Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba
Tipo Museu de arte
Inauguração 12 de maio de 1981 (36 anos)
Website Website oficial
Geografia
Localidade Curitiba, Paraná
 Brasil

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (MASAC) é uma instituição ligada à Arquidiocese de Curitiba, dedicada à conservação de peças ligadas à história da Igreja Católica na capital paranaense.[1][2]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 12 de maio de 1981, o MASAC está instalado no anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, que é o templo mais antigo da cidade, no Centro Histórico de Curitiba. Antes o museu estava sediado no Seminário Menor da Arquidiocese, na Rodovia do Café.

A coleção do museu foi iniciada pelos Arcebispos Dom Manuel Silveira D’Elboux e Dom Pedro Fedalto. Fiéis levantaram fundos, por meio da primeira Festa de São Francisco da Ordem, a fim de restaurar a Igreja da Ordem e criar um espaço adequado para preservação e exposição do acervo. A obra foi executada mediante convênio entre a Mitra Arquidiocesana, a Fundação Cultural de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho. Colecionadores locais contribuíram para a ampliação do número de peças.

Seu acervo contém cerca de oitocentos objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal, oriundos de diversas paróquias da região, do qual se destacam o altar-retábulo lateral da antiga igreja matriz, a imagem do século XVIII de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital, a imagem do século XVII de Bom Jesus dos Pinhais, em terracota e a imagem de Nossa Senhora do Terço, em madeira policromada.

Além da exposição permanente do acervo, são organizadas exposições temporárias com temas pertinentes à arte religiosa.[3]

Informações úteis[editar | editar código-fonte]

  • Horário de visitação: Entre terça e sexta-feira: 9h às 12h e 13h às 18h; Sábado e domingo: 9h às 14h.

Referências

  1. «O que tem no Museu de Arte Sacra?». Gazeta do Povo 
  2. «Fundação Cultural de Curitiba». www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br. Consultado em 12 de abril de 2018 
  3. «Arte Sacra - Museu de Curitiba». www.curitiba-parana.net. Consultado em 12 de abril de 2018