Festival Eurovisão da Canção 1997

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1997
42° edição
Datas
Final 3 de maio de 1997
Anfitrião
Local Point Theatre, Dublin, Irlanda
Apresentador(es) República da Irlanda Carrie Crowley
República da Irlanda Ronan Keating
Maestro República da Irlanda Frank McNamara
Diretor República da Irlanda Ian McGarry
Supervisor executivo França Marie-Claire Vionnet
Produtor executivo República da Irlanda Noel Curran
Estação Anfitriã Raidió Teilifís Éireann
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 25 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso  Alemanha
 Dinamarca
 Hungria
 Itália
 Rússia
Países de saída  Bélgica
 Eslováquia
 Finlândia
Actuações
Actuações nos intervalos "Let The Message Run Free" interpretado por Ronan Keating & Boyzone
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1997

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Votos nulos  Noruega
 Portugal
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1996Festival Eurovisão da Canção1998

O Festival Eurovisão da Canção 1997 (em inglês: Eurovision Song Contest 1997, em francês: Concours Eurovision de la chanson 1997 e em irlandês: Comórtas Amhránaíochta na hEoraifíse 1997) foi o 42º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se a 3 de maio de 1997 em Dublin, na Irlanda. Os apresentadores foram Ronan Keating e Carrie Crowley. Katrina and the Waves foram os vencedores do Festival desse ano com a canção Love Shine a Light (O amor ilumina uma luz) que recebeu a pontuação máxima de 10 países.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Dublin
O local para o Festival, o Point Theatre, em Dublin.

O Festival Eurovisão da Canção 1997 ocorreu em Dublin, na Irlanda. Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. O nome em inglês deriva da palavra irlandesa "Dubhlinn" (ocasionalmente também grafada Duibhlinn ou Dubh Linn), que significa "Lago Negro". Localiza-se na província de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 527.612 habitantes na cidade, e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes. Fundada como um assentamento viquingue, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnação após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro económico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda. Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo.[1] Atualmente é o principal centro histórico, cultural, económico, industrial e educacional da Irlanda.

O festival em si realizou-se no Point Theatre (agora designado de 3Arena), na capital do país, Dublin.[2] O Point Theatre, construída em 1998, foi um espaço destinado a atrações públicas e festivais localizado perto do Rio Liffey, em DublinPortugal. Com uma capacidade de 8 500 espectadores, o Point Theatre era conhecido pela sua flexibilidade de organização de eventos, que poderiam ir desde eventos musicais, a convenções, eventos desportivos e espetáculos circenses.

Formato[editar | editar código-fonte]

Depois da controversa em torno da pré-selecção de 1996 que eliminou alguns países famosos nestes festivais, a UER (União Europeia de Radiofusão) introduziu um novo sistema para 1997: os países com o mais baixo score dos últimos 4 seriam excluídos de participarem no Festival Eurovisão da Canção. Aqueles países com as mais baixas pontuações nos últimos 5 anos não poderiam participar em futuros festivais. Contudo o país excluído num ano poderia participar no seguinte.

Inicialmente, Israel iria particpar, mas teve que se abster, pois a data da final coincidia com o Yom HaZikaron. A retirada permitiu que a Bósnia e Herzegovina participasse.[3]

Nesta edição, cinco países (Alemanha, Áustria, Suécia, Suíça e Reino Unido) utilizaram pela primeira vez o sistema de votação por telefone como forma de contrariar os baixos índices de audiência nesses países e levar o evento a um público mais amplo e jovem. Os resultados do televoto foram, em alguns casos, diferentes daqueles entregues pelo júri profissional. A Islândia, por exemplo, recebeu 16 dos seus 18 pontos graças a esse sistema.

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um pequeno vídeo. Apareceram Eimear Quinn, Bjorn Ulvaeus, Céline Dion e Morten Harket, todos desejando boa sorte aos participantes. A câmera então mostrou a sala e o palco.

