Elevador do Lavra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Calçada do Lavra.
Elevador do Lavra
Unknown route-map component "uKBFa"
188 Rua Câmara Pestana
Unknown route-map component "uKBFe"
0 Largo da Anunciada
Vista do interior.

Elevador do Lavra 08.JPG O Elevador do Lavra é um funicular para transporte público coletivo, situado na Calçada do Lavra, em Lisboa. Inaugurado em 1884, é o elevador mais antigo da cidade de Lisboa; estabelece a ligação entre a rua Câmara Pestana e o Largo da Anunciada.

É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 19 de Fevereiro de 2002 (Decreto-lei 5/2002, Diário da República 42, 1.ª série-B, de 19 de fevereiro de 2002).

História[editar | editar código-fonte]

O funicular foi construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, (também responsável pela concepção de numerosas obras similares[1] ), e inaugurado a 19 de Abril de 1884.

O Elevador do Lavra esteve encerrado por avaria entre 8 de Julho[2] e 12 de Agosto[3] de 2011, tendo a reabertura dependido de material em falta.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por duas coxias de comando, e um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as janelas, tudo no mesmo nível horizontal — havendo uma extremidade mais alta (anterior no sentido descendente) e outra mais próxima do solo, tal como o Elevador da Glória, no que difere de muitos outros funiculares. As entradas e saídas de cada carruagem fazem-se por duas portas munidas de cancela pantográfica e situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior, de ambos os lados do posto de comando activo em ascensão.

O trajeto é de 188 m[4] , com uma inclinação média de 22,9%, em via de carril duplo encastrado no pavimento de arruamento vulgar, com bitola de 90 cm e fenda central para ligação do cabo.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Elevador do Lavra

Referências

  1. Octaviano Correia: “Do Pombal ao Bom Jesus de BragaJornal da Madeira / Revista Olhar 2007.09.08
  2. a b Ascensor do Lavra encerrado para reparações gerais”. C.C.F.L., 2011.07.08
  3. Reposição Serviço Lavra”. C.C.F.L., 2011.08.12
  4. http://www.cityrailtransit.com/timeline/lisbon_timeline.htm
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.