IGoogle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logo do iGoogle
Logo do iGoogle.

iGoogle foi uma página web inicial personalizável do Google criada com base na tecnologia AJAX. O Google lançou o serviço em maio de 2005. Suas características incluiam a capacidade de adicionar web feeds e gadgets (similares aos disponíveis no Google Desktop). Também era possível a escolha de temas visuais[1]. Em 3 de julho de 2012, o Google anunciou que iria desativar o serviço a partir de 1º de novembro de 2013.[2]

Fase experimental[editar | editar código-fonte]

Em 8 de julho de 2008, o Google anunciou o início de um período de teste para uma nova versão do iGoogle que alteraria algumas características, incluindo a substituição das guias de navegação à esquerda, adicionando funcionalidade de chat, além de um dispositivo para exibição de RSS.

Em 16 de outubro de 2008, a empresa anunciou o lançamento desta nova versão do iGoogle, substituindo o formato antigo. A liberação não incluia, inicialmente, o chat.

Gadgets[editar | editar código-fonte]

Os gadgets do iGoogle permitiam a customização pelo usuário, utilizando para tal o Google Gadgets API. Alguns gadgets desenvolvidos para o Google Desktop puderam ser utilizados juntamente com iGoogle. O Google Gadgets API tem código aberto e permitem que qualquer pessoa desenvolva um gadget.

Referências

  1. Welcome to iGoogle - ZDNet (1 de maio de 2007) acessada em 15 de abril de 2010.
  2. Rafael Silva (3 de julho de 2012). «Google vai desativar alguns serviços, como iGoogle e Google Video». TechTudo. Consultado em 4 de julho de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.