Usuário(a):Atlas BAZILLI/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arena Beira-Rio
Nomes
Nome Estádio José Pinheiro Borda
Apelido Gigante da Beira-Rio
Características
Local Av. Padre Cacique, 891 Bairro: Praia de Belas
CEP: 90810-240[1]

Porto Alegre, RS

Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 48.849 [2]
Construção
Data 1959 a 1969
Custo R$ 330 milhões[3] Custo da Reforma para a Copa do Mundo de 2014
Inauguração
Data 6 de abril de 1969 (55 anos)
Partida inaugural Internacional 2-1 Benfica
Primeiro gol Claudiomiro (Internacional)
Recordes
Público recorde 106.554 pessoas
Data recorde 17 de junho de 1972
Partida com mais público Seleção Brasileira 3-3 Seleção Gaúcha
Outras informações
Remodelado 2011 a 2013
Proprietário Sport Club Internacional
Administrador Brio S/A[4]
Arquiteto Rui Tedesco, Hype Studio

História[editar | editar código-fonte]

Construção[editar | editar código-fonte]

O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.[5]

Inauguração[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo sediado no Beira-Rio foi um amistoso do Internacional contra o Benfica de Portugal, de astros como Eusébio e Torres[desambiguação necessária]. O primeiro gol do estádio foi marcado por Claudiomiro. Eusébio empatou a partida, mas o jogo terminou 2x1 para o Internacional no dia 6 de abril de 1969, com o segundo gol sendo marcado pelo jogador colorado Gilson Porto.

Demais jogos

Os demais jogos de Festival de Inauguração foram:

Reforma para a Copa de 2014[editar | editar código-fonte]

No Domingo, 12 de dezembro de 2010, parte da arquibancada inferior começou a ser destruida, reduzindo assim a capacidade de público do estádio na temporada 2011[6]. Depois disso, o clube decidiu mudar a forma de financiamento da obra que seria feita com recursos próprios para uma parceria com uma construtora. No dia 19 de março de 2012, foi assinado o contrato de parceria com o Grupo Andrade Gutierrez[7].

Uso do Estádio[editar | editar código-fonte]

O principal uso do Estádio Beira-Rio é o Futebol onde o Sport Club Internacional manda seus jogos. Porém, em diversas ocasiões já foi utilizado como sede de outros eventos.

Seleção Brasileira[editar | editar código-fonte]

A Seleção Brasileira já apresentou-se no Beira-Rio em dez oportunidades. O retrospecto é de 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota.

Data Placar Gols Competição
1[8] 07/04/1969 Brasil Brasil 2-1 Peru Peru Jairzinho e Gérson / Gallardo Amistoso
2[8] 04/03/1970 Brasil Brasil 0-2 Argentina Argentina Más e Conigliaro Amistoso
3[8] 26/04/1972 Brasil Brasil 3-2 Paraguai Paraguai Carlos Alberto, Tostão e Dirceu Lopes / Escobar e Diarte Amistoso
4[8] 17/07/1972 Brasil Brasil 3-3 Rio Grande do Sul Seleção Gaúcha Jairzinho, Paulo César Caju e Rivelino / Tovar, Carbone e Claudiomiro Amistoso
5[8] 25/05/1978 Brasil Brasil 2-2 Rio Grande do Sul Seleção Gaúcha Toninho e Nelinho / Lúcio e Éder Amistoso
6[8] 08/06/1985 Brasil Brasil 3-1 Chile Chile Zico (2) e Leandro / Nuñez Amistoso
7[8] 16/12/1992 Brasil Brasil 3-1 Alemanha Alemanha Luís Henrique, Bebeto e Jorginho / Sammer Amistoso
8[8] 07/09/1999 Brasil Brasil 4-2 Argentina Argentina Rivado (3) e Ronaldinho / Ayala e Ortega Amistoso
9[9] 05/06/2005 Brasil Brasil 4-1 Paraguai Paraguai Ronaldinho Gaúcho (2), Zé Roberto e Robinho / Santa Cruz Eliminatórias para a Copa do Mundo
10[10] 01/04/2009 Brasil Brasil 3-0 Peru Peru Luís Fabiano (2) e Felipe Melo Eliminatórias para a Copa do Mundo

