769 com Luisa Maria Adelaide de Bourbon-Penthièvre (1753—1821), filha e única herdeira de Luis João Maria de Bourbon, duque de Penthièvre e almirante de França.
Casou-se com Maria Amélia de Bourbon-Sicílias, filha de Fernando IV de Nápoles e de Maria Carolina da Áustria

Descendentes da Casa de Orléans[editar | editar código-fonte]

A Casa de Bourbon-Orleães deu a Portugal uma Rainha consorte, D. Amélia de Orleães, filha de Filipe (VII) de Orleães, Conde de Paris e casada com D. Carlos I. D. Amélia foi a última rainha de facto de Portugal.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa d'Orleães