Teleférico Funchal-Monte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terminal superior.
Cabine do teleférico.
Quase a chegar ao Monte.
Panorâmica sobre o Funchal.

O Teleférico Funchal-Monte faz a ligação da zona velha da cidade do Funchal (Ilha da Madeira, Portugal) ao Monte, em aproximadamente 15 minutos, tendo uma vista panorâmica da cidade ao longo do percurso. É composto por 42 cabines de 8 lugares cada, movimentadas por um sistema tipo telecabina monocabo[1] de grampo destacável[2] .

A construção do Teleférico Funchal-Monte teve início em Setembro de 1999 e foi inaugurado em Novembro de 2000; o trajecto foi concebido com o objectivo de recuperar o papel turístico do Comboio do Monte, existente em 1887-1943.[2]

O cabo tem 3178 m de comprimento e 43 mm de espessura, e está assente em 11 torres metálicas cónicas que mantêm uma distância de 5,5 m entre os dois ramos do cabo, algumas implementadas em plena malha urbana. O maior vão é de 550 m, entre as torres n.os 3 (a mais alta, com 39 m) e 4, com os ramos do cabo distanciados excepcionalmente 6,5 m um do outro. A motorização, localizada na estação base, tem uma potência de 302 kW.[2]

A estação de base situa-se no jardim do Almirante Reis, na zona histórica do Funchal, estando o topo, no Monte, a meio caminho entre o Largo das Babosas e os Jardins do Monte[2] . Neste local tem correspondência pedonal com o terminal topo do Teleférico do Jardim Botânico e não fica longe da estação Monte da ferrovia em cremalheira do Comboio do Monte, extinta em 1943.

Referências

  1. Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da Ordem dos Engenheiros; CT 162 (Comissão Técnica de Normalização N.º 162 - Instalações por Cabo para o Transporte de Pessoas); CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica) (2008.03.03). Resumo do relatório do Painel dedicado ao tema: “Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas (Funiculares, Teleféricos e APM’s)” (em português). Visitado em 2009.01.01.
  2. a b c d Informação disponibilizada no saite oficial
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teleférico Funchal-Monte

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.