Finais disputadas no Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Beira-Rio já foi palco de 4 finais de Libertadores. Em 3 delas(1980, 2006 e 2010) o mandante foi o Internacional, já no ano de 2005, o Atlético Paranaense mandou seu jogo no estádio pois o regulamento não permitia que o jogo fosse disputado na Arena da Baixada por causa da capacidade.


Shows Musicais[editar | editar código-fonte]

Além do futebol, diversos shows e atrações já tiveram lugar no Estádio Beira-Rio, como a Chegada do Papai Noel nos anos 80 e 90, bem como shows de Roberto Carlos e Luciano Pavarotti em 1998 e o show de Justin Bieber em 2011.Recentemente, dois shows tiveram lotação esgotada no estádio:

Maior sessão de cinema da história[editar | editar código-fonte]

Em 7 de dezembro de 2010, o Beira-Rio recebeu a exibição de um filme com o maior público, em uma mesma sessão, na história do cinema. O Beira-Rio recebeu 27.022 pessoas na projeção de “Absoluto – Internacional bicampeão da América”, documentário sobre o título conquistado pelo Inter, quatro meses antes. O feito recebeu certificação do Guinness, o Livro dos Recordes.[12][13]

Situação atual[editar | editar código-fonte]

Partida de futebol no estádio Beira-Rio.

O Beira-Rio é o maior estádio do Rio Grande do Sul e da Região Sul do Brasil. Atualmente está sendo reformado, porém totalmente funcional, do gramado às tribunas de honra e imprensa. Das melhorias propostas para atender às demandas da FIFA, a colocação de cadeiras em todos os setores do estádio está praticamente acabada, bem como a reforma de vestiários, copas, banheiros, elevadores, suítes, áreas de aquecimento e camarotes. O estádio, segundo o clube, pode receber um público de 61 mil torcedores, mas que por exigências da FIFA e por questões de segurança para o torcedor, anuncia capacidade de 56 mil. Tanto o pórtico principal da Avenida Padre Cacique quanto o interior do museu e áreas sociais foram remodelados. O complexo conta também, desde o início de 2006, com um moderno sistema de catracas eletrônicas e carteirinhas sociais munidas de chips que garantem o fácil acesso em cada setor do estádio para os mais de 100 mil sócios do Sport Club Internacional. Recentemente, o gramado do estádio Beira-Rio foi considerado o melhor do Brasil, em eleição realizada entre todos os capitães dos 20 times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Um grande letreiro luminoso, contém a inscrição Campeão do Mundo 2006, ladeado pelo escudo comemorativo do clube, com a coroa relativa à conquista da Tríplice Coroa (Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa, na mesma temporada) e os louros do tri campeonato brasileiro, conquistado de forma invicta.

Ainda no Complexo Beira-Rio, encontram-se uma capela, o Centro de Eventos DTG Lenço Colorado, bares, lojas, uma agência bancária e estacionamento para 6 mil carros. Anexo há o Parque Gigante, onde se encontram as dependências de esporte e lazer do Sport Club Internacional, em treze hectares às margens do Guaíba.

Planos para o futuro[editar | editar código-fonte]

Projeto do Beira-Rio para o futuro.