A orquestra foi dirigida por Frank McNamara.

O palco, projetado por Paula Farrell como os cenários de 1988 e 1994, foi inspirado no novo mundo das telecomunicações, com muitos monitores espalhados no fundo e no chão.

Os apresentadores foram Carrie Crowley e Ronan Keating[3], que falaram aos espectadores em irlandês, inglês e francês.

Os cartões postais mostravam a riqueza económica, cultural e turística da Irlanda. Eles terminaram com uma apresentação visual dos artistas participantes. Dezoito ex-participantes, na sua maioria vencedores, apareceram pontualmente entre as apresentações. Eles se lembraram de sua participação no concurso e desejaram boa sorte aos concorrentes.

O intervalo foi ocupado pelo grupo Boyzone, acompanhados por uma dúzia de dançarinos. A canção, "Let The Message Run Free", foi especialmente escrita por Ronan Keating para a ocasião.

Votação[editar | editar código-fonte]

20 dos 25 países tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas. Os outros 5 (Alemanha, Áustria, Suécia, Suíça e Reino Unido) usaram o televoto, onde, às 10 canções mais votadas, eram atriuídos 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ponto, com um júri de salvaguarda, em caso de erros. Um júri nacional era usado em casos de força maior, em que não se pudesse utilizar o televoto.

A supervisora executiva da EBU foi Marie-Claire Vionnet.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Katrina and the Waves, Alla Pugacheva e Şebnem Paker apareceram.

Devido ao televoto, pela primeira vez, houve um resumo das músicas no final das 25 atuações.

Pela primeira vez, duas pessoas anunciaram os votos. Trataram-se de Frédéric Ferrer e Marie Myriam, pela França.

Prémio Barbara Dex[editar | editar código-fonte]

Pela primeira vez, o fansite House of Eurovision apresentou o Prêmio Barbara Dex, um prémio de humor dado ao artista mais mal vestido a cada ano no concurso. É nomeado após a artista belga, Barbara Dex, que ficou em último na edição de 1993, em que ela usava o seu próprio vestido projetado. A House of Eurovision continuaria a fornecer o Barbara Dex Award até 2016, quando outro fansite da Eurovision, songfestival.be, assumiu as rédeas do prémio e o apresenta todos os anos a partir de 2017.

Debbie Scerri, de Malta foi a vencedora do prémio Barbara Dex de 1997.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1997

