Casa Miró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Casa Miró foi uma residência que abrigou importantes instituições entre as décadas de 1910 e 1920 na cidade de Curitiba.

A edificação localizada na Rua Comendador Araújo n° 268 é, atualmente (ref. 2010), o Omar Shopping, localizado no centro da capital paranaense.

História[editar | editar código-fonte]

Residência do ervateiro Manuel Miró entre o final do século XIX e início do século XX, em dezembro de 1912 o local foi alugado para a Universidade do Paraná (primeira universidade do estado e que foi criada pelos médicos Nilo Cairo e Victor Ferreira do Amaral) para constituir a administração e as salas de aula. Somente em meados do século XX a instituição seria federalizada, tornando-se a Universidade Federal do Paraná.

As aulas da Universidade iniciaram-se em março de 1913 sendo ministrada por Mário e Plínio Tourinho, Daltro Filho, Bezerril, Baeta de Faria, Teófilo Duarte, entre outros.

A Universidade ficou neste local até 10 de junho de 1914 quando a mesma foi transferida para sua sede própria no novo prédio construído na Praça Santos Andrade.

Em 2 de agosto de 1914 a Casa Miró teria novo "inquilino"; a "Maternidade Paraná", primeiro hospital especializado para gestante e recém-nascidos do estado e hospital escola para alunos de obstetrícia da Universidade do Paraná. A maternidade era, nesta época, dirigido por Victor Ferreira. Ali ficou até o final da década de 1920 quando a Maternidade Paraná seria transferido para sua sede própria e rebatizada como "Maternidade Victor Ferreira do Amaral". Na atualidade esta maternidade possui a denominação de Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Em 1987 a antiga residência dos Miró transformou-se no Omar Shopping e na reforma/construção do empreendimento foram mantidas a fachada original da residência que abrigou, e nela passou, importantes e marcantes figuras históricas do estado do Paraná.

Imagens da Casa Miró[editar | editar código-fonte]

Casa Miró em 1910. Aspectos da Casa Miró em janeiro de 2010 – Um século de diferença separam esta foto com a foto ao lado. Placa de bronze indicando a importância histórica da Casa Miró(foto - jan. 2010).
Casa Miró em 1910.JPG Casa miró em 2010.JPG Placa de bronze - casa miró.JPG

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • NASCIMENTO, Celso, MENDONÇA, Maí Nascimento. Curitiba 309 Anos. Publicação Gazeta do Povo: Curitiba. 2002. 28p