Com o projeto Gigante Para Sempre a diretoria do Internacional promete cobrir todos os lugares do estádio, construir novas cabines de imprensa (que ficarão suspensas na nova cobertura do estádio) e colocar cadeiras em 100% do estádio. Além disso, há um projeto da diretoria do clube que pretende reformar completamente o estádio e o restante do patrimônio social do clube, no caso, o Parque Gigante, o Gigantinho e o DTG Lenço Colorado, recentemente remodelado na forma de um moderno Centro de Eventos. Entre os projetos de reformulação do estádio está a construção da cobertura metálica sobre o anel superior, protegendo todos os assentos e rampas de acesso com a implantação de uma "proteção" externa semelhante à do Estádio Olímpico de Munique. Juntamente com sua cobertura, todo o Complexo Beira-Rio sofrerá diversas melhorias e ampliações (as quais terão, por 20 anos a partir da assinatura do contrato, exploração da Construtora Andrade Gutierrez), como a construção de um Shopping Center e um hotel para a concentração do clube e demais visitantes. Seu entorno terá o projeto paisagístico revitalizado, bem como o Ginásio Gigantinho será reformado e novos campos suplementares serão construídos. Com a nova configuração do anel inferior das arquibancadas, que serão estendidas, ocupando o lugar da antiga "coreia" (popular), a capacidade do estádio pode ser ampliada de 56.000 para 59.000, informa o vice-presidente da comissão de Obras do Inter, Luiz Anápio Gomes. Neste último número o estádio teria que sofrer alguma ações como a retirada das cadeiras de alguns setores. Há especulações da capacidade subir para 60.000 lugares e até mesmo 65.000. Tais capacidades comprometeriam a estrutura do estádio, além de ser inviável, segundo as normas FIFA.

Todas as melhorias, incluindo a cobertura total, pretendem atualizar o Estádio Beira-Rio dentro dos padrões internacionais da FIFA para que esteja apto a receber jogos da Copa do Mundo. O Brasil será o país-sede da competição de 2014 e Porto Alegre foi confirmada como uma das cidades-base, recebendo um grupo do torneio e tendo o Estádio Beira-Rio como candidato a receber jogos do mundial. Em março de 2006, realizando a vistoria do estádio, o diretor de segurança e estádios da FIFA, Walter Gagg, elogiou o complexo e seu gramado.

Atualmente as obras estão sendo realizadas pela construtora Andrade Gutierrez, tendo previsão de término para dezembro de 2013.

Gigantinho[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ginásio Gigantinho

Referências

  1. Estádio Beira-Rio no hagah
  2. http://pt.fifa.com/worldcup/destination/stadiums/stadium=5002148/index.html
  3. http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=16&setor=195&secao=&subsecao=
  4. http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=18772
  5. Paulo Roberto Falcão
  6. «Foto: Por obras da Copa, arquibancada do Beira-Rio começa a ser destruída». ClicRBS. 15 de dezembro de 2010. Consultado em 26 de agosto de 2011 
  7. «Com pompa e emoção, contrato de reforma do Beira-Rio é assinado». globo.com. 19 de março de 2012. Consultado em 20 de março de 2012 
  8. a b c d e f g h Jogos da Seleção Brasileira no Beira-Rio Sport Club Internacional, acessado em 16 de agosto de 2009
  9. Há 4 anos, Brasil vencia o Paraguai no Beira-Rio Sport Club Internacional, acessado em 16 de agosto de 2009
  10. Brasil vence Peru no Beira-Rio Sport Club Internacional, acessado em 16 de agosto de 2009
  11. internacional.com.br (8 de novembro de 2010). «Paul McCartney estremece o Beira-Rio em show histórico». Consultado em 19 de março de 2012 
  12. «Beira-Rio entra para o Guinness após receber a maior sessão de cinema da história» 
  13. globo.com (7 de abril de 2011). «Sessão de cinema coloca Inter no Livro dos Recordes». Consultado em 7 de abril de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Estádio Heriberto Hülse
Criciúma
Copa do Brasil de Futebol
Final

1992
Sucedido por
Estádio Mineirão
Belo Horizonte

Precedido por
Estádio Ilha do Retiro
Recife
Copa do Brasil de Futebol
Final

2009
Sucedido por
Estádio Barradão
Salvador