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Zeit" Bianca Shomburg Der Countdown läuft 1997 27 de fevereiro de 1997
Tempo Alemão
 Áustria "One Step" Bettina Soriat Seleção interna -
Um passo Alemão & Inglês
 Bósnia e Herzegovina "Goodbye" Alma Čardžić Eurosong BiH 1997 22 de fevereiro de 1997
Adeus Bósnio
 Chipre "Mana Mou" (Μάνα μου) Hara & Andreas Konstantinou Kýprioi Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1997 18 de fevereiro de 1997
Terra-mãe Grego
 Croácia "Probudi me" E.N.I. Dora 1997 9 de março de 1997
Acorda-me Croata
 Dinamarca "Stemmen i mit liv" Kølig Kaj Dansk Melodi Grand-Prix 1997 1 de março de 1997
A voz da minha vida Dinamarquês
 Eslovénia "Zbudi se" Tanja Ribič EMA 1997 22 de fevereiro de 1997
Acorda Esloveno
 Espanha "Sin rencor" Marcos Llunas Selecção Interna -
Sem rancor Castelhano
 Estónia "Keelatud maa" Maarja-Liis Ilus Eurolaul 1997 15 de fevereiro de 1997
Terra proibida Estónio
 França "Sentiments songes" Fanny Seleção interna -
Sentimentos falsos Francês
 Grécia "Horepse" (Χόρεψε) Marianna Zorba Seleção interna -
Dança Grego
 Hungria "Miért kell, hogy elmenj?" V.I.P. Nemzeti Döntő 1997 28 de fevereiro de 1997
Porque é que tens de partir? Húngaro
 Irlanda "Mysterious Woman" Marc Roberts Eurosong 1997 9 de março de 1997
Mulher misteriosa Inglês
 Islândia "Minn hinsti dans" Paul Oscar Seleção interna -
A minha última dança Islandês
 Itália "Fiumi di parole" Jalisse Festival della Canzone Italiana di Sanremo 1997 22 de fevereiro de 1997
Rios de palavras Italiano
 Malta "Let Me Fly" Debbie Scerri Festival Tal-Kanzunetta Maltija 1997 25 de janeiro de 1997
Deixa-me voar Inglês
 Noruega "San Francisco" Tor Endresen Melodi Grand-Prix 1997 8 de fevereiro de 1997
São Francisco Norueguês & Inglês
 Países Baixos "Niemand heeft nog tijd" Mrs. Einstein Nationaal Songfestival 1997 23 de fevereiro de 1997
Já ninguém tem tempo Holandês
 Polónia "Ale jestem" Anna Maria Jopek Seleção interna -
Mas eu existo Polaco
 Portugal "Antes do adeus" Célia Lawson Festival RTP da Canção 1997 7 de março de 1997
Antes do adeus Português
 Reino Unido "Love Shine a Light" Katrina and the Waves A song for Europe 1997 9 de março de 1997
Amor, acende uma luz Inglês
 Rússia "Primadonna" (Примадонна) Alla Pugacheva Seleção interna -
Primadonna Russo
 Suécia "Bara hon älskar mig" Blond Melodifestivalen 1997 8 de março de 1997
Se ao menos ela me amasse Sueco
 Suíça "Dentro di me" Barbara Berta Seleção interna -
Dentro de mim Italiano
 Turquia "Dinle" Şebnem Paker & Grup Etnic Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1997 1 de março de 1997
Escuta Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma[4] Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Chipre Grego Hara & Andreas Konstantinou "Mana Mou" (Μάνα μου) Terra-mãe 98
 Turquia Turco Şebnem Paker & Grup Etnic "Dinle" Escuta 121
 Noruega Norueguês & Inglês Tor Endresen "San Francisco" São Francisco 24º 0
 Áustria Alemão & Inglês Bettina Soriat "One Step" Um passo 21º 12
 Irlanda Inglês Marc Roberts "Mysterious Woman" Mulher misteriosa 157
 Eslovénia Esloveno Tanja Ribič "Zbudi se" Acorda 10º 60
 Suíça Italiano Barbara Berta "Dentro di me" Dentro de mim 22º 5
 Países Baixos Holandês Mrs. Einstein "Niemand heeft nog tijd" Já ninguém tem tempo 22º 5
 Itália Italiano Jalisse "Fiumi di parole" Rios de palavras 114
10º  Espanha Castelhano Marcos Llunas "Sin rencor" Sem rancor 96
11º  Alemanha Alemão Bianca Shomburg "Zeit" Tempo 18º 22
12º  Polónia Polaco Anna Maria Jopek "Ale jestem" Mas eu existo 11º 54
13º  Estónia Estónio Maarja-Liis Ilus "Keelatud maa" Terra proibida 82
14º  Bósnia e Herzegovina Bósnio Alma Čardžić "Goodbye" Adeus 18º 22
15º  Portugal Português Célia Lawson "Antes do adeus" Antes do adeus 24º 0
16º  Suécia Sueco Blond "Bara hon älskar mig" Se ao menos ela me amasse 14º 36
17º  Grécia Grego Marianna Zorba "Horepse" (Χόρεψε) Dança 12º 39
18º  Malta Inglês Debbie Scerri "Let Me Fly" Deixa-me voar 66
19º  Hungria Húngaro V.I.P. "Miért kell, hogy elmenj?" Porque é que tens de partir? 12º 39
20º  Rússia Russo Alla Pugacheva "Primadonna" (Примадонна) Primadonna 15º 33
21º  Dinamarca Dinamarquês Kølig Kaj "Stemmen i mit liv" A voz da minha vida 16º 25
22º  França Francês Fanny "Sentiments songes" Sentimentos falsos 95
23º  Croácia Croata E.N.I. "Probudi me" Acorda-me 17º 24
24º  Reino Unido Inglês Katrina and the Waves "Love Shine a Light" Amor, acende uma luz 227
25º  Islândia Islandês Paul Oscar "Minn hinsti dans" A minha última dança 20º 18

