Biblioteca Pública do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde outubro de 2017).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Biblioteca Pública do Paraná
Biblioteca Pública do Paraná
País  Brasil
Estabelecida 7 de março de 1857
Localização Curitiba, Paraná
Coordenadas 25º25'51" S, 49º16'24" O
Acervo
Itens coletados 470 mil livros
jornais
revistas
mapas
partituras musicais
manuscritos
discos de vinil
compact discs (CD)
vídeos
fitas cassetes
diafilmes
slides.
Tamanho 8,5 mil m²
Acesso e uso
População servida aberta ao público
Website Sítio da Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná é uma instituição cultural situada em Curitiba e mantida pelo governo do Paraná, fundada em 7 de março de 1857 por José Antônio Vaz de Carvalhais, vice-presidente da província do Paraná.

Possui em seu acervo mais de 470 mil livros, inclusive em braille, além de jornais, revistas, mapas, partituras musicais, manuscritos, discos de vinil, compact discs (CD), vídeos, fitas cassetes, diafilmes e slides, entre outras mídias. Além do acervo, a instituição oferece espaço para exposições, lançamentos de livros, seminários, palestras, oficinas de literatura, artes plásticas e artesanato, projeções de filmes e vídeos, leituras de poesias, apresentações musicais e outros eventos culturais.

A sua sede tem área de 8,5 mil m² e foi inaugurada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto em 19 de dezembro de 1954, durante as comemorações do "Centenário da Emancipação Política do Paraná".

Funciona no local uma representação regional do Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, onde podem ser registradas obras inéditas e publicadas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]