Seleção Cazaque de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cazaquistão
Cazaquistão
Associação Қазақстанның Футбол Федерациясы /
Федерация Футбола Казахстана
Confederação UEFA
Material desportivo?  Alemanha Adidas
Treinador Rússia Yuri Krasnozhan
Capitão Kairat Nurdauletov
Mais participações Ruslan Baltiev (73)
Artilheiro Ruslan Baltiev (13)
Kit left arm bate1011h.png Kit body verona8384h.png Kit right arm bate1011h.png
Kit shorts bate1011h.png
Kit socks color 3 stripes yellow.png
Uniforme
titular
Kit left arm bate1011a.png Kit body verona8384a.png Kit right arm bate1011a.png
Kit shorts bate1011a.png
Kit socks color 3 stripes blue.png
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Cazaque de Futebol representa o Cazaquistão nas competições de futebol da FIFA.

A eliminatória para a Copa de 2006 foi a primeira do Cazaquistão na Europa, já que o país disputava as eliminatórias asiáticas anteriormente.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Período na AFC (1992-2002)[editar | editar código-fonte]

Antes da filiação à UEFA, a Seleção Cazaque participava das Eliminatórias Asiáticas para a Copa desde 1992, um ano após declarar sua independência em relação à URSS. No mesmo ano, fez sua primeira partida oficial contra outra ex-república soviética, o Turcomenistão, ainda com a bandeira dos tempos de URSS. O jogo terminou em 1 a 0 para os cazaques.

Nos tempos que disputava as Eliminatórias da Ásia, o Cazaquistão chegou a flertar a classificação para a Copa de 2002, empatando com o Iraque em pontos no Grupo G da primeira fase (ambos marcaram 14), mas os iraquianos avançaram por conta do saldo de gols - embora o Cazaquistão havia sofrido apenas dois.

Mudança para a UEFA[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2002, a Federação de Futebol do Cazaquistão, visando um aumento das chances de classificação para a Copa, conseguiu a mudança para a UEFA, porém o desempenho, se comparado ao obtido na época de AFC, caiu bastante - a ponto de o Cazaquistão sofrer sua maior derrota: 6 a 0 a favor da Turquia, em plena Almaty. O mesmo resultado desfavorável aconteceu em 2008, no jogo contra a Rússia, em Moscou.

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]

Poucos jogadores do Cazaquistão obtiveram sucesso no futebol - embora tenha revelado o zagueiro Seilda Baishakov, um dos melhores defensores soviéticos na década de 1970. Além dele, Yevgeniy Yarovenko foi outro atleta com passagem pela Seleção da URSS, sendo até hoje o único cazaque a ganhar um título relevante em um campeonato envolvendo seleções, embora não chegasse a vestir a camisa cazaque após a dissolução da União Soviética, em 1991.

Com o país já independente, surgiram outros atletas que envergaram a camisa da Seleção em diferentes períodos. Ruslan Baltiev é o maior artilheiro da equipe (13 gols) e o jogador com mais partidas disputadas (73, entre 1997 e 2009).

Abaixo, a relação dos futebolistas de maior relevância do Cazaquistão.

Referências

  1. a b c FIFA.com (abril de 2011). Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola (em português). Página visitada em 6 de maio de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.