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1997, foi a seguinte:[5]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Azul - Júri Vermelho - Televoto
Países Votantes Países Pontuados
Chipre Turquia Noruega Áustria República da Irlanda Eslovénia Suíça Países Baixos Itália Espanha Alemanha Polónia Estónia Bósnia e Herzegovina Portugal Suécia Grécia Malta Hungria Rússia Dinamarca França Croácia Reino Unido Islândia
 Chipre 8 2 6 10 1 12 5 3 4 7
 Turquia 6 10 1 5 4 8 12 3 2 7
 Noruega 2 3 4 8 5 10 1 7 12 6
 Áustria 7 10 1 3 8 6 4 5 12 2
 Irlanda 3 2 1 6 8 5 7 4 10 12
 Eslovénia 4 1 10 5 7 3 6 12 2 8
 Suíça 4 6 7 10 8 5 2 1 3 12
 Países Baixos 10 2 3 4 7 6 1 8 5 12
 Itália 4 7 10 2 3 5 1 12 6 8
 Espanha 10 12 6 3 8 2 4 7 1 5
 Alemanha 5 12 8 4 2 6 7 3 1 10
 Polónia 1 7 2 8 4 6 5 12 3 10
 Estónia 1 6 8 4 3 5 7 12 10 2
 Bósnia e Herzegovina 12 8 7 6 4 1 5 3 2 10
 Portugal 3 5 10 4 12 8 2 1 6 7
 Suécia 6 10 3 1 4 7 2 5 12 8
 Grécia 12 7 3 5 6 1 8 2 4 10
 Malta 7 10 5 4 12 3 6 2 8 1
 Hungria 6 5 8 3 10 1 7 4 2 12
 Rússia 1 4 3 5 10 7 8 2 6 12
 Dinamarca 7 10 4 2 5 8 6 3 1 12
 França 4 6 10 7 2 3 8 1 5 12
 Croácia 4 6 3 10 5 1 7 8 2 12
 Reino Unido 5 4 12 3 10 7 8 2 1 6
 Islândia 12 7 3 1 2 4 5 6 10 8
Total 98 121 0 12 157 60 5 5 114 96 22 54 82 22 0 36 39 66 39 33 25 95 24 227 18
Lugar 24º 21º 10º 22º 22º 18º 11º 18º 24º 14º 12º 12º 15º 16º 17º 20º
Países Votantes Chipre Turquia Noruega Áustria República da Irlanda Eslovénia Suíça Países Baixos Itália Espanha Alemanha Polónia Estónia Bósnia e Herzegovina Portugal Suécia Grécia Malta Hungria Rússia Dinamarca França Croácia Reino Unido Islândia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Chipre Turquia Noruega Áustria República da Irlanda Eslovénia Suíça Países Baixos Itália Espanha Alemanha Polónia Estónia Bósnia e Herzegovina Portugal Suécia Grécia Malta Hungria Rússia Dinamarca França Croácia Reino Unido Islândia
 Chipre 0 0 0 0 8 2 0 0 6 10 0 0 1 0 0 0 12 5 0 0 0 3 4 7 0
 Turquia 0 0 0 0 14 12 0 1 11 14 0 0 1 8 0 0 12 17 3 0 0 5 4 14 0
 Noruega 2 0 0 0 17 12 0 1 11 14 0 4 1 8 0 8 17 27 3 1 7 17 4 20 0
 Áustria 2 7 0 0 27 12 0 1 12 14 3 12 7 12 0 8 17 27 3 6 7 17 4 32 2
 Irlanda 5 9 0 0 27 12 0 1 13 20 3 12 15 12 0 13 17 34 7 6 7 27 4 44 2
 Eslovénia 9 8 0 0 28 12 0 1 23 25 3 19 18 12 0 19 17 34 7 18 7 29 4 52 2
