Sérgio Paulo (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elimas, o mago, é cegado perante Sérgio Paulo
Por Rafael, atualmente no Victoria and Albert Museum em Londres.

Lúcio Sérgio Paulo, em latim: Lucius Sergius Paullus, foi um procônsul em Chipre sob o imperador romano Cláudio no século I d.C. Ele aparece nos Atos dos Apóstolos (Atos 13:6-13) em Pafos, onde Paulo, acompanhado de Barnabé e João Marcos conseguiram superar as tentativas de Bar-Jesus (ou Elimas) e converteram-no ao cristianismo.

Um marco de fronteira da época de Cláudio e mencionando Sérgio foi descoberto em Roma em 1887. Ele relata o apontamento em 47 d.C. de um curador das margens e do canal do rio Tibre, um dos quais era Sérgio. Como acredita-se que a viagem de Paulo tenha ocorrido na primeira metade da década de 40 (com alguns acadêmicos colocando-a ainda mais cedo), acredita-se que Sérgio tenha primeiro servido seus três anos como procônsul em Chipre e depois retornado a Roma, onde foi então apontado curador.

Como ele não foi cumprimentado por Paulo em sua Epístola aos Romanos, é possível que ele tenha morrido antes de ela ter sido escrita.

Ele foi o primeiro de seis senadores romanos de nome Lucius Sergius Paullus, de Antioquia da Pisídia, incluindo um cônsul em 95 e outro em 168 d.C. O último deles foi também senador e pai de Sérgia Paula, que se casou com Quintus Anicius Faustus, legado da Numídia e cônsul em 198 d.C., e mãe de Quintus Anicius Faustus Paulinus, legado da Moésia inferior entre 229 e 230 / 232 d.C.[1]

Referências

  1. Anthony Wagner. Pedigree and Progress, Essays in the Genealogical Interpretation of History (em inglês). London, Philmore: Rutgers Alex, 1975. p. 59. CS4.W33

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Christian Settipani, Les Ancêtres de Charlemagne (France: Éditions Christian, 1989). (em francês)
  • Christian Settipani, Continuite Gentilice et Continuite Familiale Dans Les Familles Senatoriales Romaines, A L'Epoque Imperiale, Mythe et Realite. Linacre, UK: Prosopographica et Genealogica, 2000. ILL. NYPL ASY (Rome) 03-983. (em francês)