Igreja Bom Jesus do Cabral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Igreja Bom Jesus do Cabral é uma igreja localizada no bairro do Cabral, em Curitiba, no estado do Paraná..

Curitiba, no século XVIII contava com cinco igrejas: a Matriz(que foi demolida por volta de 1875), a da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas (1737), a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a de São Francisco de Paula e a do Senhor Bom Jesus do Cabral.

Por volta de 1911, havia no Alto do Cabral, na confluência da Av. João Gualberto e Av. Paraná, pequena gleba com a Capela do Senhor Bom Jesus, pertencente à Mitra Diocesana. Em 1912 o Senhor Bispo, Dom João Francisco Braga a cedeu graciosamente aos Passionistas recém vindos da Itália.

Desde então, por concessão especial de sua Excelência começaram a se realizar nela as funções paroquiais.

Até que em 15 de dezembro de 1936, por decreto de Dom Ático Eusébio da Rocha, Bispo Diocesano, a antiga capela foi elevada a condição de Paróquia. Desmembrada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passou a ser oficialmente Paróquia do Senhor Bom Jesus do Cabral.

Esta paróquia, desde a sua criação, foi dirigida pelos religiosos Passionistas, pertencentes à Congregação da Paixão de Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz.

Em lugar da antiga capela do Senhor Bom Jesus do Cabral, situada então no descampado, foi construída a Igreja atual cuja primeira pedra foi lançada em 24 de maio de 1914. Em 1918 pôde ser franqueada ao público. Em novembro de 1955, o Arcebispo Dom Manoel da Silveira Delboux benzeu a primeira pedra para a construção das naves laterais da Igreja. Em seguida foi erguida outra torre, realçando sobremaneira o aspecto do templo.

No decorrer destes 70 anos de existência, a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Cabral, ocupando no início grande extensão, foi desmembrada em diversas outras, devido ao grande desenvolvimento desta região.

Site da paróquia:


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.