 Suíça 13 15 0 0 35 12 0 1 33 33 8 19 18 14 0 19 17 34 7 18 8 32 4 64 2
 Países Baixos 23 17 0 3 39 12 0 1 40 39 8 20 18 14 0 19 17 34 7 26 8 37 4 76 2
 Itália 27 24 0 3 49 12 2 1 40 42 13 21 30 14 0 19 17 40 7 26 8 37 4 84 2
 Espanha 37 36 0 3 55 12 5 1 48 42 13 23 34 14 0 19 24 41 7 26 8 37 4 89 2
 Alemanha 42 48 0 3 63 12 5 1 52 44 13 29 41 17 0 19 24 41 7 26 8 37 5 99 2
 Polónia 42 48 0 4 70 14 5 1 60 48 13 29 47 17 0 19 24 41 12 26 8 49 8 109 2
 Estónia 43 54 0 4 78 18 5 1 60 48 13 32 47 17 0 19 24 41 17 33 8 61 8 110 4
 Bósnia e Herzegovina 43 66 0 4 86 25 5 1 66 48 13 36 48 17 0 19 24 46 17 33 8 64 10 129 4
 Portugal 46 71 0 4 96 29 5 1 78 56 13 38 49 17 0 19 24 46 17 33 8 70 10 136 4
 Suécia 46 77 0 4 106 29 5 1 81 56 13 38 50 21 0 19 24 46 17 33 15 72 15 148 12
 Grécia 58 84 0 4 105 32 5 1 86 62 13 39 59 21 0 19 24 54 17 33 17 76 15 158 12
 Malta 65 94 0 4 106 37 5 5 86 74 16 39 50 21 0 19 30 54 19 33 17 76 23 159 12
 Hungria 65 100 0 9 114 37 5 5 89 84 17 46 54 21 0 19 30 54 19 33 17 78 23 171 12
 Rússia 66 104 0 12 119 47 5 5 96 92 17 46 54 21 0 19 32 54 19 33 17 84 23 183 12
 Dinamarca 73 110 0 12 129 47 5 5 100 94 17 51 62 21 0 25 32 57 19 33 17 85 23 195 12
 França 77 110 0 12 139 54 5 5 100 96 17 54 70 21 0 25 32 58 24 33 17 85 23 207 12
 Croácia 81 110 0 12 145 57 5 5 110 96 22 54 70 22 0 25 39 66 26 33 17 85 23 219 12
 Reino Unido 86 114 0 12 157 57 5 5 113 96 22 54 80 22 0 32 39 66 34 33 19 85 24 219 18
 Islândia 98 121 0 12 157 60 5 5 114 96 22 54 82 22 0 36 39 66 39 33 26 95 24 227 18
Lugar 24º 21º 10º 22º 22º 18º 11º 18º 24º 14º 12º 12º 15º 16º 17º 20º
Países Votantes Chipre Turquia Noruega Áustria República da Irlanda Eslovénia Suíça Países Baixos Itália Espanha Alemanha Polónia Estónia Bósnia e Herzegovina Portugal Suécia Grécia Malta Hungria Rússia Dinamarca França Croácia Reino Unido Islândia
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
10  Reino Unido Áustria, Croácia, Dinamarca, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Rússia, Suécia, Suíça
3  França Estónia, Noruega, Polónia
 Turquia Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Espanha
2  Chipre Grécia, Islândia
 Espanha Malta
1  Estónia Itália
 Grécia Chipre
 Irlanda Reino Unido
 Itália Portugal
 Malta Turquia
 Rússia Eslovénia

Média de pontuações[editar | editar código-fonte]

Para fazer face ao elevado número de países interessados em participar no certame, a EBU resolveu aplicar uma nova regra: os 5 países que tivessem a menor média dos últimos 5 anos, não poderiam participar.

Cinzento - País anfitrião; Amarelo - Países excluídos
# País Pontuação em 1993 Pontuação em 1994 Pontuação em 1995 Pontuação em 1996 Total Média
-  Irlanda 187 226 44 162 619 154,75
 Noruega 120 76 148 114 458 114,5
 Reino Unido 164 63 76 77 380 95
 Suécia 89 48 100 100 337 84,25
 Malta 69 97 76 68 310 77,5
 França 121 74 94 18 307 76,75
 Polónia - 166 15 31 212 70,67
 Hungria - 122 3 - 125 62,5
 Croácia 31 27 91 98 247 61,75
 Suíça 148 15 - 22 185 61,67
10º  Países Baixos 92 4 - 78 174 58
11º  Portugal 60 73 5 92 230 57,5
12º  Chipre 17 51 79 72 219 54,75
13º  Grécia 64 44 68 36 212 53
14º  Espanha 58 17 119 17 211 52,75
15º  Dinamarca 9 - 92 - 101 50,5
16º  Alemanha 18 128 1 - 147 49
17º  Estónia - 2 - 94 96 48
18º  Áustria 32 19 67 68 186 46,5
19º  Rússia - 70 17 - 87 43,5
20º  Islândia 42 49 31 51 173 43,25
21º  Israel 4 - 81 - 85 42,5
22º  Eslovénia 9 - 84 16 109 36,33
23º  Turquia 10 - 21 57 88 29,33
24º  Bósnia e Herzegovina 27 39 14 13 93 23,25
25º  Eslováquia - 15 - 19 34 17
26º  Roménia - 14 - - 14 14
27º  Finlândia 20 11 - 9 40 13,33
28º  Bélgica 3 - 8 22 33 11
29º  Macedónia do Norte - - - - indeterminado

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Chipre Stavros Lantsias
 Turquia Levent Çoker
 Noruega Geir Langslet
 Áustria Nenhum
 Irlanda Nenhum
 Eslovénia Mojmir Sepe
 Suíça Pietro Damiani
 Países Baixos Dick Bakker
 Itália Lucio Fabbri
 Espanha Toni Xuclà
 Alemanha Nenhum
 Polónia Krzesimir Dębski
 Estónia Tarmo Leinatamm
 Bósnia e Herzegovina Sinan Alimanović
 Portugal Thilo Krassman
 Suécia Curt-Eric Holmquist
 Grécia Anacreon Papageorgiou
 Malta Ray Agius
 Hungria Péter Wolf
 Rússia Rutger Gunnarsson
 Dinamarca Jan Glæsel
 França Régis Dupré
 Croácia Nenhum
 Reino Unido Don Airey
 Islândia Szymon Kuran
Maestro anfitrião Frank McNamara

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas repetiram a sua experiência Eurovisiva. Em 1997, os repetentes foram:

País (1997) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Bósnia e Herzegovina Alma Čardžić ESC 1994 (com Dejan) Bósnia e Herzegovina "Ostani kraj mene" Fica ao meu lado 39 15º
 Estónia Maarja-Liis Ilus ESC 1996 (com Ivo Linna) Estónia "Kaelakee hääl" Voz do colar 94
 Turquia Şebnem Paker ESC 1996 Turquia "Beşinci mevsim" A quinta estação 57 12º

Referências

  1. http://www.lboro.ac.uk/gawc/world2008t.html
  2. http://www.eurovision.tv/page/history/by-year/contest?event=309#About%20the%20show
  3. a b https://eurovision.tv/event/dublin-1997
  4. «Eurovision Song Contest 1997». The Diggiloo Thrush. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  5. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1997